quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Finge que é uma espécie de concurso...

Tivesse você conhecimento de que uma autarquia contratava pessoal sem exigir a comprovação das habilitações académicas através da apresentação de documentos oficiais ou aceitava a palavra do trabalhador como garantia de autenticidade académica dispensando-o da entrega dos respectivos certificados, desde que o/a visado/a fosse “pessoa de confiança” (política e/ou familiar), o que é que achava?

Mais ainda, o que pensaria você se soubesse que uma autarquia promovia concursos de pessoal para as carreiras de engenharia técnica e de técnico superior (engenheiro) e que o candidato vencedor, afinal, não possuía as habilitações necessárias para exercer a profissão em causa?

Agora imagine que nesses concursos até haviam candidatos devidamente habilitados em termos profissionais (ao contrário do vencedor) mas por não terem os “conhecimentos político-familiares adequados” eram injustamente preteridos. Como classificaria esta atitude?

Pense com calma e responda sinceramente: considera possível situações destas (ilegais, injustas, parciais, discriminatórias) acontecerem numa autarquia liderada por um partido dito de esquerda, que se afirma como o único defensor dos trabalhadores?

Pois é. Mas tudo isto se passou na Câmara Municipal de Almada. Ou melhor dizendo nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Trata-se do caso de Paulo Jorge da Silva Gonçalves, actual Chefe de Divisão de Produção de Água nos SMAS e que se resume assim:

Em 19-03-2002 foi nomeado em comissão de serviço extraordinária como estagiário na carreira de engenheiro técnico, tendo tomado posse, definitiva, em 11-07-2003, no lugar de engenheiro técnico de 2.ª classe.

Todavia, segundo nos confirmou a ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Paulo Jorge Gonçalves nunca lá esteve inscrito… logo, nunca poderia exercer aquela profissão (conforme assim o determina o artigo 4.º dos respectivos estatutos: Decreto-Lei n.º 349/99, de 2 de Setembro).

Em 30-09-2004 foi nomeado em comissão de serviço extraordinária como estagiário na carreira de engenheiro (área de electromecânica), tendo tomado posse, definitiva, em 19-12-2005, no lugar de engenheiro de 2.ª classe.

Contudo, segundo nos confirmou a Ordem dos Engenheiros, Paulo Jorge Gonçalves não está lá inscrito… logo, está impedido de utilizar o título de engenheiro e de exercer essa profissão (conforme assim o determina o artigo 3.º dos respectivos estatutos: Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de Junho).

Mas nada disto impediu Paulo Jorge Gonçalves de, em 18-03-2008, vir a ser nomeado engenheiro de 1.ª classe, na sequência de concurso interno geral, e de chegar a ser colocado no lugar de Chefe de Divisão de Produção de Água, em regime de comissão de serviço por três anos, após realização do respectivo concurso.

É esta a política de gestão de recursos humanos justa e equilibrada que o vereador José Gonçalves diz que a CMA aplica, e que serviu para recusar o pedido de mobilidade interna a dois trabalhadores alegando que para ingressar na carreira de técnico superior só mesmo por concurso? Com exemplos destes percebe-se, agora, perfeitamente, as acusações de discriminação… política?

Veja AQUI as nomeações no Diário da República.

43 comentários:

turno das 23 às 8 disse...

Minda, este já era pago como engeheiro e ainda tinha horário de estudante...

pessoal ao turno disse...

este tem a mania que é importante não percebe de nada mas gosta de mandar sem saber é claro que nós não esquecemos o BUFO que o paizinho dele era. Ao fim destes anos todos de serviço que fazemos de olhos fechados apareceu este GRANIZE que por sinal é muito rasca. Desde que é chefe de divisao (porque lambeu bem o Carlinhos) ninguem o atura só os graxas que lhe arranham a porta.
engenheiro, deixa-me rir gostava de ser!

Anónimo disse...

É o grande chefe dos jardineiros, filho do Zé Virgílio, talvez o mais malvado de todos.
dizem que familiares e amigos forma mais de 35 os que meteu cá, com todas as vigarices do costume.
pelos vistos, até o filho entrou pela aldrabice, pois não é engenheiro, mas faz-se de conta!

Acho que vai passar ainda muito tempo até estes mentirosos exploradores serem castigados.

Até lá, sofremos nós os abusos deles.
Este foi uma pesada herança do reinado do bêbado do Carreiras.

Anónimo disse...

este e o pai dele são os maiores fascistas dos SMAS

trabalhador dos SMAS disse...

Coitado, teve que fazer dois estágios. Deve ser mesmo "burrito", só à segunda "passou"...
Mas os cursos de Engenharia tiram-se nas Universidades; não é a fazer estágios nos SMAS de Almada que se obtem o "canudo"...

Anónimo disse...

Tem mesmo que vir alguém de direito (uma Inspecção?) aos SMAS verificar todas as vigarices que haja nos Concursos de Admissão.
Os ficheiros devem lá estar; é só estudá-los.
Já agora, haja quem aproveite para ver os "Relatórios de Estágio de Engenharia" que este "engenheiros" falsos apresentaram, e com os quais "obtiveram nota" suficiente para entrar para a nomeação definitiva nos quadros de pessoal.
Convém também verificar se quem lhes deu a classificação seria "engenheiro engordado no aviário chamado SMAS", ou Engenheiro mesmo!

Anónimo disse...

O Social Fascismo (PCP) vai cair em Almada e estes criminosos irão ser chamados a responder a quem de Direito!
A Ordem dos Engenheiros, o Ministério Público, IGAL e Comunicação Social nacional vão ter de actuar muito em breve!
Os políticos da oposição também serão avaliados na próxima Assembleia Municipal!
Até lá iremos tomando conhecimento de mais factos!

cientista nuclear disse...

se este é engenheiro, então eu em vez de jardineiro, sou CIENTISTA NUCLEAR!!!!!!!!!!!!!!!!!

munícipe burlado disse...

A carreira profissional deste senhor é uma burla de uma ponta à outra.
Os burlados são os munícipes, os restantes trabalhadores dos SMAS, os Engenheiros desempregados, os cidadãos contribuintes, etc.
A este burlão e seus cúmplices na D.R.H., o que vai acontecer? Vão prosseguir impunes a sua "actividade", ou vão ser expulsos da Função Pública, dando assim lugar a gente honesta e com vontade de trabalhar?
Onde estão afinal os tão publicitados DIREITOS DOS TRABALHADORES?

RH disse...

ATENÇÃO não existe nenhum Instituto Superior de Tecnologia de Setubal muito menos Engenharia Electromecânica, aconselho os meus colegas a não comentarem nas escadas a caminho do bar que foi ele próprio quem escreveu a nota curricular.
Conforme publicação em D.R. "Engenharia de Electromecânica, pelo Instituto Superior de Tecnologia de Setúbal"
com 12 valores coitadinho muito fraquito, mas quem sai aos seus não degenera.
Ainda por cima Um Curso virtual num Instituto virtual que complexas são as mentes de quem se convence ser melhor que os outros

Anónimo disse...

aquele sr. do bigodinho, também começou assim, de vigarice em aldrabice até... ao fim. era o Adolfo qualquer coisa....

Anónimo disse...

Este é o tal que faz queixinhas dos operadores e ou jardineiros que não lhe aparam os golpes e estão fartos da incompetência dele. tem a mania que é importante.

desempregado disse...

Já estou a tratar de arranjar um papel carimbado (com o carimbo lá da barbearia do meu bairro) que diz que sou médico.
A seguir vou-me inscrever no P.C.P:, e sem perder tempo vou-me candidatar a um Concurso para estagiário de téc.-sup. nos SMAS de Almada.
Daqui por 6 anos, sou Director na birosca, e receber mais de 3 mil euros /mês...
Toma qué democrático!!!

desempregado disse...

médico, informático, designer, cabeleireiro, enfermeiro, técnico de betume de paredes, especialista altamente qualificado de tintas, engenheiro, arquivador, arquitecto, segurança especialista, etc., qualquer coisa serve, desde que tenha o cartão de militante!

bloco operatório dp disse...

Fomos ameaçados caso houvesse comentários a este "finge que é uma espécie de concurso.." que seríamos perseguidos e levaríamos um processo disciplinar. Olha o meu medo já estamos habituados a esse garnisé que nada sabe fazer mas pensa que é muito importante, só que não vale nada até as penas lhe caíram AH AH AH...

Anónimo disse...

Já o pai desta vedeta saloia era um lambe botas nos smas meteu 35 familiares, amigos dos camaradas,etc perguntem ao operador Soares do feijó que também é dos tais que só fala pelas costas, aprendeu com o chefe que diz coitadinho que é engenheiro.

Anónimo disse...

Esse José Virgilio comunista? então a criatura depois do 25 de Abril dizia que os comunas eram uns bandidos, que não cqueriam trabalhar, foi para trabalhar para os smas e tornou-se comunista. ao que o pcp chegou ter jente desta no partido. não tenho a certeza se antes do 25 de abril, não teria sido bufo da PIDE.Lá na rua ouvia-se uns ZUnZUNs

Anónimo disse...

Camaradas, salve seja, a melhor coisa que se pode fazer para rebentar com esta máfia de falsos comunistas e dar a conhecer este blog a todos os familiares, amigos vizinhança colegas de trabalho, público em geral, que é para eles não conseguirem esconder.

Anónimo disse...

Segundo constava lá na rua esse senhor Zé Virgilio devia trabalhar para a PIDE _ DGS, hoje assume-se como comunista. Não quero acreditar!!!

Minda disse...

Turno das 23 às 8:

Essa e outras situações só mesmo com uma visita da IGAL que possa escrutinar todas essas questões.
De outro modo, sem provas, nada feito...

Minda disse...

Anónimo das 11:12h

Uma investigação a sério teria muito por onde pegar e esta questão dos "falsos engenheiros" ainda vai dar que falar pois a Ordem já entrou em cena.

Minda disse...

Anónimo das 11:18h

Esperemos que todas essas entidades venham a actuar mesmo e com celeridade.

Quanto à avaliação dos políticos... sinceramente, duvido que alguma coisa venha a mudar.

Veja-se a aprovação por unanimidade da estrutura orgânica dos SMAS (na reunião de hoje da CMA)...

Minda disse...

Munícipe burlado:

Provados os factos por quem de direito e instaurado o competente processo disciplinar e/ou judicial(eu limito-me a denunciar as situações), também concordo que a pena deveria ser a expulsão.

Minda disse...

RH:

De facto eu conheço é a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, mas não sei se o curso existe ou não.
Mas vou investigar. Fiquei curiosa.

Minda disse...

Anónimo das 22:27h

O passar a palavra é, de facto, muito importante.
As denúncias aqui feitas devem chegar ao maior número de pessoas para que a máscara deles comece a cair.

Administrador disse...

_

«« Blog Encerrado »»

_

Administrador assessor principal disse...

blog reaberto...

Maria da Fonte disse...

Todos nós falamos mas acontece que estas incompetentes,maquiavélicas, sanguessugas, vão vivendo à custa de todos nós e progredindo na carreira. Enquanto os competentes vão ficando pelo caminho, sujeitos às maiores sevícias de que há memória tipo Estalinistas, depois queixam-se da má qualidade dos investimentos que a CMA faz, também não nos podemos esquecer que uma parte desses investimentos é para suibsidiar o pcp tal como fazem as religiões que por aí crescem como cogumelos venenosos.

trabalhador dos SMAS disse...

Gostava de ver este a ter a dignidade e coragem de fazer como o Eng. (este,sim, é Engenheiro) Nuno Serrano, que veio aqui ao blog, identificando-se e procurando esclarecer as duvidas que sobre ele estavam lançadas pelos incompetentes da D.R.H.

RH disse...

respondendo à Minda e ao trabalhador dos SMAS:
Não existe Instituto Superior de Tecnologia de Setúbal, nem tão pouco o curso de Eng. Electromecânica.
Basta consultar o site na net.
Mesmo que existisse tal curso, ele não faz parte da lista de cursos aceites pela ANET, pelo que nunca este cidadão se pode intitular Engenheiro (Técnico, ou não).
Ao trab. dos SMAS:
Este farsante de nome Paulo Gonçalves nunca terá a dignidade de ter uma atitude como o Eng. Serrano, uma vez que vive no mundo megalómano do faz-de-conta.
Tal como ao Papá do menino, tudo o PCP lhe garante (agora, porque dantes....); não têm que se preocupar em tirar cursos, ou explicar o que quer que seja.
O partido trata de tudo!
Basta consultar os ficheiros.

Minda disse...

Administrador:

Isso queria você.

Minda disse...

Administrador assessor principal:

Obrigada.

Minda disse...

Maria da Fonte:

A sua revolta tem toda a razão de ser.
Precisamos de desmascarar estas situações e exigir que as entidades competentes façam o seu trabalho e os infractores sejam penalizados.
Por isso, não podemos desistir.

Minda disse...

Trabalhador dos SMAS:

O Eng.º Nuno Serrano teve a atitude que teve (e que eu já louvei) porque está de consciência tranquila.
Outros, já não poderão dizer o mesmo.

Minda disse...

RH:

As pessoas distinguem-se pelo seu carácter: há os que o têm (caso do Eng.º Nuno Serrano) e os que o não têm...
Quanto aos partidos, não quero dizer que são todos iguais porque há uns piores que outros: caso do PCP que, em ALmada, prega uma coisa e faz o seu inverso.

O DIABO NOS SMAS disse...

Este senhor Paulo Gonçalves deve pensar que a Licenciatura se obtém através de estágio.
Por isso fez dois...
Mas isso não fez dele nem Eng., nem Eng. Téc.
Triste traste!

Minda disse...

O Diabo nos SMAS:

Paulo Gonçalves terá de se explicar à OE, à IGAL e às competentes entidades judiciais.
Mas o Chefe da DRH também tem muitas explicações a dar, assim como o CA.
Apurados os factos, só espero que os responsáveis venham a ser exemplarmente penalizados.

Anónimo disse...

Tive uma ideia que resolve tudo:
1. abre-se, no DR, um Concurso para Técnico Superior Trapaceiro Assessor Principal.
2. este sujeito, está totalmente habilitado, por isso concorre
3. o júri, desde que seja o carlos mendes, o henrique carreiras (com o indispensável copo de três) e a maria emília, vai classificá-lo em 1.º, com distinção
4. ele pode finalmente tomar posse de um lugar para o qual está devidamente habilitado.
5. Finalmente poderá legalmente receber o salário que tem recebido estes anos todos

Minda disse...

Anónimo das 10:32h

Parece uma anedota, mas a caricatura que apresenta é bem demonstrativa do que se passa na CMA/SMAS...

RH disse...

Ficamos de "boca aberta" com atenção por causa das moscas ao ouvir no bar em surdina o que este Paulo Gonçalves faz com o "seu" nosso Pessoal: proíbe os funcionários que estão debaixo da sua pata (sob pena de lhes estragar a vida cortando-lhes as noites) de falar com um funcionário que está de "castigo" porque tem o azar de ser mesmo Engenheiro.
Nem a mana dele é tão reles na função dela cá nos SMAS. O pai, esse sim. era capaz disso e de muito mais....

Almadense disse...

Pergunta ao RH
o que está a dizer é GRAVE ou, é uma brincadeira de mau gosto?
Diz que alguém está de castigo onde?
Ainda por cima Engenheiro?
O que se está a passar?

Anónimo disse...

Minda, estive a fazer uma visita ao blogue elas são tantas que nem sei por onde começar.
Para já quero o livro de reclamações do BE.Não cumprem com o programa, logo é melhor irem com os porcos.

Depois, e apesar da intervenção do sr. vereador José Carlos Simões, continuo a não perceber muito bem onde está esta oposição. Se não é possível trabalhar lá dentro é possível fazê-lo cá fora, como este blogue é exemplo.

E no caso do PS admitamos que este partido deve ter formas eficazes de fazer chegar à comunicação social estes atentados à dignidade dos trabalhadores.

Continuo sem entender como é que entre tantas notícias sobre tantos municípios, e que envolvem corrupção de dirigentes políticos ou seus assalariados (expressão comunista que fica aqui bem), não aparece nada. Nada mesmo sobre esta Câmara que tem atropelado a democracia, a lógica da política autárquica. Só não tem atropelado os princípio stalinistas, um dos melhores momentos da tal "democracia comunista".

Uma palavra especial aos defensores do indefensável:
Quando não se pode contrapôr uma verdade contra outra verdade (porque eventualmente há várias, pelo que tenho lido) o melhor mesmo é não falar.
E para quem não acredita na opinião pública ( como é o caso de um anónimo que aqui tem vindo), tem havido muita opinião publica vinda desse lado.

Minda, espero que este trabalho dê frutos. De preferência antes que os atingidos sejam internados numa ala psiquiátrica de um qualquer hospital.
Volto a referir que psicólogos, psiquiatras e afins estão a fazer fortunas com os fnucionários desta Câmara.

Uma palavra para os sindicatos. quero o meu dinheiro de volta.

Ant

Anónimo disse...

Resposta ao RH
"Não existe Instituto Superior de Tecnologia de Setúbal".
a internet têm tudo é pena que nem todos a saibam usar
"http://www.si.ips.pt/ests_si/web_page.inicial"

Related Posts with Thumbnails