Quem, como nós, atravessar várias vezes aquele campo de concentração, a que chamam canil de Vale Cavala, fica com um cheiro entranhado que os banhos não conseguem retirar.
É preciso entrar e penetrar naquele inferno de comida podre, dejectos e todo o tipo de lixo.
Ontem, ao final da tarde, as ratazanas corriam e comiam detritos, os ratos saltavam, os coelhos corriam, o burro comia folhas secas de um jornal…
Em cima, os cachorros gemiam em barracas completamente tapadas, onde não podia entrar a luz do sol; codornizes vivas comiam uma morta, em caixas pouco acima do nível do solo, assim como os furões com crias, uma cadela em pé, com as pernas muito abertas para que os filhos conseguissem mamar sem ter de deitar-se no chão coberto de excrementos e comida podre, etc., etc.
Já se fizeram inúmeras diligências e temos tido todo o apoio dos deputados municipais do Bloco de Esquerda que ouvem, tal como nós, como os poderes deste país evocam leis a torto e a direito para sacudir a água do capote – para não fazerem nada.
Várias pessoas que moram perto do canil de Vale Cavala, disseram-nos que o “Zé da Burra” (o proprietário) tem relações com pessoas “importantes” que vêm ali fornecer-se para a caça e fazer cruzamento de cães e a quem ele leva furões, lebres, cães, etc. para caçarem nas suas herdades.
Como é possível?
Charneca de Caparica, 18 de Setembro de 2010
Texto: Helena Fraga
Fotografias: Luís Filipe
49 comentários:
proponho que mandem lá o "fiscal" eng. falso, Fernando Mendes...
O salário milionário da avença do FOGAREIRO FERNANDO MENDES ajudaria muito a estes seres que merecem mais consideração que os autarcas da escumalha da emilinha que são uns corruptos, ordinários, mentirosos, falsos, invejosos, reles e muitos mais adjectivos.
MAS COMO ESTES QUERIDOS E INOCENTES SERES QUE DÃO CARINHO A QUEM LHES FAZ MAL NÃO DÃO VOTOS A AUTARQUIA MATA-OS.
Faço aqui um apelo vamos unir esforços para salvar estes AMIGOS DO HOMEM que nada pedem a não ser carinho e seguir o exemplo de câmaras dignas desse nome que não a que estamos a falar. Não se esqueçam que estes animais são mais racionais que os racionais não dão apartamentos nem dão luvas.
Concordo com a Catarina Eufémia.
Não se esqueçam do que disse António Carrasco Lopes militante do PCP nº 152764, "está na altura de fazer uma purgazinha...", " Jerónimo de Sousa sofre e bem com os PILHA-GALINHAS do seu partido..."
A minha sugestão é mudar o canil para a presidência da Câmara e esta para o canil ficaríamos muito
melhor e pouparíamos muito o erário público. Sim calculem quanto rouba em salários e não só a escumalha da moradora da Rua Mendo Gomes de Seabra que por AZAR é minha vizinha. Coitado de mim.....
Catarina:
Não é fogareiro, é fogueiro.
Essa é a designação correcta da função, na Marinha.
Mas nem sei se ele (Fernando Mendes) terá sido isso; pode ter sido apenas azeiteiro, outra das funções na casa da máquina.
Sempre ao dispor
Morador da Mendo Gomes de Seabra ao coitado de mim , não pense que é o único que tem azar, eu também tenho essa ratazana como minha vizinha. Como sabe as ratazanas multiplicam-se facilmente como é o caso. Por isso no canil é expressamente proibido abate-las para assim estarem em sintonia com a autarquia, ou seja ratazana na presidência/ ratazana no canil.
Está aqui o perfeito exemplo desta autarquia, basta ir ao canil.
Para resolver o problema de forma definitiva, proponho que os animais passem a ter uma Procuradoria que os represente; bastará copiar os países civilizados dessa distante Europa...
Tantas Leis que se "fabricam" por cá, que até se esquecem de ver as soluções simples de quem está largas dezenas de anos avançado relativamente ao caduco poder de Almada...
Pergunto aos "ambientalistas" profissionais que enchem os corredores da C.M.A.: os animais de Vale Cavala não fazem parte do Ambiente?
Pena que os animais não votem, senão ainda iamos ver a Emília e capangas aos "beijinhos" à bicharada...
Hoje estes queridos animais vão passar ainda mais fome.
Não se esqueçam que é dia de greve.
Meus queridos leitores aqui vai o meu desabafo:
Não conheço neste País, uma Câmara tão infame quanto a de Almada.
Se eles deixam morrer marinheiros no submarino, não é de estranhar que matem animais, esta é a escola estalinista, que mandou matar a própria família.
Cara Rosa Barroso:
A CMA não tem submarinos, mas deixa morrer os trabalhadores que não lhes prestam a vassalagem que os "eleitos" do PCP exigem.
Deixa morrer, entregues ao alcool, à toxicodepedência, etc., por total negligência de os recuperar para o trabalho.
Conheço casos de excelentes profissionais há 30 anos (antes da família da Emília chegar cá) que hoje estão completamente dependendes do alcool em que se refugiaram do total desprezo a que foram votados pelas chefias.
Concordo consigo: é uma Câmara infame para os munícipes, para os trabalhadores, para todos os que não pertencem aos capangas do CDU.
Tenho vergonha do que vejo, e não posso denunciar, pois o meu salário e a minha carreira profissional dependem do meu silêncio.
“De só pensar que meu cachorro me quer mais que eu a ele, sinto vergonha”.
(Konrad Lorenz)
“É vergonhoso para nossa espécie que sendo o cachorro o melhor amigo do homem, seja o homem o pior amigo do cachorro”.
“Os animais e a natureza são pouca
coisa para o homem quando o homem é pouca coisa"
“Em algum lugar debaixo da chuva, sempre haverá um cachorro abandonado que te impedirá ser feliz” ( Aldous Huxley )
“De só pensar que meu cachorro me quer mais que eu a ele, sinto vergonha”.
(Konrad Lorenz)
"O amor pelos animais, eleva o nível cultural do povo.”
(Fl. [Salvochea])
“Podemos julgar o coração de um homem segundo trata aos animais”
([Immanuel] [Kant])E
"Não me importa saber se um animal pode raciocinar. Só se que é capaz de sofrer e por isso o considero meu próximo” (Albert Schweitzer)
"A grandeza de uma nação e seu progresso moral pode ser julgado pela forma que seus animais são tratados"
Mahatma Gandhi.
Luís Sánchez.
O chavão da C.M.A. é o ambiente como diz a ratazana-mor ( diz o morador da Mendo Gomes de Seabra). Um dos grandes tachos de este chavão foi dado à Catarina Freitas, sua queridinha norinha.
No entanto esta gente utiliza o ambiente para roubar, passear, o que poderia dar qualidade de vida aos animais.
Mais utiliza para despejar dinheiro para os amigos nomeadamente para a camarada Luisa Bastos,etc,etc.
Que pena os animais não saberem cantar o avante porque assim tinham a sua subsistência assegurada,Porque assim passavam a comer bifes todos os dias.
Proponho que inscrevam os animais do canil na concelhia de Almada do PCP.
Teria duas vantagens:
1. os bichos passavam a ter qualidade de vida.
2. passava a existir inteligência na dita concelhia.
Uma boa ideia e não tem que me pagar nada por ela - eu não sou nem Sousa, nem Carreiras, nem Mendes, nem Gonçalves, nem Norberto, nem ... etc.etc.etc.
O que vou aqui contar não é uma história é a pura das verdades:
Existe Na CMA um condutor de um carro do lixo que tem o seguinte fetiche:
Atropelar tudo de 4 patas que mexa ficando muitos deles a agoniar na estrada se não tiverem neste caso "sorte" de morrer logo. No percurso que efectua na Costa de Caparica. Já se denunciou isto à CMA e nada fazem até os próprios colegas reprovam esta aberração, claro todos dizem que é protegido pelo STAL. Que fazer neste caso? Atropela-lo a ele e aos chefes que não o castigam?
À Filomena Gaspar
É normal, minha Senhora.
Numa Câmara onde há tantos atropelos à Lei e ao Estado de Direito, o motorista de um camião entende poder contribuir a atropelar o que pode: os indefesos animais.
Aberração provoca aberração.
No Concelho de Almada só há dois canis. O municipal que fica localizado no Alto do Moinho. O outro e que me parece ser o que está em causa é gerido pela Associação dos Amigos dos Animais de Almada.
Realmente o que lá se passa é inadmissível.
Nunca ninguém fez nada por aquilo. E a Câmara devia acabar com aquela vergonha.
E ninguém chama a atenção dos responsáveis pelo canil?
Quando referi Alto do Moinho queria dizer Alto do Índio.
Bem haja aos autores do texto pela lição de civismo e de humanidade.
O que esperam de uma Câmara onde há munícipes de primeira e munícipes de segunda.
Onde há os que são familiares e amigos da presidente e depois os outros.
Onde os sérios, honrados e dignos são perseguidos e os corruptos são premiados.
Onde a elite Emilinha tem várias casas e o concelho é dos mais pobres. Por tudo isto não é de admirar esta denúncia que só nos envergonha a todos nós.
Proponho criar uma asociação,por exemplo, comuma cota de 10 euros para que se possa cuidar estes animaes.
Jerónimo:
Esta é a tua único oportunidade.
Aproveita as ("excelentes"...) condições deste canil e instala lá a vereação de Almada, junta com os dirigentes nomeados para os lugares (apenas) pelo partido.
A população de Almada, pura e digna como sempre foi, saberá dar aos animais (4 Patas) o tratamento que merecem, fora do canil.
Quantos aos piolhosos do teu partido, vais ver que ninguém dará pela falta deles, se "alojados" nas instalações do canil. Que apodreçam por lá, e ninguém se lembrará de tais oportunistas.
Só tenho um receio: que te falta a coragem e os princípios para tomar uma tão justa decisão.
Tantos anos com eles e já não posso confiar muito na tua militância....
Aceitam-se nomes de comunistas burgueses a trabalhar na Câmara
Ao Anónimo de 20 de Setembro de 2010 21:50
Oh meu, para fazeres uma pergunta dessas, é porque tu e mais alguns dos teus familiares, integram essa lista, e deves estar acagaçado com a hipótese desses nomes aparecerem publicados.
Lista de nomes de comunistas burgueses, fácil, fácil, basta ler a lista telefónica interna da CMA/SMAS, e ver os Dr. os Arqt. os Eng. etc... e os postos que ocupam, e o tempo que passam no local de trabalho, porque é muito dificil conciliar posições inter-camarárias, e uma pessoa não é de ferro. Fazer parte dos quadros da CMA/SMAS e ter contractos a recibos verdes com outras CM, é muito duro, só o tempo que uma pessoa perde em deslocações é uma coisa terrivel. E ás vezes ainda se tem escritório particular, porque obviamente o IMI da Verdizela, e de outro locais distintos tipo Quinta da Marinha da Margem Sul, não é para brincadeiras dai que uma pessoa tem mesmo que dar no duro e se multiplicar por mil e um locais. Quem não tem os conhecimentos ou contactos para ter este estilo de vida tem que se contentar em ficar no mesmo lugar e trabalhar como um escravo com um numero de horas extra-ordinárias terrivel, tipo fins-de-semana, noites, basicamente viver no local de trabalho. Ao olhar para essa tristeza e depois de fazer as contas vejo que muitos funcionários não vêm as familias durante semanas a fio, e alguns nem dormem, muito triste mesmo. Alguém tenha pena destas almas e as liberte de tamanho sofrimento.
Ao Anónimo anterior:
Tem muita razão no que diz.
Imagine-se só o esforço que é ter de cumprir horário nos SMAS e estar a trabalhar por conta própria em Angola...
Ainda por cime, sendo (mais um...) falso engenheiro.
Sim, porque a CMA não concede licenças sem vencimento. Pudera, os protegidos nem precisam...
Frases famosas de Chefes: " Você não está aqui para pensar"
"Meu amigo, isso não é para se fazer, é para se ir fazendo."
Chefe que é Chefe, marca reuniões às 5 da tarde.
Chefe que é Chefe só aparece de vez em quando, para não o chatearem muito com mil papéis para assinar.
Chefe que é Chefe tem que ter um are assutador e prepotente.
Chefe que é Chefe, atende o telefone durante as reuniãos e fala de todo o tipo de assuntos possivel imaginários ao telefone, afinal uma equipa bem informada da vida profissionla e pessoal do chefe é sempre muito importante.
Chefe que é Chefe, anda sempre á cata de formação profissional, de preferência dispendiosas e longe, se forem em outros países tanto melhor, afinal são os contribuintes que pagam, e sempre fica bem no CV 50 páginas de formações inúteis para o serviço.
Chefe que é Chefe cuida dos subalternos e oferece-lhes com muito boa vontade e coração aberto formações em: atendimento telefónico, contacto com o público, ou como controlar o stress no local de trabalho, formações que visem uma melhor prestação de serviços, nem pensar, são muito dispendiosas, e depois toda a gente também queria
Chefe que é Chefe fala nas costas dos funcionários com os quais não se dá bem, e tira grande prazer em lhe dificultar a vida nem que seja fugindo deles ...
Chefe que é Chefe, faz escabeche no meio das escadas para que toda a gente oiça, afinal a partilha é uma virtude.
Chefe que é Chefe anula um concurso de mudança de escalão depois de o candidato ter matado a cabeça a estudar, ter ficado em primeiro lugar ter-lhe sido comunicado que ficou com o lugar e claro já estar a fazer conta com os mais 50 euros que vai ganhar no fim do mês. Porquê? Porque o Chefe mudou de ideias mesmo mesmo à tangente, antes da publicação em Diário da República, e resolveu dar o lugar a outro.
Chefe que é Chefe tem um ódiozinho de estimação por outro Chefe(s)e claro dá um jeito enorme, quando as coisas correm mal ter um bode espiatório ( ou vários, ainda melhor )
Chefe que é Chefe tem sempre razão.
Chefe que é Chefe dá às equipas que o "apoiam" e não fazem népias horas extraordinárias á-la-carte, ás equipas que se matam a trabalhar mas preferiam que ele fosse plantar batatas, 2 horas para divir pela equipa. Será que também já criaram os minutos extraordinários e não nos comunicaram?
Chefe que é chefe, chega ás horas que quer, tem um horário tão flexível, mas tão flexível, que até faz inveja ao Homem Elástico e inferniza os elementos da sua equipa com o relógio de ponto. Mais conhecido como relógio do Big Brother.
Chefe que é Chefe correctíssimo na sua conduta, convida o funcionário a tirar 1 dia de férias porque chegou alguns minutos atrasado. Justiça acima de tudo.
Chefe que é Chefe, só é mesmo Chefe na CMA/SMAS porque em qualquer outro planeta estaria dentro de um frasco com um conservante e com uma etiqueta a dizer, espécie alienígena muito perigosa para o ambiente, altamente tóxica. Por favor não tocar.
Venho deixar mais uma situação que
está perto de acontecer na CMA e SMAS ao nivel dos RH.
Como sabem foi aprovado um novo "regulamento de organizaçao dos serviços SMAS e CMA".
Mais uma vez a oposiçao continua silenciosa,porque este novo regulamento vai criar mais 35 posto de dirigentes do pcp que foram corridos da Câmara de Beja.
Faço uma sugestão á oposiçao que pelo menos abra um sindicancia á politica de gestão dos RH e a todos avençados.
Como algumas pessoas têm sugerido fazer uma "arvore geneológica" dos funcionários,se for necessário conheço alguns.
Ao Anónimo de 21 de Setembro de 2010 09:39:
Parabéns, vejo que conhece a fundo e em detalhe toda a "espécie" dirigente da CMA/SMAS.
Esqueceu-se apenas da corrida que fazem os chefes que são chefes, às reuniões com fornecedores para negociação com vista à aquisição de qualquer coisa valiosa.
Não entendo como ainda hoje em dia, os animais não têm direitos!
É uma vergonha do pior. Esta CMA preocupa-se com coisas tão fúteis, como fazer monumentos alusivos ao Comunismo e depois o resto passa tudo ao lado.
Vergonhoso! A porca da Maria Emília é que devia estar nesse canil.
Vanessa Pereira
Vamos todos apanhar as ratazanas e largá-las na câmara para efectuarem uma limpeza.
Ah.Ah.Ah.......
Caros Amigos:
Vamos fazer algo por estes queridos Amiguinhos.
Que não seja só conversa fiada desafio os interessado a unir esforços e combinar com quem queira ajudar limpar aquele canil para assim minorizar o sofrimento de quem nada pede a não ser carinho.
Penso que não há problema de utilizarmos este blogue para marcarmos qual o dia e as de-marches necessárias para a limpeza deste espaço.
Vamos deixar-nos de conversa e agir.
Anónimo das 08:19
Essa é uma área fora do contrato… Não tem desenhos para ler!
Catarina:
Sábado, dia 25, 11h. Vai haver uma concentração. Há mais informação no corpo do blogue na coluna da direita.
Coitado de mim:
“Pilha Galinhas” há em todo o lado… mesmo onde não há galinheiros. Aí, aproveitam-se do que tiver mais à mão.
Ambientalista:
Esta é uma questão que parece não incomodar os autarcas da CDU – por acaso até gostava de saber o que pensarão “Os Verdes”…
Rosa:
Estão todos muito ocupados com outras coisas… as suas preocupações são outras.
Rosa:
Estão todos muito ocupados com outras coisas… as suas preocupações são outras.
Anónimo das 11:28h
Estas são histórias muito tristes. Que precisam ser contadas e os seus protagonistas desmascarados.
Almada não pode continuar a deixar que se cometam barbaridades destas sobre os trabalhadores.
Luís Sanchez:
Um conjunto de frases ditas/escritas por outros mas que ilustram pensamentos sobre o tema muito importantes e sobre os quais deveríamos reflectir.
Obrigada por os partilhar connosco.
Américo:
Com ironia mas uma ideia genial.
Filomena:
Custa-me a acreditar nessa história de tão mórbida que é.
Pedro:
Não sei quem gere este canil. Tinham-me que era particular.
Mas da Associação dos Amigos dos Animais? Amigos dos Animais? Será? Sinceramente…
Madalena:
Concordo consigo.
Mário:
O que espero da CMA? Esperava um pouco mais de dignidade, mas isso é coisa que não há para aquelas bandas.
Trabalhador dos SMAS:
Mas alguma vez o PCP nacional vai intervir em Almada? O Jerónimo de Sousa deve saber de tudo (ou quase tudo) e fecha os olhos… como convém.
Anónimo das 8:58
Queiram a IGAL e a PJ investigar a sério e há muita matéria para explorar.
O Diabo nos SMAS:
Bem, essa de estar nos SMAS e em Angola ao mesmo tempo, é milagre.
Anónimo das 9:39,
Ora aí temos um retrato fiel de muitos chefes da CMA e dos SMAS, a fazer fé no que dizem os trabalhadores.
João:
Mas será que alguém olhou com olhos de ver para essa proposta de reestruturação dos serviços?
É que para perceber o que se passa temos de saber o que se passou a montante e o que se irá passar a jusante…
Mas é mais fácil ficar pela leitura do documento e não pensar na forma como se chegou até ali e muito menos em como irá ser implementado.
Apelo urgente:
Vai ser efectuada uma concentração no próximo dia 25.
Veja os pormenores no corpo do blogue na coluna da direita.
Gostaria de saber quantos de vós ILUMINADOS foram adoptar um Cão ao CANIL VALE CAVALA.
Pelo tom das criticas e numero de pessoas indignadas certamente se cada Um adopta-se um cão certamente estaria o caso resolvido.Mas continuam sempre mediocres e a querer DEUS para voçes e o DIABO para os outros certo????? Já pararam 1 minuto para ver como vão as vossas vidas sem se importarem com as dos outros............. Na tropa a velhise é um posto e quando foram para ali morar já lá estava o Canil certamente se muitos de Vós regressasem á terra de origem não estariam tão mal..............Porque vem para a terra dos outros Chatear que é de Bem e Fez muito pela Charneca e arredores. Assinado: Paulo Cachopo ( Vereador Camera Seixal)
Enviar um comentário