segunda-feira, 9 de abril de 2007

O amolador



Chama-se Zé Martins. Reside no Monte de Caparica e é amolador, uma profissão em desuso. Percorre as freguesias do concelho de Almada com a sua bicicleta. Mas faz, também, viagens de norte a sul de Portugal... nessas alturas, leva a sua "forguneta" e, chegado ao local onde pensa pernoitar, tira a bicicleta e lá vai ele a pedalar pelas ruas e caminhos deste país, por entre montes e vales, aldeias e pequenas cidades do litoral e do interior.
Conheci-o no sábado passado. Estava em casa quando, de súbito, ouvi aquele som da "gaita de beiços" tão caraterístico e que não ouvia há imenso tempo... dizia-se que adivinhava chuva. E até foi verdade! Vim à janela mas não vi ninguém. Saí a correr, de faca na mala (a que ele está a amolar)...
Guiada pelo som daquele instrumento musical, como que encantada, fui encontrá-lo na Rua Elias Garcia, bem lá no cimo. Cheguei cansada. Satisfeita, todavia. Perguntei quanto custava amolar a dita faca. 2,5€ respondeu. Entreguei-lhe o dito objecto e pedi que me autorizasse a tirar-lhe uma foto. Um sorriso aflorou-lhe aos lábios e lá começou o seu trabalho indiferente à sessão fotográfica. Entretanto ia conversando, satisfazendo a minha curiosidade.
Fica aqui este testemunho em sua homenagem.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails