segunda-feira, 30 de abril de 2007

A cidade do lixo



Ontem não houve recolha do lixo em Cacilhas (pelo menos na rua onde moro)... às 7h 30m da manhã a situação era a que se pode observar na primeira destas quatro fotografias.
À tarde, quando cheguei do trabalho, pelas 19h 30m, o cenário era o que se pode observar nas outras três imagens.
Sendo que amanhã é o feriado do 1.º de Maio, nem quero imaginar o quadro provável...
É verdade que existe muita falta de civismo por parte dos moradores, mas não era já tempo de a autarquia perceber que aqueles depósitos são insuficientes para acondicionar o lixo produzido nesta zona da freguesia? E que existem serviços mínimos que têm de ser assegurados?
Levantei esta questão na última reunião da Assembleia de Freguesia de Cacilhas a que pertenço. Levei fotografias e tudo. E sabem o que me respondeu o Presidente da Junta? Que eu deveria ter fotografado, também, quando os contentores estão limpos, que é na maior parte das vezes... mas que compreendia que aquele era o papel da oposição, mostrar apenas o que está mal.
Ou seja, não considerou o problema grave (achou que eu estava, talvez, a levantar uma falsa questão ou a empolar demasiado o assunto por ser da oposição), nem tão pouco se sentiu responsável. Consequência: vai tudo continuar na mesma...
A Junta diz que esta é uma competência da AMARSUL (empresa a quem compete proceder ao tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal) por isso nada pode fazer. Mas, pergunto eu: e a autarquia fecha os olhos e não fiscaliza a qualidade do serviço prestado?
Francamente. Querem convencer quem? Que eu saiba, zelar pela qualidade do ambiente urbano é uma atribuição municipal à qual a freguesia não se pode alhear. Ou estarei enganada?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails