quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Já era assim há 143 anos. Mudará alguma vez?


«Ordinariamente todos os ministros são intiligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o Estadista. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?»


(Eça de Queirós, in O distrito de Évora, escrito em 1867).

6 comentários:

Anónimo disse...

Política de acaso, política de compadrio, política de expediente... governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha.

Exactamente como nos SMAS de Almada.
Os Sousas, os Ramiros, os Carreiras, os Gonçalves, os camaradas todos a goveranr-se e a esmagar quem lhes possa opor, como é o caso do Eng. que está desterrado no Tarrafal em Almada: o Depósito de Água do Feijó.

Anónimo disse...

Anónimo disse:

Este é também um país de grandes homens e mulheres.

Gente séria, trabalhadora, que cumpre com brio as suas tarefas.

EMALMADA disse...

Podemos ter grandes homens e grandes mulheres.
Outra coisa é termos homens e mulheres que aspiram ou querem ser reconhecidos como grandes, mas que não passam de grandes sim, mas corruptos e desonestos, traindo seus concidadãos.
Infelizmente é assim. Não só na política como em muitas empresas públicas ou privados e depois os portugueses que trabalham por conta de outrém é que pagam os desvarios e a desonestidade daqueles. São os sempre e eternos crucificados.

Minda disse...

Anónimo das 7:15h

Os incompetentes até da própria sombra têm medo, muito mais terão de quem cumpre com zelo e profissionalismo as suas funções.

Mas estamos a ver uma luz ao fundo do túnel.

Minda disse...

Anónimo das 18:01h

Tem toda a razão.
Felizmente que temos por cá muita gente dessa e até acredito que é a maioria.

Minda disse...

EmAlmada:

O panorama pode ser negro. Mas é-o porque esses casos se evidenciam e não porque são maioritários.
Ou seja, embora existam muitos corruptos (pequenos e grandes), felizmente as pessoas honestas ainda são em maior número.

Related Posts with Thumbnails