Recebida por e-mail:
«No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ARDENTA"; se diz estudante, e não "ESTUDANTA"; se diz adolescente, e não "ADOLESCENTA"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a / PRESIDENTA/ se comporta como uma / ADOLESCENTA/ pouco / PACIENTA/ que imagina ter virado /ELEGANTA/ para tentar ser nomeada / REPRESENTANTA/.
Esperamos vê-la algum dia /SORRIDENTA/ numa capela /ARDENTA/, pois esta /DIRIGENTA/ política, dentre tantas outras suas atitudes /BARBARIZENTAS/, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar /CONTENTA/".»
Miriam Rita Moro Mine (Universidade Federal do Paraná)
7 comentários:
Foi o primeiro e grave "pontapé na gramática" da eleita Presidente do Brasil.
Provavelmente fê-lo ou deu-o ( o pontapé) para se demarcar, ser original ou criar uma identidade incorrecta que só a ela ocorreu.
Foi infeliz, mas arranjou um grupo de pessoas (por cá) com espírito de carneirada que a acompanharam. Felizmente ainda há no Brasil quem defenda a língua portuguesa melhor do que muitos em Portugal, independentemente da diferença da ortografia entre Brasil e Portugal em algumas palavras, o que é normal e não fere a língua portuguesa falada como "a Presidenta".
Não sei como, mas pressinto que isto é uma colagem perfeita à Presidente da CMA.
Sempre que é colocado aqui um post, é sempre com o objectivo de "chegar aos Paços do Concelho"
Digam-me lá eu estou enganado.
Ó homem, deixe a mania da perseguição. Você é que está para aí com disparates. Se acha que a crítica é a sua "dona", explique-nos lá onde é que ela se lhe adequa.
Oh Palhacito! Oh pra ele!
Desde quando ela é minha "dona"?
Pois se estivesse perto dela, só lhe dava uma dentada profunda na Jugular!!
Mas sobre as "coincidêcias" são a Edil ser uma Mulher e ter um fraco nivel de escolaridade!
Entendeu? Ou precisa que lhe seja feito um boneco?
Agua mole em pedra dura tanto dá que ate que fura!
Acho mesmo, que ontem já era tarde para que o executivo Todo da CMA, incluindo Oposição, sejam trocados por um que trabalhe e por quem faça Oposição em Democracia.
Fique bem.
Não interessa, por uma ou por outra Almada e o que se vive e se sente em Almada é muito triste. É uma cidade expoliada e rematada, têm-lhe chupado o sangue, em benefício de....?
Solo los miserables de espíritu y mentes pobres tienen aires de grandeza mal realizados como la emilia. Es un cancer para la sociedad, solo mantiene misería en beneficio propio, familia y amigos son ricos. Es una imbecil con aires de culta.
Imbecil com ares de culta... GOSTEI!
Enviar um comentário