quarta-feira, 11 de julho de 2012

O mero oportunista e os verdadeiros responsáveis.


E a saga continua…

Embora comece, confesso, a ficar farta da turbo licenciatura do Ministro Miguel Relvas, ainda não é desta que encerro o assunto.

Depois do último artigo, Quero as minhas competências já!, o caso voltou às páginas dos jornais de hoje: Diário de Notícias (a imagem que ilustra este texto foi retirada do DN) e Público são dois deles.

Quanto mais se fala/escreve mais se adensam as dúvidas sobre a seriedade com que este processo foi resolvido (mesmo tendo sido, supostamente, cumprida a legalidade) em nítido favorecimento do aluno Miguel Relvas.

Dar a entender que o currículo de Miguel Relvas é notável e, por isso, mereceu uma avaliação de exceção, não merecendo sequer uma justificação devidamente fundamentada para os créditos obtidos, é gozar com todos os que de forma esforçada, se empenharam em realizar e concluir com êxito um curso académico.

A forma como a Universidade Lusófona tem gerido este assunto, enredando-se na teia de lapsos, omissões e mentiras do Ministro Miguel Relvas, na tentativa vã de demonstrar alguma credibilidade, só tem contribuído ainda mais para destruir a imagem da instituição e prejudicar os muitos alunos (antigos e atuais) que no mercado de emprego ficarão sempre constrangidos ao referir aquele estabelecimento de ensino por temerem vir a ser alvo do anedotário em que se transformou a obtenção de títulos académicos naquela casa (numa generalização mesquinha tão ao gosto de certas pessoas).

Tal como aconteceu com o caso da Universidade Independente por causa do certificado de José Sócrates assinado ao domingo… e onde, a partir daí, para certas mentes perversas, basta referir o nome da UNI para que apareçam logo as piadas sobre a legitimidade de qualquer formação nela realizada e a pessoa em causa passe a ser achincalhada, independentemente do mérito do curso, da qualidade dos professores que o leccionaram e das notas obtidas.

Por isso, mais do que a falta de ética de Miguel Relvas (que se soube aproveitar, e muito bem, das facilidades do sistema), choca-me o comportamento dos responsáveis da Lusófona (incluindo os professores que assinaram o tal parecer)… esses sim, os verdadeiros culpados desta vergonhosa situação.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails