sexta-feira, 27 de julho de 2012

Roçar o "maquiavelismo" ou um exemplo de "cortesia institucional"


Enviado o requerimento abaixo transcrito ao Presidente de um órgão autárquico:

«Exm.º Senhor Presidente,
Eu, ___________, técnica superior da Administração Local e munícipe interessada nas questões relacionadas com o funcionamento dos órgãos autárquicos, venho, por este meio, e nos termos da LADA – Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (Lei n.º 46/2007, de 24 de agosto),
Solicitar a V.ª Ex.ª se digne autorizar a consulta presencial, nas vossas instalações, nos termos previstos na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do supra citado diploma, das atas e respetivas minutas, bem assim como todos os documentos anexos, referentes às reuniões [desse órgão autárquico] realizadas, até à presente data, no atual mandato (2009-2013).
Mais se requer seja dada autorização aos serviços para facultarem, mediante o respetivo pagamento e recibo de quitação, as fotocópias que por ventura venha a solicitar após consulta da documentação em causa.
Com os melhores cumprimentos, antecipadamente grata pela atenção dispensada, aguardo deferimento.»

Foi obtida a seguinte resposta, oficial:

«Cara Senhora,
Foi com surpresa que recebi a sua comunicação, atendendo ao seu conteúdo, que numa primeira análise é de contornos duvidosos, atendendo ao anúncio da sua qualificação profissional, não bastando os graves problemas que vive a administração publica e municipal na procura de soluções, obrigando-me a dizer que o seu requerimento roça o “maquiavelismo”, só aceitável para quem a frustração alimenta a vida.!...
Contudo quero dizer-lhe, que pelo conhecimento da Lei que evoca, não tenho outra alternativa, que conceder a consulta que é requerida, deixando à sua consideração a marcação da referida consulta, para que possa acionar atempadamente os serviços competentes, para a facultação documental.
Antecipadamente peço desculpa pela forma direta que utilizei, que é de alguém que se preocupa e participa na resolução dos inúmeros problemas com que esta [autarquia] se debate.
Aproveito a oportunidade para lhe endereçar, respeitosos cumprimentos.
O Presidente» (destaque nosso)

E esta hem?

2 comentários:

Anónimo disse...

que falta de nível tem este "presidente"...

soliveira disse...

Qualificar ou rotular um (a) cidadão (ã), que ao abrigo da lei, solicita o que deve ser público, demonstra grave preconceito e uma atitude de ressabiamento que só os mediocres não conseguem evitar.
Palavras para quê?!, é um cacique português e usa o poder como os antigos regedores.

Related Posts with Thumbnails