quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Sabor & Art

Todos sabem da minha “ligação afectiva” com o C@fé com Letr@s, em Cacilhas, e do quanto me custou assistir à sua lenta e progressiva decadência até à morte anunciada no final de Agosto passado... uma situação que, a partir de certa altura, embora fosse previsível, não podia nem me cabia a mim, como simples cliente, evitar.

Foi lá que, durante aproximadamente dois anos (2003 e 2004), implementei, a título gratuito, um projecto cultural que criei, assente no trabalho voluntário de todos os colaboradores, e que incluía desde exposições de pintura, desenho e fotografia, a tertúlias informais, debates políticos, lançamentos editoriais e sessões de leitura (em prosa e, em particular, de poesia), e que, por motivos pessoais e, sobretudo, incompatibilidade profissional, tive de abandonar no início de 2005, passando a coordenação da agenda para a responsabilidade da proprietária do estabelecimento.

Aliás a «Poesia Vadia», realizada no último sábado de cada mês, e a colecção Index Poesis, a qual integrava os cadernos Uma Dúzia de Páginas de Poesia (que reuniu 38 poetas entre amigos e frequentadores do café que nos ofereceram mais de seis centenas de poemas inéditos para publicação), os “marcadores de leitura” (distribuídos diariamente) e a série “letras com o café” (um poema para adoçar a bica, oferecido às sextas-feiras e sábados), ainda hoje são recordadas com saudade por muitos colaboradores, clientes e amigos, assim como O Sabor das Palavras, o jornal do C@fé com Letr@s, uma fanzine trimestral, de divulgação cultural, cuja versão on-line, diária, ultrapassou as 40.000 visitas em dois anos.



Vem isto a propósito da surpresa que foi para mim, depois de quase dois meses a olhar os vidros cheios de pó de um estabelecimento abandonado, passar na Cândido dos Reis e encontrar as portas daquele espaço de novo abertas de par em par...

E, para meu grande espanto, encontrei um local acolhedor mas cheio de vida, bem visível na cor alegre das paredes, na decoração simples mas onde se nota o toque especial e cuidado em cada pormenor... seja a presença das plantas naturais, as jarras com a fruta no balcão ou aquele cantinho magnífico com a rede a convidar a um lento baloiçar de refresco na mão.


Mas cativou-me, em especial, a luz clara do ambiente, de montras sem cortinas a deixar entrar a claridade do dia... nota-se que, ali, nenhum pormenor está ao acaso e tudo se conjuga na perfeição, nomeadamente a atenção e profissionalismo do casal que resolveu abrir o SABOR & ART onde antes era o C@fé com Letr@s.

O Manuel e a Lane, têm um desafio duro pela frente, mas eles sabem-no e estão empenhados em seguir em frente. Nota-se na sua postura e na forma como atendem os clientes, de sorriso nos lábios e uma palavra de simpatia. Por isso, fiquei, de imediato, fã daquele espaço, onde além disso podemos encontrar verdadeiros mimos de doçaria e/ou salgados, e até pequenas refeições cozinhadas com arte, porque «não basta alimentar... tem que saborear!!!», assim reza o lema deste novo espaço em Cacilhas. Uma promessa que, acredito, será cumprida na íntegra.

E fiquei muito feliz quando a Lane me disse que, mais tarde, quando tivesse tudo arranjado como queria (pequenos pormenores de decoração que, a seu ver, ainda careciam de acerto), pretendia retomar a ideia das sessões de «Poesia Vadia».
Por isso aconselho-vos a passar por lá porque, vão, decerto, ficar agradavelmente surpreendidos como eu.

Horário de Funcionamento:
2.ª a 6.ª - das 7h 30m às 22h; sábados – das 10h às 23h e domingos – das 9h30m às 20h.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails