sábado, 17 de setembro de 2011

"Assédio moral" na Câmara Municipal de Almada




Veja a reportagem AQUI


«ESCRAVOS DO PODER é uma reportagem da jornalista Patrícia Lucas com imagem de Pedro Silveira Ramos e edição de Guilherme Brizido.

No programa LINHA DA FRENTE vamos ao encontro do drama que é o assédio moral, são manobras psicológicas e maquiavélicas utilizadas por chefes para que o trabalhador se demita. Muitos funcionários portugueses acabam com doenças psicológicas e tentam o suicídio.

Nesta reportagem sentimos esses pecados e ouvimos os especialistas sobre um problema que só agora vigora na lei portuguesa.

No resto da Europa o assédio moral é um crime que motiva campanhas publicitárias e que pode levar os agressores à prisão mas em Portugal ainda é um tema tabu.»

»»»»»»»»»»»

É hoje que se realiza a reunião da Comissão da Assembleia Municipal de Almada que irá ouvir o Eng.º Jorge Abreu, vítima de mobbing (assédio moral) nos SMAS de Almada, após as denúncias públicas feitas pela Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada e pela filha do trabalhador na última reunião ordinária daquele órgão deliberativo.

Irão ser ouvidos o trabalhador e o vereador José Gonçalves (que tem o pelouro dos Recursos Humanos e é, em simultâneo, o presidente dos SMAS).

Todavia, espero que os membros desta comissão consigam vencer o bloqueio da CDU e exigir que vão também prestar declarações:
Henrique Carreiras que, à época do início dos factos, era o vereador e presidente dos SMAS que assinou os despachos que levaram ao despedimento ilícito e à retirada ilegal do concurso (casos já julgados pelo Tribunal e onde a CMA foi condenada até à última instância a pagar uma indemnização e a reintegrar o trabalhador);
Lurdes Alexandra Neto de Sousa, filha da senhora Presidente da Câmara, e principal instigadora de todas as ocorrências, após o Eng.º Jorge Abreu ter denunciado as irregularidades processuais na ETAR da Mutela, da qual ela é a principal responsável;
Ramiro Norberto, o dirigente assediador e que, com requintes de malvadez cumpre as “ordens superiores” para que o Eng.º Jorge Abreu seja ostracizado.

Porque este caso ainda vai dar muito que falar… é que, além do “assédio moral” acaba por se relacionar com muitos outros crimes que importa esclarecer definitivamente.

E tudo isto se passa, não me canso de dizer, numa autarquia supostamente de esquerda, liderada pelo PCP, um partido que diz defender os trabalhadores e cujos autarcas têm como lema «trabalho, honestidade, competência». Vê-se!

A verdade pode demorar a chegar, mas acaba sempre por vir ao de cima.

12 comentários:

operadores disse...

deviam era ouvirnos a nós que também somos vitimas e ninguem fala da gente
estamos a mais anos a aturar o ditador Eng. Ramiro, sem que se faca justiça.
trabalhamos no departamento dele e sofremos a muito tempo com os golpes e negocios dele

MFA disse...

Chamar a alguém por um titulo que não possui é crime. Esse lambe qual quer coisa dos iluminados, é um embuste.
Ramiro de seu nome é dos tais que que o dinheiro dele é fêmea, qualquer dia exige que seja tratado por senhor presidente, pois manda mais que o Gonçalves não esquecer que é protegido da Milocas, quanto mais incompetentes e desonestos são, mais crescem aos olhos da Milocas pois assim dispersam as suspeitas, e afastam os competentes, capazes de denunciar a corrupção que cresce como cogumelos.
O Carreiras um amante fervoroso de
alcool, coitado.
A Lurdinhas a incompetente e sugadora dos dinheiros dos munícipes ganha mais de 4.000€,fora as golpadas, pouco inteligente mas esperta pois tem a senhora ai.ai.ai.... a defende-la e a apoiar a sua incompetência.
Pois Dra. Ermelinda ainda pensa que vale a pena ouvir estas personagens?

Anónimo disse...

O ramiro e um carrasco

Churchill disse...

Esse tal eng.abreu é um porco de um socialista.
CDU força.

Churchill disse...

bye

Anónimo disse...

WC, vai dar banho ao cão !
afoga-te

Churchill disse...

Bom dia
Anda aqui um filho de p... a tentar passar por mim.

Por acaso acho que é a melhor forma de entrar em contrainformação, nem sei como a tia GT não pensou nisso antes (o Zé Du duvido que tenha neurónios para tal!).

De volta ao blog, numa altura em que muita gente não tem emprego e gostava, este caso de um sr. que recebe sem fazer nenhum é uma coisita de nada.
Depois, há anos que ouço aqui dizer que o tal eng Ramiro não tem curso, mas já alguém o condenou?, são mesmo falsas as habilitações?, ou é só uma guerra por o homem ser do partido?

E o resto das denuncias sobre os SMAS, já algum tribunal condenou alguma coisa?

Como diz um outro comentador, falam falam mas de resultados nada.

Até já

Antunes Vidal disse...

Infelizmente poucos são os casos que vão a tribunal. As pessoas têm medo de represálias, meu caro WC.
E, além disso, os SMAS não têm personalidade jurídica. Quem é condenada é a CMA.
E quanto a essa, muitos casos foram já julgados e a autarquia condenada, sim. Quer exemplos? Veja nos arquivos deste blogue. Há muitos.

Churchill disse...

Caro Antunes Vidal
Pois acredito que existam pessoas com receio, mas também acontece o contrário, de existirem pessoas que não trabalham, que passam o tempo em sindicatos e plataformas, e com toda a arrogância do mundo ainda exigem mundos e fundos.
E na CMA, considerando a cor política que está no poder, estou em crer que existiram muitos casos destes, cujas chefias são gato-sapato que não conseguem fazer nada deles.

Alias, já viu em algum lugar um vereador colocar diariamente mensagens no Facebook a incitar à rebelião e à revolta publica?
E em termos de respeito, acha normal o mesmo responsável político chamar ladrões e daí para baixo aos governantes e até ao presidente do país.

Até logo

Anónimo disse...

RAMIRO comuna ao que o PCP chegou. a criatura logo depois do 25 de abril afirmava que os comunas não queriam trabalhar

Antunes Vidal disse...

Ó senhor Churchill,
O senhor deve estar a brincar com o pessoal...
Sabe mesmo do que está a falar?
Tanta ignorância só não lhe fica mal porque, afinal, nenguém sabe quem você é...
Ou terá sido você mesmo um chefe frouxo ou, então, como carrasco nem se apercebe do mau chefe que terá sido.
E no caso em apreço, do trabalhador dos SMAS, você conhece o que se passa? Ou é mais um dos cobardes que acusa sem conhecimento de causa?
Mensagens diárias no facebook? Ah pois é, os senhores vereadores da CMA não o fazem, ai não fazem pois não:
o Matos é só vê-lo a bajular as meninas;
o Gonçaves perde-se na quinta virtual
e tudo nas horas de serviços.
Não incitam à rebelião? Fazem pior... sornam! E nós a pagar.
E depois admira-se da incompetência que grassa naqueles departamentos. Geridos desta forma irresponsável do que é que estavam à espera?
E diga lá senhor WC quem são esses a quems e refere. Indique nomes, se faz favor. Para julgarmos os meliantes...
Que, claro, só o PCP pode chamar ladrões aos membros do Governo e ao PR... nisso o Jerónimo bate todos os dirigentes partidários aos pontos.

Churchill disse...

Antunes Vidal
Estou em crer que não me entendeu, culpa minha, que escrevi em tom irónico.
O que eu dizia era isso mesmo, que o vereador Gonçalves coloca esse tipo de post no Facebook, próprios de um agitador politico, mas menos próprios de um responsável autárquico (até pela linguagem usada).

Agora os casos que quer, nada mais fácil. Veja quantos encarregados existem, quanto recebem de salário, quantos têm carro de serviço para ir às compras ao Forum (e até sem emblema da CMA), quantos recebem subsidio de turno sem o fazer, quantos têm a família a trabalhar nos sectores pelos quais são responsáveis. E como têm o rabo preso, imagine quantos deles depois são "obrigados" a tolerar comportamentos impróprios dos outros funcionários.

E mais uma vez lhe digo, confundir-me com um apoiante ou simpatizante do partido comunista só se não lê o que tenho escrito.
Veja se entende, não ser capacho da plataforma não quer dizer que se é comunista.
Aliás, entre uns e outros só mudava a claque.

até logo

Related Posts with Thumbnails