quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os intocáveis

Apesar da imagem, não vos vou falar do filme. Este género de películas não fazem o meu género... mas serve, na perfeição, para ilustrar o artigo de hoje, dada a coincidência (ou talvez não!) do respectivo título, perfeitamente adequado ao que se passa na gestão autárquica em Almada:
«Existem criaturas na Natureza que se julgam Intocáveis. Rebolam-se extasiando, alucinando, divertidos com o Poder que lhes calhou nas mãos, mesmo que isso signifique prejuízo para os trabalhadores. Pensarão eles que a nossa rotina se ressentiria se eles não existissem.

Sentem-se intocáveis as pessoas que nos têm governado e dirigido na CMA e, pelos vistos, ainda devemos demonstrar muita gratidão e nenhuma contestação pelos actos altruístas com que nos brindam diariamente. Se assim não for, arriscam-se a sofrer a ira dos Deuses!

É uma condição imperiosa e que devemos respeitar, mesmo quando apenas procuramos o diálogo, o encontrar soluções e o zelo pelos direitos dos trabalhadores da autarquia.

Devemos por isso assistir demonstrando cordialidade, impávidos e serenos, cedendo aos seus desejos e vontades. Os trabalhadores da Câmara de Almada parecem estar sujeitos a uma Lei que não a dos Homens. Leis? Quais Leis? Só existem as que lhes interessam e tendo em vista fins determinados! Não concorda? Vá para Tribunal! É para isso que eles existem! E caso venha a ser perdida a causa em tribunal, é o dinheiro dos contribuintes que será utilizado. Esta é uma atitude fácil e prática.

Vivemos numa espécie de monarquia na CMA na qual o SINTAP não se verga ao beija-mão sindical. Por isso, para nós está guardado o pior. São por isso frequentes as rataliações exercidas pelas formas já por nós conhecidas.

Para os Intocáveis, nem deveríamos existir na CMA, não contestando os abusos e atropelos aos direitos dos trabalhadores a que assistimos frequentemente. Deveríamos concordar com tudo, já que os Intocáveis não admitem os comportamentos e as reivindicações próprios da luta sindical do SINTAP na CMA.

No entanto, é frequente ouvi-los discursar apregoando a defesa dos direitos dos trabalhadores. Estejam eles sempre prontos para marchar para Lisboa contra qualquer Governo e sempre que é necessária a mobilização as greves que tanto gostam de fazer.

A cultura democrática é a pedra de toque deste Intocáveis.

Afirmam um longo percurso de defesa das populações e a eterna defesa dos trabalhadores! E nunca admitem que também erram! Cabe aos Intocáveis que devem respeitar as relações institucionais com o SINTAP e não o fazem!

E mais não digo porque eu não sou INTOCÁVEL.»

Jorge Gouveia, in A nossa Realidade,
Boletim Informativo do SINTAP Almada,
Ano VIII, Agosto de 2010

19 comentários:

Anónimo disse...

Prefiro "FEIOS, PORCOS E MAUS".
É mais a condizer com as personagens da CMA.

Anónimo disse...

Vivo na rua Polonio Febrero Junior em Almada, uma das ruas que mas impostos paga nesta cidade e é uma vergonha a quantidade de lixo aculumado em toda a rua e junto dos contentores, além dos passeios estar cheios de ervas. Só se vê uma coisa assim no terceiro mundo.

Há uma quinta e ao redor dela não há passeio, é só mata seca, lixo e lama.

Semana da mobilidade, ambiente, contaminação, bla, bla, bla... é só conversa fiada. O que passa em Almada com o lixo é uma aberração.

Esta Câmara não tem vergonha. O problema é que a cidadania não se junta para realizar uma manifestação gigante para denunciar esta e outras milhares de mentiras levadas a cabo pela que ela mesmo diz ser uma grande a senhora.

Grande a senhora que fez de Almada uma cidade pequena, sem vida, feia e suja. Se há justiça algum dia pagará.

vítima disse...

esta dita cuja emília vai ficar na História de Almada como quem mais destruiu a qualidade de vida dos almadenses, e mais mentiu e papageou mais conversa da treta.
mas foi, de longe quem mais "se encheu" e à família...

Catarina Eufémia disse...

O PCP já não é o que era
(Pag.30 de quinta-feira 16.09.2010 do Correio da Manhã)

"JERÓNIMO DE SOUSA SOFRE, E BEM, COM OS PILHA-GALINHAS DO SEU PARTIDO"
Coitado, quando ele tomar conhecimento do que fazem os lacaios da sra. Emília (galinha dos ovos –de-oiro) e famíla às suas ordens, aos “GALINHEIROS" de ALMADA, então, pobre do homem dá entrada certamente na UCI de um hospital algures na ex-URSS (para não morrer no Garcia de Orta).
Tal como diz o artigo:
"ESTÁ NA ALTURA DE FAZER UMA PURGAZINHA DESTES PROVOCADORES"
Eu acrescento: Os galinheiros de Almada têm que se revoltar e acabar com os roubos dos provocadores da CDU dos quais têm sido vítimas desde há 36 anos, lá está a purgazinha que deve ser feita.
Almada tem direito a HONESTIDADE, SERIEDADE E ISENÇÃO.

Anónimo disse...

A Emilia há años engolio um ácido e fico apanhada com a ecologia, só que com a ecologia dá treta.

Meio ambiente, ar limpo, etc. Isso se, cortam todo quanto é planta ou arbore, vejam os maravilhosos arbores do miradouro, os da avenida e para mas riso, na reunião da Incivel sobre a recualificação da Rúa Capitão[Leitão, duas boass arbores que se encontran em um largo elevado, a encarregada desta obra disse que os iam cortar "POR QUE SÃO VELHOS". Semelhante gentalha só merece que lhe atirem pedras.

Meio ambiente, para estaescumalha] é cortar tudo o verde e viver rodeados de lixo e merda espalhada por todos os cantos e recantos. Incompetentes.

Anónimo disse...

O ambiente para esta senhora é muito importante não se esqueçam que este tema abriu as portas a mais um tacho para a família, estamos a falar nada mais nada menos da companheira da filha desta senhora a Catarina Freitas que é a manda chuva do ambiente da cerca sei lá de tudo da câmara. Assim há tema de conversa em família.

ATENÇÃO ALMADENSES disse...

Os intocáveis andam com azar são noticia de jornal agora o Ezequiel Lino mordeu e cuspiu num agente de autoridade porque ele sem querer utilizou a linguagem de nuestros hermanos: usted ou seja TU
e para gente como esta que se julga mais importante que todos os outros é grave. Já não é preciso ir para o Tarrafal arrancar unhas. Ele morde logo, na via pública. É mais poupado que o antigo regime, pois não é necessário voar até ao Tarrafal nem ficar albergado na pensão do Estado.
Pobre agente, só espero que tenha levado a vacina da raiva...
Este Ezequiel tem uma grande empatia com a autoridade gosta deles martelados (atropelados) como os bifes e em sangue mal passados (morde).
Caros Almadenses cuidado com o que aí vem, preparem-se.
Ele começou arrebanhar apartamentos em Sesimbra e está neste estado.
A sra emilia já arranjou apartamentos e tachos suficientes para a família. Portanto, vejam o que nos espera.......

Mendo Gomes de Seabra disse...

Se não fosse o ambiente o que faria ela à sua querida Catarina Freitas, o ambiente é o neto da Presidente Emília, portanto tratado com todo o carinho não olhando a verbas entradas na conta bancária de familiares para não dar nas vistas ou pensam que a presidente é parva como o Isaltino.
Eu bem as vejo.

almadense magrinho de fome disse...

...à dentada?
nada de novo.
por cá em Almada, há muito que a emília e família dão valentes "dentadas" nos dinheiros públicos.
tem comido tanto que estão bem gordos e anafados - vejam só para exemplo, o "traseiro" da filha da emília.
tadinha, quando vai ao cinema só ela tem que pagar 2 lugares: 1 por nádega...

Directório do KGB - Almada disse...

Comunicado à população de Almada:
Este "blog", porque é reacionário, contrário aos superiores interesses dos trabalhadores, porque é contra a reforma agrária, a favor dos grandes capitalistas e latifundiários, porque insulta o povo e a classe operária, porque é neo-fascista, porque visa a exploração do operariado, porque tem servido para retirar os direitos conquistados pelos camponeses, operários, soldados e povo, vai ser encerrado por ordem da nossa grande mentora, lider espiritual, exemplo de honradez, transparência e dignidade, A Exma. Senhora Doutora Maria Emília Neto de Sousa, distinta Presidente da Câmara de Almada e de mais algumas coisinhas...
A bem da Nação.
Publique-se

RH disse...

Ao que falam no Pombal.
Os desvios de verbas na Câmara são de tal ordem que quando a engenheira Catarina Freitas vai em representação da Câmara às andanças do ambiente as compras e despesas efectuadas pela mesma e companheira só são aprovadas pela MES uma vez que a Financeira tem medo de arcar com essa responsabilidade.

Anónimo disse...

A Exma. Senhora Doutora Maria Emília Neto Sousa...

Doutora ????

So si e da merda.

Anónimo disse...

Camada de merda A emilia e familia e amigos.

Novos ricos.

Directório do KGB Almada disse...

Estes dois últimos Anónimos que tenham juizinho, porque estamos com vagas no GULAG, à espera de fascistas como eles...
Por isso, cuidadinho e respeito pela nossa Camarada Professora Doutora Emília!

Minda disse...

Anónimo das 9:07h

Estão de tal modo mascarados que nada disso se vê... por isso enganam o pesosal. Mas a máscara está a cair e mostar a sua verdadeira essência.

Minda disse...

Anónimo das 11:12

Falta aos almadenses uma cultura de participação cívica. E denunciar essas situações publicamente é meio caminho para a sua resolução...

Minda disse...

Catarina:

Não sei se isto vai lá só com uma "purgazita"...

Minda disse...

Anónimo das 15:35h

A conversa sobre ambiente é muito bonita mas, na prática, existem, de facto, muitos "pontos negros" que esta gestão esconde e é preciso denunciar.

Minda disse...

Directório do KGB:

Publique-se, pois então.
Aqui fica o comentário para a posteridade.

Related Posts with Thumbnails