segunda-feira, 24 de maio de 2010

10 anos de POLIS - o balanço possível

No dia 16 de Maio último, o jornal Público, no suplemento Cidades, apresentou uma reportagem sobre o balanço de dez anos do programa POLIS a nível nacional.
Entre o sucesso de Viana do Castelo (cidade eleita pela revista Wallpaper como a nova meca da arquitectura) e o insucesso da Costa de Caparica (cujo calendário vai ter de ser reavaliado pelo Ministério do Ambiente em virtude de a CostaPolis terminar o seu mandato no final do corrente ano e estar ainda muito por fazer, e o que está feito deixa muito a desejar - digo eu), uma panorâmica geral sobre o programa que pretendeu ser "um analgésico para muitas cidades doentes" mas que, afinal, parece que, em muitos casos, agravou o mal de que muitas delas padeciam fruto da má gestão dos dinheiros públicos e que, agora, ninguém parece capaz de responsabilizar.

12 comentários:

José Carlos disse...

O que se passa, afinal, com o BE em Almada?
Temos dois Blocos? Um, na CM, subserviente. Outro na AM mais aguerrido.
Mas, mesmo assim, contraditório no seu seio pois, com apenas 3 elementos têm 3 posturas quase opostas: a Minda ousada, o Luís conivente e o outro de um silêncio atroz... nem sei como falou na última AM (pensava que era mudo).
Como pensam que os eleitores que votaram BE se sentem? Satisfeitos? A continuarem assim, nas próximas eleições perdem a vereadora e, por mais caricato que possa parecer ainda vão oferecer o lugar ao CDS pois o Fernando Pena está a capitalizar muito bem o descontentamento da população.
Sou um cidadão atento e, por isso, louvo o seu trabalho, que acompanho desde 2008 a quando das 1ªs denúncias sobre os casos dos trabalhadores da CMA (eu sou um deles). Desde então acompanho o seu blogue e percebo que precisa de ter bastante coragem para assumir as posições que aqui partilha.
Aprecio a sua postura enquanto deputada municipal (assumo que votei em si, e até para a Assembleia de Freguesia pois resido em Cacilhas há mais de 20 anos) embora lhe reconheça alguma falta de experiência no discurso oral, perfeitamente ultrapassável pela qualidade da palavra escrita.
Mas estou muito desiludido com as posições dos seus camaradas, em particular com a vereadora Helena Oliveira pois é nítida a sua falta de coragem em enfrentar a Maria Emília.
A Minda faria muito melhor figura naquele lugar. Estou ciente de que o BE seria, de facto, uma verdadeira oposição.

José Carlos disse...

Esqueci-me de perguntar: como foi possível o BE votar a favor, junto com a CDU, as contas da Costapolis estando à vista de todos a degradação das obras realizadas? Que moral terão, agora, para criticar? Se até o PSD votou contra...

Minda disse...

Caro José Carlos:

Agradeço as suas palavras e o voto de confiança que em mim depositou.
Pode estar ciente de que tudo farei para continuar a merecê-lo.

Minda disse...

José Carlos:

Sobre essa questão vai ter de me perdoar mas não lhe posso responder. Peço-lhe que pergunte directamente à nossa vereadora através do e-mail:
almadabloco@gmail.com

Atento disse...

Engraçado. Aqui está uma coisa que o BE tanto critica noutros partidos mas acaba por fazer da mesma forma.
É evidente que o seu conselho ao Sr. José Carlos é um perfeito disparate.
Porque não coloca a D. Minda essa questão à vereadora?
Não pode responder? Se pode responder outras coisas esta não?
E logo encaminha o Sr. José Carlos para o almadabloco@gmail.com que é como se sabe o blogue da coligação!
Tratando-se de um assunto directamente ligado a um problema autárquico (Costapolis) o mail deve ser enviado para o endereço pessoal da vereadora.
Ou isto anda tudo às avessas?

Minda disse...

Atento:

Disparate seria eu fornecer o e-mail pessoal da vereadora do BE. Não tendo ela um "e-mail de serviço" ser contactada através do e-mail do seu partido não tem qualquer problema pois a mensagem ser-lhe-á entregue a "tempo e horas".

E também não percebo qual é o problema... não tive, ainda, oportunidade de falar com a vereadora HO sobre esse assunto e por isso, não sei quais foram os fundamentos da sua decisão. Encaminhar a resposta é o melhor caminho e não vejo que seja uma coisa estranha.

Atento disse...

Alguém lhe disse para fornecer o e-mail pessoal da senhora em causa?
É evidente que não seria de bom tom.
Teria isso sim que dar o endereço que a vereadora tem e que lhe foi atribuído pelo executivo.
Se não foi peça aos serviços competentes que lho fornecerão.
Faz parte das normas.

Minda disse...

Atento,

Parece que, afinal, não só anda desatento como esquecido. Pois foi precisamente o senhor que disse, expressamente, o seguinte:

«Tratando-se de um assunto directamente ligado a um problema autárquico (Costapolis) o mail deve ser enviado para o endereço pessoal da vereadora.»

E das nomas fazem parte muitas outras coisas que a CMA deveria cumprir e não o faz.

Atento disse...

D. Minda, realmente exprimi-me mal.
Queria dizer e-mail pessoal mas relacionado com o que a Câmara lhe disponibilizou.
Nem podia ser de outra maneira.
Se entende que a Câmara não cumpre o que na sua opinião devia cumprir está à espera de quê para fazer valer os seus direitos?
A senhora e os seus parceiros.
Cuidado com os telhados de vidro.

Minda disse...

Atento,

Ora aí está um bom conselho: "cuidado com os telhados de vidro" e eu acrescento... quem os tem não deve mandar pedras, pois arrisca-se a dormir ao relento.

Bom fim-de-semana.

Atento disse...

Estou totalmente à vontade D. Minda.

Minda disse...

Atento:

Já somos dois.

Related Posts with Thumbnails