sábado, 4 de setembro de 2010

O clone!


O caso ontem aqui relatado é o de Nuno Filipe Saudade e Silva Águedo Serrano, director do Departamento Municipal de Estudos e Projectos dos SMAS do município de Almada.

Até ao momento, foi aquele que maior perplexidade me causou. Porquê? Leiam o que se segue:

Nuno Serrano era funcionário dos SMAS do município de Loures (engenheiro de 1.ª classe) quando, em 14-03-2002, tomou pose como Chefe de Divisão de Coordenação de Obras dos SMAS do município de Almada, em comissão de serviço, por três anos (após realização do adequado concurso).

Obviamente que neste tipo de situações temporárias (comissão de serviço por três anos) o trabalhador mantém o vínculo jurídico inicial com a autarquia de origem (SMAS de Loures) – é um direito que lhe assiste.

Mas já é muito estranho, e de duvidosa legalidade que, no decorrer da relação laboral com a nova entidade (SMAS de Almada), e em simultâneo com o desempenho do cargo dirigente ao qual nunca renunciou, seja opositor a concurso de promoção e venha a tomar posse como engenheiro civil principal dos SMAS do município de origem (Loures).

Ou seja, a partir de 19-08-2002, Nuno Serrano consegue a proeza de “desempenhar funções na Divisão de Estudos e Cadastros dos Serviços Municipalizados de Loures”, como engenheiro civil principal, e continuar a exercer o cargo de Chefe de Divisão de Coordenação de Obras dos SMAS de Almada.

Será que Nuno Serrano tinha um clone? É que não consigo entender como é que isto foi possível de acontecer de outra forma. E, já agora, receberia dois vencimentos?

Confusos? Por mais incrível que vos possa parecer, tudo isto está escrito e publicado no Diário da República, conforme o podem comprovar AQUI mesmo.

Mas no processo deste dirigente dos SMAS existe, ainda, um outro facto bastante, digamos, “estranho”:

Consegue que lhe renovem a comissão de serviço num cargo que não exercia. Este é um fenómeno inédito. Que eu saiba “renovar” é dar continuidade a algo que já se faz, prolongando-o por igual período… mas se calhar estou enganada.

É que Nuno Serrano, tendo sido nomeado como Chefe de Divisão de Coordenação de Obras, consegue o “milagre” de lhe renovarem a comissão de serviço como Chefe de Divisão de Empreitadas e Urbanizações.

Não acreditam? Então, leiam com atenção os AVISOS publicados no jornal oficial. Pois é: rebaptizaram aquela divisão municipal e esqueceram-se de dizê-lo no despacho? Ou quiseram colocar o homem noutro sector e para evitar o concurso inventaram este esquema da renovação? Seja de que forma for, temos aqui uma clara e evidente demonstração da competência da Divisão de Recursos Humanos, não acham?...

Pensam que esta é a última? Enganam-se… Não há duas sem três.

Em 02-12-2005, Nuno Serrano é nomeado em regime de substituição para desempenhar o cargo de Director do Departamento de Estudos e Projectos. Presume-se que por seis meses, atendendo aos fundamentos legais enunciados.

Mas, coisa curiosa… aqueles seis meses conseguiram durar 18 meses dado que entre aquela data (02-12-2005) e a tomada de posse efectiva (04-07-2007) não conseguimos encontrar os respectivos despachos de renovação no Diário da República.

Interessante esta história, não é?

31 comentários:

Luna de Almada disse...

Você é mesmo burra!!!
O homem pode concorrer a concursos de promoção no lugar de origem, enquanto Chefe de Divisão! O lugar de Chefe de Divisão não o pode prejudicar na evolução na carreira. E tomar posse não quer dizer que exerça o cargo, sua burra! Apenas o garante em mapa de pessoal para quando e se cessar a comissão de serviço. Nunca são acumulados os dois cargos.

É burra, quer fazer dos outros parvos! Vá trabalhar, sua ignorante! Só mesmo quem não tem nada que fazer dedica tanto tempo a atacar a CMA! Que grande dor de cotovelo você tem! Chega a ser nojento o que para aqui vomita!

Arranje um hobby, mulher! E, já agora, novas fontes que estas estão secas!

Anónimo disse...

Para a "Luna de Almada":
Se é mesmo de Almada, então anda mesmo na Lua...
Repare que estes "milagres", legais e ilegais só acontecem à camarilha que está instalada no poder podre da CDU em Almada.
Se não fosse este "camarada" amiguinho do casal Alexandra Sousa / Catarina Freitas, e não fosse necessário ter à frente do D.E.P. um da cor para cometer a barbaridade de aceitar as obras mal feitas, mas importantes para os do Partido e da Família receberem as suas "comissões".
Quem quiser saber mais, basta frequentar os restaurantes ao pé da sede dos SMAS, e escutar os comentários que lá se fazem a este "blog".
É interessante constatar a "pressa" com que os "camaradas" do Partido vêm cá fora criticar o que lá se passa dentro. Ou seja, lá dentro têm que se fazer do Partido para subirem na vida.
Dizem que duvidam que este Presidente consiga limpar a casa.

Anónimo disse...

Cara Ermelinda,
Nos SMAS já se sabe quem é que, da D.R.H., lhe está a fornecer as informações.
Pelo que a sua fonte vai secar, D. Ermelinda...
Temos pena!...

Anónimo de Loures disse...

Não será D. Ermelinda também um clone?

Anónimo disse...

Cá estou eu, ainda com esta terrível falta de imaginação que ultimamente me ter atormentado. Por isso, repito, sempre e uma vez mais, o que disse anteriormente:

Há momentos em que um homem não aguenta, e em que o nojo é tão grande que tem que desabafar.

Que tal recolocar algumas questões já aqui trazidas, mas que parece terem ficado esquecidas?

Que tal voltar a perguntar porque é que D. Ermelinda tem, nos serviços pelos quais é directamente responsável, duas trabalhadoras em regime de avença ou prestação de serviços (já nem sei bem), uma há 14 anos e outra há 10 anos?

Que tal voltar a perguntar qual é o tempo utilizado pela D. Ermelinda Toscano para estas investigações e estes posts que publica no seu blog? Será o tempo de trabalho normal, pago por todos nós (e bem pago, considerando a média macional), contribuintes deste triste país que produz abjecções como D. Ermelinda? Ou será durante a noite e durante as férias?

[Agora já devem ser mais do que os 58.567,33 amigos de D. Ermelinda Toscano que estão a ajudá-la nesta cruzada anti CDU, e que referi anteriormente. Provavelmente as 33 centésimas já terão passado a mais um ou 1,5 que aderiram à cruzada.]

Porque não investigar, a sério, estas duas questões relacionadas com D. Ermelinda Toscano?

[Mesmo assim, continuo convicto de que valeria a pena investigar. Não sei, cá por coisas ...]

Sei que este meu desabafo vai "incendiar" mais uma série de comentários bem educados, aumentando os níveis de audiência deste esterco em que se transformou este espaço. Mas há momentos em que um homem não aguenta mesmo.

[Afinal não me enganei, não senhor. Para além do "Toma lá" (ou "Ora Tóma!", tanto faz) outros energúmenos acabaram por me responder. E em grande número, o que me satisfez muito, podem crer ...]

Imagine-se a seriedade de D. Ermelinda. Primeiro denuncia no seu blog (a "justiça popular", pois então!). Depois queixa-se às autoridades! Edificante, esta D. Ermelinda...

Não fosse a afirmação solene que tem escarrapachada no seu blog de que "de todos os homens da sua vida, nenhum será mais do que ela" (se não são estas palavras, serão muito parecidas), pensaria com toda a franqueza que D. Ermelinda não passaria de uma "prostituta", pelo menos das ideias. Mas como ela afirma o que afirma, de forma solene e convicta, não avanço para tanto ...

Anónimo disse...

Mas que falta de imaginação tem este "camarada" que está de serviço aos blogues.
Deve ser muito dificil a sua vida, sempre a espiolhar o que os outros dizem, não é?
Deixe lá que isso passa-lhe....

Anónimo disse...

É evidente que o número de comentadores tem aumentado consideravelmente.
Talvez este blogue ou espécie disso esteja mesmo prestes a bater um recorde de participação.
O que seria um caminho prévio para o Guinness da patetice.
Será que a dona do pedaço anda a aliciar comentadores?
Ou será ela própria que se desdobra em múltiplos anonimatos?
Como saber a certeza?

Anónimo disse...

D. Ermelinda Toscano um clone?????? Oh Anóninmo de Loures, deixe-se lá de histórias, por amor de Deus!!!!!

Um clone? Então não nos basta UMA Ermelinda Toscano? São precisas mais? Ainda se nos dissesse que D. Ermelinda seria um Alien, assim tipo 8º Passageiro ou coisa parecida, ainda seria aceitável. Aliás, uma olhadela mais atenta à foto que ela publica nesta espécie de esterco que é o blog dela, dá para perceber alguns (ténues) traços dessa condição ...

Agora clone, Anónimo de Loures! Nem pense numa coisa dessas. Não dê ideias que podem ser muito dolorosas. Estou como o poeta: para melhor, está bem, está bem! Para pior, já basta assim!

PSF disse...

Não sou da sua "cor política", mas deixo aqui o meu comentário para a felicitar pela coragem que tem tido ao denunciar estes casos de corrupção. Ainda bem que existe gente que, quando todos se calam perante o óbvio, têm a dignidade e coragem de lutar contra o "sistema" que está instalado em Almada. Parabéns pelo trabalho e dedicação que tem prestado aos cidadãos Almadenses. Almada precisa de mais gente como a senhora!

Anónimo disse...

Para os comentadores que se apressam a insultar as pessoas com as quais não concordam:
Das vossas iluminadas cabeças, agarradas a corpos pelos vistos bem colocados na vida, não se pode exigir mais que a rasteirada, pois, de facto, quem sobe até uma posição de algum relevo social neste país, sabemos nós, que não o fizeram nunca por mérito e daí a pouca exigência nos arremedos de textos que felizmente têm a liberdade de publicar.
Até os penicos, por menos nobres que sejam, têm a capacidade de se diferenciarem do conteúdo!
Oliveira

assim se vê a força do pc disse...

Ermelinda
deixe o cão rafeiro ladrar (o anónimo das 11h10), deve ser um chulo que nunca trabalhou na vida e que já comprou uma bruta carrinha e vive numa boa moradia. já agora a ambição dos comunistas de almada é tornarem-se burgueses. camaradas posso dar alguns nomes de ftrabalhadores da CMA que vivem no comdominio da aoreira e marisol. gandes comunas e têm a ousadir de ladrar contra quem luta contra a corrupção. senhor anónimo vá tomar conta da sua febra(mulher)

Anónimo disse...

Assim se lê a verborreia dos "amigos" de D. Ermelinda!

Minda disse...

Luna de Almada:

Ora ainda bem que sou burra.
Agora a senhora nem ler sabe... deixo-lhe aqui parte da nota curricular do visado, pois é ele mesmo (ou os serviços por ele) que afirmam o que eu disse (viu as aspas - é que era uma citação!):

«Nota curricular
Identificação – Nuno Filipe Saudade e Silva Águedo Serrano.
Data de nascimento —17 de Novembro de 1967.
Naturalidade — Nossa Senhora de Fátima, Lisboa.
Habilitações académicas — licenciatura em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, com a média final de 12 valores.
Actividade profissional —
Desde 2 de Dezembro de 2005, como director de departamento municipal de Estudos e Projectos, nomeação em comissão de serviço, em regime de substituição nos SMAS de Almada;
Em 19 de Agosto de 2002, tomou posse como engenheiro civil principal, a desempenhar funções na Divisão de Estudos e Cadastros dos Serviços Municipalizados de Loures;(...)»
Diário da República, II série, n.º 146, de 31 de Julho de 2007, p. 21683.

Saberá V.ª Ex.ª o que significa estar "a desempenhar funções"?

É que não sou eu a afirmá-lo. É o próprio! Se há alguém ignorante são vocês os dois (a senhora e o senhor em causa... estão bem um para o outro).

Quanto às fontes, estão muito longe de estar secas...

Minda disse...

Anónimo das 8:57

O melhor é deixá-los falar, falar, falar... quanto mais escrevem mais asneiras dizem. Coitados...

Minda disse...

Anónimo das 10:37

Têm pena?
Ora essa! Mas estão tão longe da verdade. Coitados.
E a prova disso é já o artigo desta noite.
Mas há mais, muitos mais... é que a fonte tem uma nascente a quem vocês não conseguem chegar.
E o mais engraçado é que se trata de uma vossa camarada, do Partido mas não da vigarice (esta ainda tem vergonha na cara).

Minda disse...

PSF:

Obrigada pelo apoio. As suas palavras são o incentivo de que preciso para continuar.
Mais uma vez obrigada.

Minda disse...

Oliveira:

Não sei se já reparou que quem insulta nunca comenta o conteúdo dos artigos? Nem desmente os factos apresentados?... sintomático, não?

Minda disse...

Assim se vê...:

"Os cães ladram e a caravana passa"... a indiferença é o melhor remédio.

Anónimo disse...

O palhaço do anónimo das 19h41 ofende as pessoas e depois não gosta de ser ofendido.seu fascista encapotado de comuna. Vá trabalhar pois sei a besta que você é, para além de ser calão que ganha bem. Vem para aqui ofender uma mulher como a Ermelinda que tem mais coragem e tomates que você terá algum dia. Para mim o senhor é um porco. Um porco, seu fascista. desculpe Ermelinda mas com estes animais só posso escrever assim.

Elipsia de Almada disse...

Estou cada vez mais certa de uma coisa: A D. Ermelinda transveste-se em diversos heterónimos a que dá o mesmo nome. A D. Ermelinda tem muitos heterónimos, todos chamados de "ANÓNIMO".

Não faz nada na vida que não seja esta ridícula caça às bruxas, quando a verdadeira bruxa é ela própria!

A senhora não vale nada! Mesmo nada!

Elipsia de Almada disse...

Cuidado pessoal dos SMAS!

Segundo o "Anónimo" das 08:57, estão todos sob escuta!!!

Atenção ao que dizem nos cafés, a PIDE anda a segui-los e a ouvir as vossas conversas!!!

Interessantes, estes amigos da D. Ermelinda! Dedicam-se a espiar as conversas dos colegas!

Cuidado trabalhadores dos SMAS! A PIDE voltou!

Anónimo disse...

Elipsia:
Não é só o seu nome que me faz rir.
O que escreve é bastante cómico.
A PIDE? Só se for travestida de KGB, que é quem tem "comissários políticos" com fartura dentro dos SMAS.
Basta ver os seus camaradas sindicalistas, sempre, sempre ao lado da emília e seus acólitos.
No fundo, como "Elipsia", muitos são os lacaios da emília.
Vá lavar a cabeça, a ver se desturva ideias! Essas já são de há 2 séculos atrás.

Minda disse...

Anónimo de 05.09, 01:23h

Percebo a sua irritação. Mas não vale a pena tratar esta gente com as mesmas armas que utilizam... temos de ser mais inteligentes do que eles. Por isso, desprezo! e mais desprezo é o que devem levar em troca.

Minda disse...

Elipsia:
Pois claro. Vale você muito...
Ainda bem!
"Ridícula caça às bruxas?” a ver vamos! Não perde pela demora…
Quanto à PIDE está enganada/o, parece-me que o PCP é que a ressuscitou.

Nuno Serrano disse...

Boa tarde

Venho aqui tentar esclarecer quem lê isto e pode estar a tirar conclusões erradas, tais como existência de clones e milagres.

Realmente faço parte dos quadros dos SMAS de Loures e na altura da minha tomada de posse como Chefe de Divisão em Almada, já o concurso de promoção na carreira de Engº tinha sido iniciado em Loures. E quando foi iniciado estava a exercer funções na Divisão de Estudos e Cadastros dos SMAS de Loures.
Apenas ficou concluído, já posteriormente à minha entrada em Almada, de onde recebia o ordenado (não, não recebia dois vencimentos) e a referência ao local onde prestava serviço referia-se ao inicio desse concurso.
Para além deste explicação informo que a progressão na carreira no quadro de origem é perfeitamente legitima e lamento até que desde 2002 não tive mais nenhum concurso para progressão na carreira ao contrário de quase toda a gente.

Lamento decepcionar quem julgava existirem clones!

Falando agora da renovação da comissão de serviço que não fui eu que consegui como afirmado, mas foi entendimento destes SMAS fazerem-no, e pegando nas suas palavras: "Que eu saiba “renovar” é dar continuidade a algo que já se faz", foi exactamente o que aconteceu, ou seja foi renovada a Comissão de Serviço para efectuar exactamente o mesmo trabalho que estava a fazer numa Divisão que foi actualizado o nome, tendo continuado com o exacto conteúdo funcional.
Não foi portanto um "milagre"

Quanto à minha nomeação em regime de substituição no cargo de Director de Departamento esta durou até estar concluído o respectivo concurso, tendo sido nomeado legitimamente.

Resumindo e concluindo, conseguiu levantar aqui uma série de suspeitas que, como vê, não deram em nada, apenas procurando denegrir o meu nome.

Acrescento que desde há 8 anos me dedico de corpo e alma aos SMAS de Almada procurando fazer o meu melhor, sem filiações partidárias nem recebendo pressões de ninguém.

Cumprimentos

Nuno Serrano

Anónimo disse...

Nuno Serrano

Não o conheço, nunca o vi, não sou dos SMAS, mas lamento profundamente que o Sr., tal como tantos outros funcionários dos SMAS e da CMA estejam a ver os seus nomes lançados à lama por esta senhora qua nada mais tem para fazer na vida que dedicar-se a arranjar estratagemas e conclusões precipitadas do que lê nos D.R. e, sobretudo, dando ouvidos ao que um punhado de gente ressabiada lhe passa, sem qualquer fundamentação legal.

Mas estou convicta que irá pagar na Justiça! Alguém terá coragem de denunciar estas situações!

Minda disse...

Caro Nuno Serrano

Começo por lhe agradecer o ter vindo a este espaço com a sua verdadeira identidade. Essa é, de facto, uma atitude de louvar e pouco usual nestas andanças da blogosfera.

De seguida, tenho a esclarecer que nada me move contra si, que nem sequer conheço. Com o relato destes casos (entre os quais está o seu) pretendo apenas mostrar, a verdadeira face da política de gestão de recursos humanos da CMA/SMAS e as muitas arbitrariedades que se têm praticado ao nível da selecção de pessoal, nomeadamente dos dirigentes, seja por incompetência de quem trata dos processos ou por outras razões quaisquer.

Portanto, que fique claro. Não pretendi denegrir o seu nome mas sim as más práticas dos SMAS no que se refere à contratação de pessoal. O seu nome apareceu, como o dos outros, para ilustrar casos concretos e para que todos saibam do que se está a falar. Pior seria lançar suspeitas no geral e não indicar as provas concretas.

Haverá casos em que o trabalhador identificado é também infractor, como no caso dos “falsos engenheiros” que a própria Ordem já está a investigar. Esses poderão achar que ficam mal no “retrato”… e ficam mesmo! Não é, todavia, o seu caso. Por isso, apesar da ironia utilizada no tratamento da notícia, não estou a avaliar nada mais do que, repito, as más práticas dos SMAS a nível da gestão de recursos humanos.

No meu texto em momento algum coloco em dúvida o direito à carreira de quem exerce cargos dirigentes. Todavia, deverá saber que, uma coisa é esse seu direito legalmente protegido (a “usar” finda a comissão de serviço), não estando impedido de se candidatar a concursos de acesso e a aceitar a nomeação, outra coisa é o tomar posse efectiva numa nova categoria no lugar de origem em data posterior à da aceitação da comissão de serviço.

Qual seria, de facto, a situação jurídico funcional válida? A de engenheiro civil principal (nos SMAS de Loures) ou a de chefe de divisão (nos SMAS de Almada)? Estamos a falar do desempenho de funções com conteúdos funcionais e responsabilidades diversas além de afectas a serviços geograficamente diferentes, pelo que a acumulação, nesses moldes, não me parece legalmente possível.

Mas o que está mal é, sobretudo, a redacção dos documentos oficiais que consubstanciam os actos atrás referidos pois o seu conteúdo pouco claro acaba por provocar muitas confusões interpretativas, tal como naquela questão da alteração do nome da Divisão Municipal que chefiava… uma simples referência a essa ocorrência teria eliminado quaisquer dúvidas.

Conclusão:
Agradeço os esclarecimentos apresentados e que clarificaram alguns aspectos, mas as suspeitas por mim levantadas continuam a justificar-se pois dizem respeito à forma pouco competente como o sector dos recursos humanos acaba por conduzir todo o processo que culmina com a publicação de avisos no Diário da República pouco claros e propícios a interpretações negativas.

Cumprimentos

Minda disse...

Cara Anónima,

Também eu estou convicta de que os responsáveis pelas ilegalidades que se cometem ao nível da contratação de pessoal nos SMAS de Almada irão pagá-las na Justiça!
E ao contrário do que afirma ninguém está a atirar nomes para a lama. Na lama já estão os que cometem fraudes para chegar onde estão, como o caso dos “falsos engenheiros”.

Anónimo disse...

poderiamos esplanar mais sobre trapalhadas e encogruênçias caso paço a citar sistemas de rega em grandola fornecidas a custo zero plos SMAS kom mão de obra dos mesmos kom pagamento de almoços e de algumas subibas na carreira estou-me a reportar ao ano de 1996/97/98 plo então encarregado geral JOSE VIRGILIO GONÇALVES e a democracia ke temos

Anónimo disse...

Vindo do Engº Nuno Serrano, não se esperaria outra coisa que não fosse a coragem e a frontalidade de assumir-se com a sua identidade.
Quem está de consciência tranquila, não tem medo de dar a cara, nem o nome.
Eu reservo a minha por não achar relevante.

Minda disse...

Anónimo das 19:54h

Como esclareci em resposta ao próprio Eng.º Nuno Serrano, o exemplo citado serve para demonstrar a falta de cuidado na redacção dos documentos administrativos que depois são publicados no DR.
E também reconheço que é preciso coragem para assumir a sua verdadeira identidade quando seria tão mais fácil vir aqui comentar como anónimo.

Related Posts with Thumbnails