terça-feira, 28 de setembro de 2010

Observatório Autárquico


Para ler, clique aqui: N.º 1 e N.º 2.

«Observatório Autárquico» é um boletim informativo (editado pela "Plataforma de Cidadania de Almada" - um movimento informal de cidadãs e cidadãos residentes no concelho) que pretende ser um alerta para o que se passa ao nível da gestão no município de Almada.
Vocacionado para os autarcas (de todos os quadrantes partidários, estejam no órgão executivo ou no deliberativo), tem como objectivo chamar a atenção para muitas situações sobre as quais é pertinente que se pronunciem e das quais têm andado afastados por desconhecimento ou desinteresse.
Todavia, não deixa de ser dirigido, também, à população em geral como forma de a informar sobre matérias que, habitualmente, andavam arredadas da discussão política por ninguém ter coragem de as abordar, como sejam os atentados aos direitos dos trabalhadores cometidos pela CDU na Câmara Municipal ou nos SMAS.
De periodicidade variável, espera-se conseguir fazer coincidir a sua saída com as reuniões públicas da Câmara e Assembleia Municipal. Por isso, os dois primeiros números são de 28 e 29 de Setembro (data da próxima sessão da AMA).
De divulgação digital (em tempo de crise há que poupar custos), tem uma versão em papel, de tiragem reduzida, para divulgação seleccionada (ou a pedido).
Desta forma esperamos estar a contribuir para melhorar a qualidade do funcionamento dos órgãos municipais para que estes cumpram, efectivamente, o papel que lhes cabe.

20 comentários:

Barnabé disse...

Agora vamos ter um «Observatório Autárquico», versão informativa para "distraidos" e infoexcluidos para "ajudar" a funcionar melhor os órgãos executivo e deliberativo da CMA.
Vamos lá a ver se a oposição e, porque não, a situação, aproveitam alguma coisa.
Eu cá estarei para escrutrinar.
Viva a Plataforma de Cidadania de Almada.
Contem comigo.

Minda disse...

Barnabé:

Obrigada.
Percebeu, exactamente, qual era o nosso objectivo.
E fico feliz por poder contar consigo na nossa Plataforma de Cidadania.

Jose disse...

Irei estar atento e pronto para intervir.
Contem comigo

Minda disse...

José:

Estar atento é fundamental.
Obrigada.

O DIABO NOS SMAS disse...

Dra. Ermelinda:
Pode acreditar que aqui nos SMAS, estamos todos atentos, uns genuinamente, outros só pelo receio do que aí vem, e vai sobrar para eles...
Para não exagerar, 80% do pessoal dos SMAS está consigo. O resto são os que ou andam de BOTAS FASCISTAS com que esmagam quem trabalha e quer viver honestamente, ou então, lambem as botas dos primeiros...

É vê-los a uns e outros, no início do turno a ver as novidades do "blog".
Ainda com algum medo de fazer comentários, mas a pouco e pouco, cada vez mais esclarecidos de que esta situação tem que dar uma volta, tem que se acabar com os abusos da gestão de recursos humanos, enfim dar normalidade a uma instituição que tem vivido dominada por vigaristas boçais, vândalos, ladrões e corruptos, tudo sob a "capa" de grandes "defensores dos trabalhadores".

É uma estranha "associação de malfeitores" de que fazem parte quer os dirigentes, quer os falsos licenciados, quer os que deviam dar o exemplo, os encarregados, quer os "representantes" dos trabalhadores, tudo governando-se à custa do munícipe e do que realmente trabalha.

Aqui, nos SMAS é assim: quem trabalha, é prejudicado e ganha menos; quem rouba é promovido, e tem melhor salário; quem denuncia, é despedido!

Anónimo disse...

Ex.ma Sra. Ermelinda Toscano
Tenho visto por aqui chamar-lhe Doutora.
Tem algum doutoramento?, é Advogada ou Médica com reconhecimento da ordem respectiva?

Minda disse...

O Diabo nos SMAS:

Eles andam tão incomodados que já nem sabem o que escrever. Alguns até têm mesmo de beber uns copitos antes de colocar o comentário... e, depois, sai conversa sem nexo.

Minda disse...

Anónimo das 19:13h

1.º) Nunca me viu assinar como Dr.ª;

2.º) Sou licenciada em Geografia e Planeamento Regional (com nota final de 15 valores) e pós-graduada em Gestão Autárquica (com média de 18 valores). Tenho os diplomas - autênticos e não forjados - que o provam;

3.º) Estou integrada na carreira técnica superior com toda a legitimidade pois tenho o grau académico que o permite;

4.º) Para exercer as funções que me competem não preciso de estar inscrita em nenhuma Ordem.

Isto, ao contrário dos "falsos engenheiros" que pululam pelos SMAS.

Anónimo disse...

Licenciada Ermelinda Toscano

Pois já vi que percebeu, e que também sabe que os seus títulos não lhe dão o direito de ser tratada por doutora.
Mas também não me recordo de a ter visto corrigir alguém por a tratar assim.

Se conhece alguém com o curso forjado, é favor denunciar na PJ, isso será caso de policia.

Minda disse...

Anónimo das 23:11h,

Parece-me que o/a senhor/a está a fazer uma certa confusão.

Ninguém me tratou aqui por “Doutora”. Por Dr.ª sim. Mas parece que, para si são uma e a mesma coisa… mas não são. E escusa de dar a volta ao texto porque não consegue que lhe dêem razão.

Na nossa cultura (embora não seja assim em todos os países), e ao contrário do que deu a entender no seu primeiro comentário, doutor não é só o advogado ou o médico.

A diferença reside no facto de Doutor, para um doutorado, ser um grau académico, enquanto que para um licenciado é apenas um título que se convencionou utilizar (para distinguir um do outro) na sua forma abreviada (Dr.).

Ou seja:

Licenciado em medicina = Dr. (título)
Licenciado em Geografia (por exemplo) = Dr. (título)
Doutorado = Doutor (Grau académico)

Portanto, caro/a amigo/a não tinha que corrigir fosse o que fosse. Aliás, esta é uma discussão sem qualquer tipo de interesse.

E quanto aos “falsos engenheiros” que trabalham nos SMAS, o assunto já está a ser tratado por quem de direito. Não é preciso o/a senhor/a vir aconselhar que se faça seja o que for.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 29.09.2010
19:13
É engraçado que faça essa observação. E eu pergunto-lhe a vereadora Pardal ou o Vereador José Gonçalves tratam-nos por Dr. Porquê? O Vereador José Gonçalves não está inscrito na respectiva Ordem agora a vereadora Pardal ganhou o título nas eleições. Alíás é comum no pcp Almada sobem todos a Drs. e Engs. O que demonstra um grave complexo, Estes senhores pensam e "muito bem" que para gerir uma autarquia têm de ter mais conhecimento e ou formação académica, daí o celebérrimo complexo. Coitado do camarada Jerónimo de Sousa, que é exactamente o oposto pois tem corrido com todos os licenciados.
Cabe-me lembrar que é esta a Camara que paga uma avença de quase 3000 euros
a um falso engenheiro de nome Fernando Mendes porque sabe falar e ler desenhos, vejam só o que fazem com o erário público. Este homem que fez fortuna à custa da "falência/desvios" do Onda Parque e negócios dúbios onde era o presidente.

Minda disse...

Anónimo das 9:02h

Tem toda a razão nas observações que faz no que respeita à "vaidade oca" que esta gente tem e, sobretudo, quanto ao complexo de inferioridade. Por isso, têm atitudes destas...

Anónimo disse...

Licenciada Ermelinda Toscano

Devolvo-lhe a observação, e agradeço que não "dê a volta ao texto".
Não existe isso do Dr. dr. e Doutor e sotôr na cultura, umas vezes são bem usados e outras mal.
Um médico (que não licenciado de medicina), assim como um advogado (que não licenciado em direito), podem usar o titulo de Dr.
O resto são abusos, tal como os engenheiros que a sra. refere, e eventualmente arquitectos que não tem referido (tb titulo dado pelo ordem respectiva).

As convenções que refere estão em que local da Lei?, é que para ser aqui o oráculo da verdade é melhor não ter telhados de vidro, e não vir com leis apenas quando lhe dá jeito.

Sobre a vaidade oca que alguém aqui referiu, tem toda a razão. Não é uma questão de cultura, será mais de falta dela.

Minda disse...

Anónimo das 12:25h,

Quem não tem nada para fazer faz colheres. Ou, neste caso, comentários... ricos em conteúdo. Parabéns. Continue que vai longe.

Anónimo disse...

Licenciada E.T.

A sua ultima resposta é um desgosto, assim uma espécie de comentário Louça, na falta de argumento vamos desconversar e debitar graçolas.

Não sendo defensor dos licenciados da CMA ou dos SMAS (eles que o façam!), também me parece (por ler a lei) que é preciso estar inscrito nas ordens para fazer projectos, mas não para os avaliar (quer a sra. goste ou não!).

Aliás, se a sra. considera que a sua formação é suficiente para ser técnica superiora, porque é que acha que para licenciados de arquitectura e engenharia não é?

Se quiser responder faça favor, leia a lei e dê argumentos, agora respostas parvas são bem dispensáveis.

NÃO HÁ PACHORRA! disse...

Anónimo anterior:
V. Exa. tem mesmo conversa de andar às voltas.
Já lhe foi explicado de diversas maneiras, mas a Exa. continua a querer desconversar, em lugar de entender uma realidade simples:
EXISTEM INDIVÍDUOS SEM QUALQUER LICENCIATURA A EXERCER CARGOS, ATÉ DE DIRECTOR DE DEPARTAMENTO NA CMA/SMAS, PARA CUJO CONCURSO ERA MESMO NECESSÁRIA LICENCIATURA.

Esqueça lá as Ordens e as "desordens". Estes individuas são falsos licenciados e ocupam cargos em que tinham que ser licenciados para serem nomeados.

Já agora: para avaliar um Projecto, temos que saber mais do que o seu autor, sob pena de passarmos por "treinador de bancada". Por essas e por outras assim, correm tão mal as obras da CMA...

A questão é simples, e já foi explicada: para se ser fiscal é imprescindível ser-se um excelente executante.
Caso contrário, arrisca-se a dar "palpites" sem fundamento, e sem completamente enganado pelo empreiteiro. Às vezes penso que esse é mesmo o objecto único da CMA...

E não insiste no mundo virtual: ESTAMOS A FALAR DE GENTE QUE NÃO TEM QUALQUER LICENCIATURA.

Não confunda um curso de electricista na Emídio Navarro com uma Licenciatura.
Não confunda um curso de condutor de máquinas da Marinha Mercante com uma Licenciatura.

Para perceber melhor: O Senhor por estar habilitado a conduzir automóvel, não tem Licenciatura em Eng, Mecânica, ou por ter lido e compreendido todo o manual de instruções do seu DVD, isso não faz de si um Eng. Electrotécnico.

ENTENDEU AGORA?

Minda disse...

Não há pachorra!

E não é que não há mesmo?
Tomo a liberdade e faço minhas as suas palavras.
Esta gente vai e volta, volta e vai, e não sai do mesmo. São uns tristes.

Anónimo disse...

Esta discussão dos títulos é estúpidaque serve para desviar atenções do que é essencial... é que depois de se ler durante um pouco, desiste-se e não se lê o que de verdade é importante, estes meninos estão , mesmo, a ficar desorientados!!!

Anónimo disse...

Ao não há pachorra

Sabe a história do Pedro e do lobo?, é que este blog já parece isso.
Têm provas, denunciem lá isso tudo, e façam pouco barulho, que só serve para dar oportunidade aos possíveis prevaricadores de arranjarem esquemas.
Não precisavam de ser muito espertos para perceber isso.

Qualquer politico de bancada sabe que não se consegue passar uma mensagem com 50 objectivos.

Sobre a questão dos fiscais terem de saber mais que os projectistas, isso é uma lógica do século passado.
Estamos numa época em que a responsabilidade da autoria dos projectos é de quem os faz, e a fiscalização apenas tem de ver se o que está feito coincide com o projectado (vá lá fazer um cursito de auditorias, pode ser que aprenda alguma coisa).

Sobre as insinuações, deixe que lhe diga que está a km de distância do alvo.

Minda disse...

Anónimo de 1 de Outubro, 14:42h,

Quem está longe de acertar (no alvo, ou na contabilização dos objectivos das denúncias) é mesmo você...

Related Posts with Thumbnails