terça-feira, 16 de novembro de 2010

Assédio moral na CM/SMAS de Almada: uma realidade escondida!

Revista Visão, de 11 de Novembro de 2010


A propósito do artigo acima indicado, uma excelente reportagem de investigação, resolvi abordar, mais uma vez, o problema do assédio moral na Câmara Municipal de Almada e nos seus Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Este é um tema delicado. Mexe com a vida dos trabalhadores, mas anda escondido pelos corredores da autarquia. Passa pelos gabinetes médicos, anda nas sessões de apoio psicológico, murmura-se nas conversas de café, desabafa-se com a família e amigos, aborda-se nas redes sociais.

Apesar de haver casos que são do conhecimento pessoal de vereadores e deputados municipais, o certo é que o assunto nunca foi abordado nas respectivas reuniões dos órgãos colegiais onde se encontram inseridos.

Os trabalhadores, como é óbvio, sentem-se incapazes para reagir, temem mais represálias e, principalmente, receiam o instaurar de um processo disciplinar que culmine com a desvinculação da Administração Pública (ou seja, receiam perder o emprego).

Se a atitude dos primeiros é condenável (pela inexplicável indiferença que o tema lhes parece merecer), já o comportamento dos trabalhadores é perfeitamente compreensível:
“Um trabalhador que acusa alguém de assédio moral fica sujeito a ser condenado por difamação – o que é crime. Já o agente de mobbing está sujeito a uma mera coima”, disse Luís Amante (advogado e consultor de recursos humanos) ao jornalista.

Como saber se está a ser assediado? Na referida reportagem são apresentadas oito perguntas básicas:
1) É-lhe vedado o acesso a informação necessária ao seu desempenho profissional?
2) São espalhados rumores ou mexericos sobre si?
3) É socialmente ignorado pelos colegas, excluído das actividades de trabalho em grupo ou “emprateleirado”?
4) É alvo de comentários ofensivos sobre a sua vida privada, hábitos ou origem social?
5) Gritam consigo ou é alvo de comportamentos coléricos ou de raiva?
6) O seu trabalho ou esforços para o realizar são constantemente criticados?
7) Depara com silêncio ou hostilidade, quando se dirige aos seus colegas ou tenta iniciar uma conversa?
8) É alvo de piadas ou brincadeiras de mau gosto?
Se é alvo de, pelo menos um destes comportamentos, está a ser vítima de mobbing. Se tais comportamentos se registam entre uma vez por dia e uma vez por semana, é vítima de assédio severo. Se se registam uma vez por mês ou raramente, é vítima de assédio ocasional.

Outras formas de identificar as situações de assédio, conforme nos explica o jornalista, podem ser, entre outras:
Não atribuição de funções;
Atribuição de funções menos qualificadas;
Acumulação excessiva de tarefas;
Discriminação na formação;
Marginalização e ostracismo;
Ameaças constantes;
Injúrias e reprimendas reiteradas;
Desprezo e criação de condições humilhantes.

Na Câmara Municipal e nos SMAS de Almada não existem situações destas, dirão já de seguida os Anónimos do costume que, do alto da sua sapiente sabedoria, atestam o quão felizes se sentem todos os trabalhadores da autarquia de tão bem tratados são.

Mas o clima de tensão e desconfiança permanente, as perseguições por questões fúteis, os ataques à integridade psicológica, as humilhações constantes, enfim… são o quotidiano em muitos departamentos da CMA/SMAS. Actos perpetrados por alguns dirigentes e colegas (para agradar àqueles), com a conivência passiva de vários responsáveis políticos que fingem nada saber (ou, quiçá, nada fazem porque são eles os impulsionadores). Veja-se o elevado número de atestados médicos por razões psiquiátricas e as numerosas consultas de apoio psicológico… um indicador que a autarquia, obviamente, não divulga.

Conheço, pessoalmente, vários trabalhadores da CMA/SMAS vítimas de mobbing (curiosamente, quase todos da carreira técnica superior). Alguns casos foram referidos na queixa que a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada apresentou ao Ministério Público em Outubro passado. Por isso, não me venham dizer que é mentira o que aqui acabei de escrever.

Pensem apenas nisto: não acham estranho que esta gente nunca se identifique? Falam de honestidade e ética, dizem-se senhores da razão, vêm defender a CMA e atacar os que denunciam estes crimes, mas nunca assumem a respectiva identidade. Se falam verdade, porque se escondem?

50 comentários:

Anónimo disse...

Conheço vários nos SMAS de Almada, onde pelo menos um é alvo de todos os oito comportamentos listados...

Está o trabalhador numa autentica prisão, rodeado de coisa nenhuma, sozinho, sem que o seu trabalho seja valorado sequer!

E o vereador José Gonçalves foi quem o mandou para lá, por "ordem" da filha da Sra. Emília...

O trabalhador em causa ousou discordar da Sra. Filha da Emília, em assuntos de Engenharia. Por isso foi para a "cadeia"!

Trabalhadora da CMA disse...

Assim de memória, e sem grande esforço, conheço o caso de três técnicos superiores (um engenheiro e dois arquitectos), dois assistentes técnicos e um assitente operacional.
Mas há mais, muitos mais!
Uns ainda por cá andam, outros conseguiram ir-se embora ao abrigo da lei da mobilidade... Foi a sorte deles!

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo anterior e sei de quem fala. Estamos proibidos de falar com esse engenheiro, temos ordem do eng Ramiro e do Paulo Gonçalves para não lhe falar senão vãose a vida as horas e mais coisas.
Também mandaram não ligar nepia ao que ele diz e pergunta. Sabemos que ´e tratado como um cão. Minda sabemos que já há colegas a oferecer para fazermos uma queixa a inspecção
porque hoje ele amanhã nós.
O homem não faz mal a ninguem e o que todos sabemos é que é um engenheiro muito bom profissional, mas não agrada porque sabe muito e tem de ser calado. Eu se fosse a ele tinha medo de estar onde ele está porque não tem ninguém e são capazes de matar o homem

Anónimo disse...

midilledé verdade o que dizem os anonimos anteriores.
ainda no outro fim de semana, o eng. Paulo Gonçalves tratou de fechar à chave o portão do depósito de água do feijó, para que o eng. que lá está de castigo não pudesse entrar na 2-feira, no seu posto de trabalho.

Ricardo disse...

Oh anónimo não insulte desde quando o Ramiro e o Paulinho são engenheiros. olhe poupavase bastante aos dinheirinhos cá da malta de Almada o ordenado de quem não é e rouba muito.

Anónimo disse...

Não compreendo nada, absolutamente nada. Nos tempos em que vivemos, ainda há gente que tem medo à burguesa da Emilia, família e outros ???

Eu me pergunto, que tem esta falsa mulher e demais a sua volta, para que as pessoas, e não falo só de trabalhadores da Câmara, se não cidadãos e comerciantes incluída associação destes, lhe tenham medo? Então, esta cidadania de Almada é incapaz de unir-se e dizer JÁ CHEGA! ou é que há tantos interesses criados a seu ao redor ? Se assim é e é por interesse, todos somos um pouco culpados.

Acho que é hora de dar um murro na mesa e dizer, esta situação se acabou!!! É melhor ter uma vida e uma cidade melhor, mas alegre,desenvolvida e que funcione para uma melhor distribuição da riqueza, que esta nova maneira de desenhar a cidade e suas pessoas trazeria, que arrastar uma vida cinzenta por culpa de ter rabos de palha.

Anónimo disse...

Tudo começa pela desvergonha de uma mulher (que não uma senhora ) que se cheia a boca com a mobilidade e a pedonalização, que vive a 500 mts da Câmara tenha todos os dias na sua porta um grande carro com chofer, pagados com nossos impostos, em vez de passear e falar com os cidadãos e comerciantes para saber a realidade de Almada.

Tem medo a quem ou a que ??? Quem não deve, não teme.

Anónimo disse...

Conheço muito bem o Eng. Jorge, que está "preso", como diz, no Dep. Água do Feijó.
Foi um dos três Engenheiros de que se "serviu" a Eng. Alexandra Sousa, filha da Presidente da Câmara.
Serviu-se dele como "bengala" para as obras das novas ETAR.
Depois, e para que não se soubesse, despediu o homem, mas teve azar, ele foi para Tribunal e ganhou 2 processos contra os SMAS, que foram obrigados e integrá-lo no Quadro.
Claro que o colocaram numa prisão, sem nada poder fazer, e ainda alvo de criminosa coação psicológica conduzida pelo agora "chefe" dele, o "Eng." Ramiro.

Basta ler o que aqui, "disfarçada" de "I HAVE A DREAM", escreveu a Eng. Alexandra Sousa, acerca dele para sabermos bem o que lhe estão a fazer.

Ainda acham que esta gente defende os trabalhadores?

Anónimo disse...

O que me surprende dentro de tudo isto, é a classe de companheiros de trabalho que tem esta gente é tremendo ler neste blog este tipo de coisas e ninguem faça nada,para ajudar um colega de trabalho,que cambada de cobardes.
Hoje são eles amanhã podes ser tú.
Jorge D

trabalhador nos SMAS disse...

Nos SMAS de Almada, há dois tipos de "colegas" das vítimas de mobbing:
1. os que estão em excelentes lugares, bem pagos, a decidir disparates porque não estão habilitados, p.ex. os muitos FALSOS engenheiros que estão nos quadros
2. os que "dão o litro" todos os dias, não são reconhecidos no seu profissionalismo, ainda são perseguidos ou quase, pelos primeiros porque podem vir a pôr em perigo os seus "tachos".

Em resumo, aos SMAS apenas interessam os que chegaram ao topo sem perceberem do assunto.

Os outros (os que realmente trabalham, e garantem as coisas a funcionar) estão sempre sob a mira dos "dirigentes", pois a saberem tanto, podem sempre fazer perigar os lugares que a camarilha conquistou sem merecer...

A todo o momento, e se derem muito nas vistas, estes últimos arriscam-se a ser alvo de "mobbing"!

Só de vassoura em punho, se pode resolver este problema que está agarrado ao poder que nem lapa...

Anónimo disse...

Obedecer a uma ordem não pode diminuir a responsabilidade do crime, todo o ser humano tem o dever de se revoltar contra uma ordem criminosa ( Golda Meir).

Uma frase, um conceito de vida, um exemplo, um farol que, neste caso pode ser utilizado para definir não sómente os mandantes mas tambem os que obedecem, gente que ganha coragem para denunciar aqui mas, no momento, na ação, in sitio, obedecem de cabeça erguida, sim, de cabeça erguida para dar o sinal de que lado estão.
Vergonha!!!
Oliveira

Anónimo disse...

Obedecer a uma ordem não pode diminuir a responsabilidade do crime, todo o ser humano tem o dever de se revoltar contra uma ordem criminosa ( Golda Meir).

Uma frase, um conceito de vida, um exemplo, um farol que, neste caso pode ser utilizado para definir não sómente os mandantes mas tambem os que obedecem, gente que ganha coragem para denunciar aqui mas, no momento, na ação, in sitio, obedecem de cabeça erguida, sim, de cabeça erguida para dar o sinal de que lado estão.
Vergonha!!!
Oliveira

Anónimo disse...

E os facistas eram os gajos da PIDE ?
Começo a achar que esses gajos eram uns aprendizes, comparados com este "pseudo"-democratas de esquerda.
Estes "tipinhos" envergonham todos os anti-facistas que deram e prejudicaram a sua vida, em prol de uma causa.
Depois de destruido todo o emprego e tecido empresarial de Almada, ainda se auto-intitulam defensores da classe operária.
25 de Abril já, mas para correr de vez com esta escumalha.

Anónimo disse...

E a oposição, que faz misturada com tanta porcaria e tão calada ??? quem cala consente e é tão culpado como o que está no poder.

Tão dificil é mandar ao car...ilhão a todos os politico-fantoches que consentem o que acontece nesta triste cidade ???

Anónimo disse...

Contínuo a crer que a Emilia esta nas tintas de tudo o que se escreve aqui], ela esta acima do bem e do mal.

Anónimo disse...

Atentem no salário que os social-fascistas entenderam pagar ao Eng. que está de castigo, porque lhes ganhou DOIS Processos judiciais.
Pagam-lhe o salário de início de carreira de um Técnico Superior: 1200 euros...

E o homem tem 30 e tal anos de experiencia profissional, dos quais 9 nos SMAS...

Fascismo no seu melhor!...

Fosse ele do PCP, e já estava com o dobro e nem precisava de ser Licenciado para ser contratado pela CMA como Engneheiro.
Veja-se os que lá andam a fazer de conta que são eng. e a receber um salário como tal...

Anónimo disse...

Vejam lá se os habituais palhaços-de-serviço aparecem a opinar neste tema...

Este fazem de conta que não repararam...

Fascistas como são, não querem saber da exploração, humilhação, "mobbing", marginalização, etc. que fazem aos trabalhadores da CMA/SMAS!


Grandes progressistas, a assobiar pro lado!...

Anónimo disse...

Minda:
Li atentamente, e, sem surpresa vi que à minha volta uma grande parte dos meus colegas têm vários dos pontos que foram referidos em comum, mas que por medo queixam-se apenas às escondidas. No entanto, depois do que li em alguns comentátios acho que comparados os nossos problemas, meus incluidos são nada comparativamente.
O que não é desculpa para que se fique de braços cruzados.
Acho que está na altura de perguntarmos "oque é que podemos fazer por nós?" Como é que se pode acabar com o medo? Aonde pára a Comissão de trabalhadores? Não será a luta pelo bem estar dos trabalhadores, e o não atropelo aos nossos direitos a razão da sua existência?
Infelizmente obrigado pelo seu trabalho. Digo infelizmente, apenas pelo facto de situações destas existirem. E, numa Câmara que se diz defensora dos direitos dos trabalhadores e do lado certo.

Minda disse...

Anónimo das 08:06h

Sei do caso que refere.
É chocante, de uma crueldade atroz.
A Plataforma de Cidadania já o denunciou ao Ministério Público.

Minda disse...

Trabalhadora da CMA:

Mas se os casos são assim tantos, como é que ninguém faz nada?
Onde pára a Comissão de Trabalhadores?

Mário Alves disse...

É meu hábito vir a este blog, todos os dias, depois do jantar.
Nunca fiz qualquer comentário, pois prefiro ler, a escrever.

Mas hoje não resisti, e esta é a minha estreia.
Acho esta situação NOJENTA, BÁRBARA, DESUMANA, própria da Inquisição ou da PIDE.
Fico chocado com o que se faz nesta Autarquia em pleno século XXI, a um chefe de família, imagino eu, com as dificuldades de sustentar os seus entes queridos, como eu bem sei, pois vivo dia-a-dia com o problema de alimentar filhos que ainda estudam e são meus dependentes.

ACHO QUE ESTA SRA. EMÍLIA DEVIA SER JULGADA PELO CRIME DE ATENTAR CONTRA UM TRABALHADOR E SUA FAMÍLIA, E PARA ESSE CRIME DEVIA HAVER PUNIÇÃO DURA.

Minda disse...

Anónimo das 8:42h

A união ainda faz a força. Os trabalhadores da CMA e dos SMAS precisam de se unir e ser solidários entre si.
Os testemunhos, nos casos de mobbing, são fundamentais.
Se não podem contar com a Comissão de Trabalhadores nem com o STAL (pois estão, de forma declarada e ostenciva a favor da CMA e apenas se assumem contra o Governo), peçam ajuda ao SINTAP.
A Plataforma também está disponível para ajudar no que for possível.
Mas, por favo, façam algo.

Sei Muito disse...

Nós até já levamos os tiros dos empregados dos vigaristas feitos com o Ramiro que o conheço quase desde que era rapazote coitado, andou na escola profissional da Emídio Navarro e fazse passar por eng,e o Zé vergilio pai do vigaro Paulo Gonçalves, foram estes que chulavam os trabalhadores dos smas e emprestavam as instalações, aos empreiteiros amigos que se forneciam com material dos smas.
Aos que não eram a favor deste esquema também lhes aconteceu algo não tão grave como aos tecnicos superiores porque eles sabem que se for preciso este pessoal parte-lhes o focinho e os tecnicos superiores são muito fracos para a guerra.

Minda disse...

Anónimo das 9:16h

Se você tem conhecimento desse facto, ganhe coragem, fale com o trabalhar vítima de mobbing e seja solidário com ele: ofereça-se para ser testemunha.

Minda disse...

Ricardo:

Pelo menos nos termos do estatuto da carreira não podem exercer a profissão de engenheiros porque não estão inscritos na respectiva Ordem.

Minda disse...

Anónimo das 10:04h

O medo impera.
Seja por se recear perder o emprego, ou o subsídio... mas todos calam, por isto ou por aquilo.
Concordo consigo quando diz que já é tempo de "dar um murro na mesa"...
Pela parte que me toca, estou fazendo os impossíveis para mudar este estado de coisas.

Minda disse...

Anónimo das 10:17h

Lá saberá o que tem feito...

Minda disse...

Anónimo das 10:20h

Dizer que o PCP/CDU em Almada defende os trabalhadores é uma ofensa oas funcionários da autarquia que sofrem com a prepotência desta gente.

Também conheço o caso que refere.
Embora estejamos do lado de fora e pouco possamos fazer, já recorremos aos meios ao nosso dispor para o efeito: denúncia ao Ministério Público.

Minda disse...

Jorge D:

Há, de facto, uma grande falta de união entre os trabalhadores.
Custa-me a entender tanto egoismo e falta de solidariedade.

Minda disse...

Trabalhador dos SMAS:

Concordo inteiramente consigo.
Só mesmo à vassourada: retirar a CDU do poder autárquico nas próximas eleições e, de seguida, acabar com as comissões de serviço dos dirigentes que pactuam com estas e outras ilegalidades...

Minda disse...

Oliveira:

Tem toda a razão.
Trata-se de uma questão de dignidade não pactuar com estas situações.

Minda disse...

Anónimo das 14:28h

As atitudes destes políticos do PCP/CDU em Almada acaba por nos levar a fazer comparações dessa natureza tal é a crueldade com que tratam alguns trabalhadores.

Minda disse...

Anónimo das 15:43h

Sinceramente, ainda não consegui perceber quais são os verdadeiros motivos que levam os partidos da Oposição a andar tão quietinhos (pelo menos publicamente nada se sabe).

Minda disse...

Anónimo das 15:46h

Bem pode a Presidente da CMA fingir que nada disto a incomoda... quando a Justiça começar a actuar, isso não lhe servirá de nada.

Minda disse...

Anónimos das 17:35h

Ainda agora num concurso recente, a candidata que ficou em primeiro lugar (apesar de não ser a mais experiente) ganhou o "prémio" porque se inscreveu no PCP uns meses antes. Notícia que me acabaram de contar hoje mesmo.

Minda disse...

Anónimo das 17:45h

Não apareceram porque devem andar muito ocupados a tratar da vidinha deles.
Mais tarde ou mais cedo por cá virão dizer que estes comentários são todos escritos por mim, para responder a mim própria, que nada mais tenho que fazer enquanto eles, coitados!, se fartam de roubar (perdão, de trabalhar).

Minda disse...

Anónimo das 18:46h

A força para derrubar o medo só pode estar na união entre os trabalhadores.
Não podendo contar com a CT nem com o STAL, procurem o SINTAP. Ou se tiverem algum outro sindicato profissional (como o dos engenheiros, por exemplo) recorram aos respectivos serviços jurídicos.
Peçam audiências aos partidos da Oposição e obriguem-nos a assumirem uma posição frontal.
No que estiver ao nosso alcance, podem contar com a Plataforma de Cidadania.
Estamos solidários com as trabalhadoras e os trabalhadores da CMA e dos SMAS.

Anónimo disse...

mas quem é esse chulo do paulo gonçalves. palhaço, macaco comunista. nas proximas eleiçoes vamos votar no PS para correr com estes bandidos comunistas/oportunistas

Minda disse...

Mário Alves:

Concordo inteiramente consigo.
Esta situação é bárbara e desumana.
E os responsáveis deviam ser punidos criminalmente.

Folgo em saber que é um leitor assíduo. Seja bem-vindo.
Espero, todavia, que este não seja o seu único comentário.

Minda disse...

Sei Muito:

Essa cena de tiros faz-me lembrar uma história que me contaram de uma empresa que não pagou aos trabalhadores e estes julgando que a sede da firma era nas instalações dos SMAS no Bairro do Matadouro foram lá causar desacatos. Dizem que houve tiroteiro e tudo...

Estas e outras situações que se contam "à boca pequena" era importante que fossem denunciadas às autoridades competentes.

Anónimo disse...

O Paulo Gonçalves é um dos 37 familiares (no caso, filho) que o encerregado-geral Zé Virgílio "colocou" nos SMAS antes de se reformar.
O poder deste Zé Virgílio era tal que mandava nos dirigentes, por exemplo fazia do Eng.(falso) Ramiro o que queria...
Entre muitas golpadas, chegou a pôr o pessoal e equipamentos dos SMAS, nas horas de serviço a trabalhar para um empreiteiro dos SMAS, que era seu amigo e camarada.
O filho tenta hoje seguir o exemplo do pai, e já se contam históriaas estranhas com obras e empreitadas...
Minda, a história completa segue para si, por e-mail

Lear disse...

A pouco e pouco os podres da administração emiliana, vêem ao de cima.
Já não bastava o mau-trato dado ao concelho, ainda vêm os maus-tratos dados aos funcionários!
Pergunto, tal como o fez outro anónimo: que diabo de poder tem a bisca Emília para passar por cima de todos e todos dominar?
Sinceramente, gostaria que me elucidassem.

Minda disse...

Anónimo das 23:35h

Temos de arranjar provas das situações que descreve.
Por exemplo, seria importante conseguir uma lista dos nomes e relações familiares dessa gente.
Fico à espera da mensagem.
Obrigada.

Minda disse...

Lear:

O PCP criou uma teia de interesses que, baseada na troca de favores, consegue ter meia cidade nas mãos.

Antunes Vidal disse...

Onde estão anónimos (JG, BD e Companhia Ldª) heróicos defensores dos direitos dos trabalhadores?
Porque se escondem agora? Perderam o pio?
Então não vêm dizer que isto é tudo mentira? Não aproveitam para atacar a Minda e deixar mais um chorrilho de asneiras e palavras ocas?
Vá lá, deixem-se de birrinhas e mostrem lá do que são capazes...

Minda disse...

Antunes Vidal:

Essa gentinha sem nome, cobarde e mentirosa, gosta é de lançar polémicas sem fundamento.
Obviamente que não se vão meter nesta discussão... iam dizer o quê? que os seus camaradas são uns pulhas? ou que conhecem e concordam com os casos de mobbing?
Resta-lhes afirmar que todos estes casos são mentira: mas eles sabem bem que não são!

Anónimo disse...

Encontrei este Blog quando estou há procura de sítios/ instituições onde possa reportar situações de mobbing. Não me causa espanto perceber que na CMA há casos identificados. De resto, acredito que por toda a administração pública acontecem situações semelhantes, e só lamento que não exista mais gente a reportá-los. Na instuição onde trabalho, um centro de Formação situado na Pontinha, a nova Directora é do tipo "posso, quero e mando", e não há procedimento ou lei que consiga travar a sua megalomania. Persegue de forma despudorada pessoas e uma equipa inteira. Mesmo tratando-se de um Centro Novas Oportunidades, de gente altamente qualificada e bem reputada no IEFP... enfim... o país que temos. Só sobem os medíocres.

Anónimo disse...

e tudo verdade desde concursos elicios onde caboqueiros entao la a menos de 3 anos e sao encarregados filhos de encarregados que sobem de caboqueiros ate la sei a onde isto e muita coisa os mais velhos nao teem direito a nada funcionarios para que os encarregados gostem deles fazem tudo para o supreender e teem pontoacoes que nao fazem nada e conseguem ter muito bons isso tb nao e fraude?? espero que a judiciaria limpe bem o esquema que esta emplantado nos smas de almada metanos todos na cadeia comecando pelos encarregados que ganham e nao metem la os pes isto tb nao e fraude...

Anónimo disse...

Soube que a PJ levou alguns processos dos RH dos SMAS, tenho que confessar que fico contente que até que enfim alguém, espero eu, ponha um ponto final na aberração que os RH se tornaram nos SMAS nos últimos 20 anos. Quanto ao assédio moral e à guerra fria contra certos trabalhadores, há histórias que se não fossem tristes eram no mínimo hilariantes, salários pagos para não se fazer nada, ou para se fazer coisas estúpidas e sem valor para o serviço há de tudo um pouco é só escolher o ano da colheita. Espero sinceramente que a limpeza seja profunda e que arranque pela raíz as ervas daninhas que ainda andam por estes lados, se as arrancarem todas vão haver muitos lugares disponíveis para muito bons profissionais que com certeza levariam os SMAS a bom termo. Aguardo com expectativa os resultados da PJ e mais ainda a punição exemplar de todos os que vierem a ser considerados culpados.

Anónimo disse...

boas tardes tudo o que esta ai escrito por voz eu sou alvo disso mesmo que eide fazer bem os ignoro mas veem ter comigo mas estou a falar de engenheiros e chefias todos sabem o k se passa so me dizem k tenho razao e que eu devo e estar calado muito eu adoraria que a policia judiciaria fosse au local de trabalho k vissem com os proprios olhos e que intorrogasem alguns trabalhadores eu eria ter com eles para contar o que se passa dentro dos SMAS ALMADA pessoas casadas com filhos e engenheiros a fazer a vida negra a essas pessoas tais como chefias sao dadas ordens pelos engenheiros para fazer a vida negra as pessoas acho k esta na altura de fazer algo por essas pessoas k tambem merecem viver onestas e trabalhadoras mas nao os deixam viver em paz nos servicos dos SMAS DE ALMADA mas tambem acredito que o senhor presidente nao saiba destas coisas porque se camufluam muito bem perante ele ... alguem me ajude por favor ...

Related Posts with Thumbnails