segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Bloco está na rua!



O Bloco de Esquerda realizou, no passado sábado, um périplo pelo concelho de Almada destinado a assinalar, a título de exemplo, alguns dos muitos “pontos negros” da gestão autárquica da CDU mas, também, da política do Governo PS que, juntas, têm contribuído para degradar a qualidade de vida dos almadenses, já de si fragilizada pela crise económica que o país atravessa. E, claro, eu estava lá fazendo parte da equipa.

Entre as 10:30h e as 18h, assinalaram-se cerca de trinta “pontos negros” através da afixação de faixas, colocação de placares e colagem de cartazes, além de se terem distribuído mais de mil exemplares do jornal nacional e do n.º 2 do Lado Esquerdo (o boletim mensal do núcleo de Almada).

Todavia, o momento alto de cada uma das paragem desta acção inédita, que percorreu todas as freguesias do concelho de Almada e teve uma aceitação extraordinária das pessoas, foi o contacto com a população local que se aproximava de nós para nos felicitar, solicitar esclarecimentos, denunciar algumas situações e pedir o apoio concreto do Bloco de Esquerda para ajudar a resolver casos concretos, num voto de confiança que muito nos sensibilizou e nos trouxe força redobrada para seguir em frente com a estratégia definida de oposição firme às arbitrariedades cometidas pela autarquia CDU e, obviamente, pelo Governo PS.

Os assuntos abrangidos focaram os problemas que mais têm merecido a nossa atenção nos últimos tempos, reflexo daquilo que são as preocupações dos almadenses, como sejam, por exemplo:
As questões da mobilidade e da segurança rodoviária (abordadas em Cacilhas e no Monte de Caparica);
A degradação do parque habitacional (na Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas);
O ambiente e a qualidade de vida (esgotos a céu aberto na Cova da Piedade e os silos na Trafaria);
Os bairros sociais do município e a subida das rendas (no Feijó);
Desporto para todos e não só alguns (pista municipal de atletismo na Sobreda da Caparica);
Equipamentos para a infância (Monte de Caparica);
A saúde, as listas de espera e as taxas moderadoras (com faixas colocadas em todos os centros de saúde existentes no concelho);
O trabalho precário e o desemprego, o direito público à energia, etc. etc.

Este foi, apenas, o primeiro alerta. No final, chegámos todos cansados, mas a sentir que o nosso esforço valeu a pena.

Em breve iremos encetar mais actividades. Contamos consigo! Porque é preciso “juntar forças” para mudar Almada...

6 comentários:

Graça Lopes disse...

Vim devolver a visita e agradecer as palavras simpáticas.
Também gostei deste cantinho e também acredito que o sonho comanda a vida.
Vou voltar com mais tempo!
Um abraço

O Micróbio II disse...

Pobre Almada... a quem estás entregue? E a quem quer tomar conta de ti...

Minda disse...

Graça:

Fico contente por ter gostado e espero que volte mais vezes.
Um abraço, também

Minda disse...

Micróbio:

Se as coisas estão mal e duvidas que nós podemos fazer melhor, então porque razão aqueles em quem, supostamente, confias, não aparecem para mostrar do que são capazes?

Anónimo disse...

Só para correr com esta administração da Câmara vou votar Bloco. Nunca votei, mas desta vez o meu voto irá para esta força partidária. Esta CDU de Almada é pior que o CDS E PPD, são iguais

Minda disse...

Caro Anónimo:

Votar é um dever de cidadania. E o voto no Bloco é um voto útil. Há que "juntar forças" para mudar Almada, que bem precisa.

Related Posts with Thumbnails