sábado, 24 de setembro de 2011

O "buraco financeiro" da Academia: um claro caso de gestão danosa!


SALÁRIOS EM ATRASO na Academia Almadense é um problema que, afinal, é recorrente. Já em 2010 a situação em causa levou à aprovação desta moção na Assembleia de Freguesia de Almada, cujo texto contém acusações muito graves:

«Esta moção é também uma denúncia à posição assumida pela Direcção da Academia Almadense, para com os seus trabalhadores, que a denunciaram, ao jornal local, que passamos a citar: “Denunciando finalmente a existência de várias ameaças tendentes a evitar que o assunto fosse publicamente divulgado, os aludidos trabalhadores referem que na sua perspectiva a situação começa a ser insustentável, logo não poderiam permanecer mais tempo calados”.

O Partido Socialista vem deste modo denunciar as posições de intimidação da Direcção da Academia Almadense, aos seus trabalhadores, sendo ilegítimos, anti-democráticos, ilegais, e do ponto de vista politico muito censuráveis.

Nesta medida e em virtude desta direcção ter uma atitude de não conformidade com as boas práticas de gestão de trabalhadores, sugerimos ao Executivo da Junta de Freguesia que, enquanto a Direcção da Academia Almadense não mudar de atitude para com os seus trabalhadores e não se comprometer com um plano de pagamento efectivo dos salários em atraso, não deve receber qualquer subvenção desta Freguesia. Deve, ainda a Direcção desta Academia justificar as razões da situação a que chegou.

O Partido Socialista apela, ainda, ao órgão autárquico da Freguesia e do Concelho de Almada para que concedam apoio à Academia Almadense, no sentido de serem objectivamente analisadas as causas da situação e para que se encontre uma nova estratégia que garanta um futuro activo e dinâmico desta Instituição Centenária, ao Serviço de Almada.»

Mas, apesar de nestes últimos anos (em particular na última década), esta colectividade centenária, e que tão prestigiada já foi, ter vindo a funcionar em total descalabro financeiro, como já aqui noticiámos, a Academia nunca deixou de receber os respectivos subsídios anuais da Câmara Municipal de Almada… mesmo tendo “desaparecido” com 300.000€.

E porquê? Porque na presidência da instituição têm estado camaradas do PCP… até 2006 Osvaldo Azinheira (assessor da senhora Presidente da Câmara) e daí em diante Domingos Torgal.

Por último, um pormenor que considero importante:
A moção foi aprovada apesar da CDU ter votado contra, obviamente, e de o BE se ter abstido. Será preciso mais comentários?
E algumas dúvidas:
O que impede os partidos da oposição levantarem estas questões na Câmara e na Assembleia Municipal? Estando a Academia em evidente situação de falência, será que vão ter condições para cumprir os termos do acordo decorrente da candidatura ao QREN para recuperação das instalações do antigo teatro? Vai a "culpa morrer solteira" neste caso de gestão danosa? Quem irá ressarcir os trabalhadores prejudicados?


Veja AQUI o texto integral da moção.
E consulte a etiqueta abaixo indicada "Academia Almadense" para saber mais sobre o assunto.

5 comentários:

Anónimo disse...

O PCP já toda a gente sabe que defende os "trabalhadores" para tirar dividendos. Agora esta estranha aliança local do BE... Será que o Louçã sabe disto?

Anónimo disse...

Ao menos na Madeira não há salários em atraso ...

Pedro Silva disse...

E uma vergonha o que se passa na academia, se esses senhores que lá estão não fossem do Pcp a Presidente ja tinha agido de outra maneira, eu imagino os comentarios e as afirmações inflamadas mas assim não caladinha e sempre a defende-los.

E uma vergonha fora com esta gente.

Anónimo disse...

Quem é o Louçã o do BE ou o da junta de frequesia da Cova da Piedade da Emília?
Há diferença?
Possivelmente em tempos de antena nos canais de televisão.

Anónimo disse...

O problema da Academia é que com a construção do Almada Fórum e do Teatro de Almada a sala de cinema da academia deixou de ser a sala de espectáculos da cidade. Com o envelhecimento da população da parte de cima da cidade naturalmente o destino da academia será morrer

Related Posts with Thumbnails