sábado, 8 de maio de 2010

Mas que POLIS é este?

«A intervenção do Programa Polis [na Costa de Caparica] visa a requalificação urbana e ambiental do centro da Costa de Caparica e da sua frente de praias. Neste sentido, além das acções nas frentes de praias, vão realizar-se importantes obras no perímetro urbano, destinadas a melhorar o bem estar e a qualidade de vida da população residente.»

E, reza ainda assim o respectivo plano, no que toca aos objectivos específicos:
«* Requalificação ambiental e valorização da estrutura verde , recuperando dunas e construindo jardins;
* Restrição do trânsito automóvel e desenvolvimento de mobilidades alternativas;
* Reestruturação urbana para reforço e valorização do espaço público;
* Valorização das praias e da frente urbana litoral, construindo áreas de lazer equipadas e apoios de praia;
* Consolidação do perímetro urbano e, construindo e planeando equipamentos de carácter social, cultural e recreativo.» (retirado DAQUI).

Agora, vejam a degradação, ainda as obras não foram dadas como concluídas... Será que estamos a falar do mesmo POLIS? De quem é a responsabilidade? Quem irá arcar com os prejuízos? Qual o papel da autarquia no meio disto tudo?

A terminar deixo-vos a entrevista do Presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica ao Jornal da Região de ontem.

41 comentários:

Anónimo disse...

O presidente da junta da Costa ainda não viu que a Costa da Caparica morreu, está morta com o polis e ele é ajudante da Maria Emília nesse funeral que tem gatos pingados do governo, onde a Emília é o coveiro há 24 anos e o PCP há 36 anos?

Anónimo disse...

Onde estava o presidente da J.F.C, quando os comunistas foram roubar as terras aos desgraçados que contavam com elas para comer.
Agora se calhar a C.M.A, como diz vai fazer nessas terras mais habitação social para os bandidos que fogem do brasil e ciganada.
E desculpe-me ermelinda mas ainda não vi nem li nada, da parte da oposição desta cãmara a criticar o roubo destes ditadores comunistas.
E.H-Funcionário Autarquico

Antunes da Silva disse...

o palhaço do presidente da junta da costa que é do PSD é um vendido da emilia e dos comunistas/fascistas. Rua com este burgesso. este fulano nunca vergou na vida-

Minda disse...

Anónimo 00:45

Isto cheira, de facto, a defundos... da politiquece barata.

Minda disse...

E.H.

Esses laivos de xenofobia que se notam nas suas palavras são preocupantes.

Minda disse...

Antunes da Silva:

Não precisa de usar linguagem dessa para manifestar a sua opinião.

Ex. comunista disse...

Desculpe Ermelinda mas por vezes estes oportunistas quer comunas, quer de outros partidos metem-me nojo.

Minda disse...

Ex-comunista:

Não tem de pedir desculpa. Sinto exactamente o mesmo.

Anónimo disse...

ermelinda não sõ laivos de xenofobia nem de racismo, mas se calhar são pensamentos que a maioria da população trabalhadora pensa e que se calhar por ter receio de ser chamada de racistas não o fazem.
Mas vejo que tb a ermelinda não disse nada em relação ao facto do roubo das terras ou mesmo ao silençio da oposição.
E.H-Funcionário Autarquico

Fascista disse...

Concordo consigo E.H.-Funcionário Autárquico.
O BE fecha-se em copas como lhe agrada e convém para fazer de conta que é esquerda esclarecida e doutoral.

E o fascista sou eu?

VascoV disse...

O E.H-Funcionário Autárquico não viu nem leu nada porque nada houve ou há para ver ou ler.
Espere mais algumas semanas para poder constatar até onde não vai esta oposição.

Anónimo disse...

VascoV- tenho pena de ter que lhe dar razão.
Porque se nada dizem (oposição)ou escrevem é pk concordam com este e outros roubos que estes comunas fazem ao longo destes anos.
Não posso dizer que tenho conhecimento profundo deste processo, mas a linha politica do Partido Comunista Portugues sempre foi "faz o que eu digo não faças o que eu faço".
E.H-Funcionário Autarquico

Minda disse...

E.H:

Lá por serem supostos pensamentos da maioria da população, não deixam de ter laivos de xenofobia e racismo, e por isso mesmo são tão preocupantes.

E têm receio de ser chamados de racistas? Então é porque reconhecem que esse não será um comportamento democrático. Não concorda?

Não disse nada quanto às Terras da Costa? Então leia o artigo de Abril de 2009 (escrito muito antes do CDS andar a gritar na AM):

http://metoscano.blogspot.com/2009/04/camara-municipal-de-almada-comete.html

E este outro da mesma altura:

http://metoscano.blogspot.com/2009/04/e-esta-costa-da-caparica-que-queremos.html

E, porque não, os comentários ao artigo “A máscara da hipocrisia”, de 6 de Maio de 2010:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=29251059&postID=5322953891583103707.

Chega?

Minda disse...

Fascista:

Se calhar o nick que escolheu até lhe assentará como uma luva. A mim, causa-me aversão.

E, já agora, convém que não subscreva assim, “de cruz”, qualquer comentário… A resposta dada ao E.H. também serve para si, no que toca às “Terras da Costa”.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Não há nada para ler? Então veja o artigo de Abril de 2009 (escrito muito antes do CDS andar a gritar na AM):

http://metoscano.blogspot.com/2009/04/camara-municipal-de-almada-comete.html

E este outro da mesma altura:

http://metoscano.blogspot.com/2009/04/e-esta-costa-da-caparica-que-queremos.html

E, porque não, os comentários ao artigo “A máscara da hipocrisia”, de 6 de Maio de 2010:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=29251059&postID=5322953891583103707.

Mentir para quê?

Minda disse...

E.H:

Ai tem de dar razão ao Sr. Vasco? Então dê, homem… se isso o satisfaz. Não se enerve por causa disso. A mim não me faz diferença nenhuma.

PS disse...

Este funcionário autarquico deve ser mais um lambe botas da imilia. Apresenta-se como opositor, mas lá no fundo deve ser um que faz jogo duplo.

Anónimo disse...

Vai-me desculpar , mas quem parece nervosa é ermelinda.
Que eu saiba a democracia permite ter pensamentos e dizer o que eu quero sem ofender, mesmo que sejam ideologias racistas quando elas são justifiicadas,
se não veja cerca de 65% dos presos de crime violento são membros de etenia cigana ou ilegais.
Pessoas de etenia cigana vivem e comem á sua custa e minha e da maior parte dos portugueses que trabalham, sem falar que é da etenia cigana que é feito o maior trafico de droga em PORTUGAL ,etc,etc,etc...
Quando um desgraçado de um portugues que paga os seus impostos precisa de ir ao hospital (urgençias)leva cerca de 6 ou mais horas para ser atendido,o mesmo não se passa quando algum elemento de etenia cigana, sem contribuir para tal,têm necessidade de ir ao hospital.
Se dizer os factos que estão á vista de todos é ser racista , então eu sou.
E.H-Funcionário Autarquico

Anónimo disse...

Meu caro PS se trabalha-se aos longo destes anos nesta autarquia e sofrido o que já tenho sofrido se calhar quem era um lambe botas era voçê

Minda disse...

PS:

Não sei quem é o comentador que por aqui se apresenta como funcionário autárquico (que até pode bem nem sê-lo), logo, muito menos sei se é, ou deixa de ser, aquilo que insinua.

Minda disse...

E.H:

Desculpas? Não precisa de as pedir. Pois está errado na sua suposição.
Posso estar indignada, lá isso estou, com as suas ideias racistas… agora nervosa? Está muito enganado.
Ideologias racistas justificadas? Sabe o que está a dizer?
Saberá que um dos princípios constitucionalmente consagrados é o de que ninguém pode ser descriminado em função do sexo, religião ou etnia?

Minda disse...

Infelizmente há por aí muito boa gente que lambe botas a qualquer preço.

VascoV disse...

D. Minda, se o EH-Funcionário Municipal me dá razão é porque eu a tenho de facto.
Não tenho nenhum contrato com o EH para que ele me faça favores.
E a senhora sabe bem que eu tenho razão.
Que não queira reconhecer é outra coisa.
E realmente parece-me que a D. Minda anda algo enervada.
Acontece. Preocupe-se com essa situação mas de forma controlada.

Minda disse...

Sr. Vasco:

“Presunção e água benta cada um toma a quer”.

Tem razão? A propósito de quê? Haverá alguma coisa para reconhecer? Não me parece…

Ando enervada? Bem, cansada sim. Obrigada por me fazer rir!

E sabe que mais? “Os cães ladram e a caravana passa”… E para que não me interprete mal deixo uma breve explicação sobre este ditado popular, bastante interessante, que adaptei nalgumas expressões:

«Observe a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas, tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é de sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido.

Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excepcional na expressão? Exactamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir sempre em direcção ao seu destino.

Assim são algumas pessoas. Fixam-se em suas posições. Não buscam. Não ousam. Não largam seus velhos hábitos. Ladram para tudo que lhes pareça não fazer parte de seu meio.
Aqui vale também uma reflexão sobre dois termos. Apesar de “hábitos” e “costumes” terem significado semelhante, quando precedidos pelo adjectivo “velho”, assumem posições diferenciadas. “Velho costume” representa a parte da cultura que permanece viva na memória popular. É activo e colectivo. “Velho hábito”, não. É aquilo que está enraizado no indivíduo. É muito pessoal. É mania mesmo!

Então, não me assusta o ladrar de alguns que se espantam com o Bloco de Esquerda (BE). Também é da constituição do BE o seguir adiante, para o seu destino. Fazer o que tem que ser feito. Por isto, não nos fechamos para ninguém. Todos são bem-vindos e têm um lugar para ocupar. Basta estar disposto a seguir em boa companhia, e manter um comportamento democrático para que, juntos, possamos vencer as agruras deste deserto que é administração autárquica em Almada.

Por outro lado, como não estamos fechados para ninguém, também não “fechamos” com ninguém. Pois perderíamos a condição de seguir com os próprios passos, na direcção que desejamos. Isto é, deixaríamos de seguir na direcção dada pelo povo para seguir aquela determinada por um indivíduo, ou por um pequeno grupo de indivíduos, ou por um outro partido. E isto não é democrático.

Quanto aos que estão ladrando contra o BE, ou contra A ou B deste grupo, estão apenas cumprindo suas constituições: avisar aos donos a chegada de algo novo, mesmo que este algo venha para o bem. Se não ladrarem, podem ser descartados na primeira oportunidade, por não haverem cumprido o que se esperava deles.

Os latidos são apenas latidos. Podem até incomodar um pouco. Podem irritar. Podem provocar algumas iras contra a caravana por perturbar o sono de alguns. Mas a caravana entende o seu sentido e segue adiante.

O BE veio para ficar. Traz em sua bagagem remédios, projectos de melhoria de vida e uma nova cultura e sabe que os cães têm que latir mesmo. Sabe também que, em breve, terão que latir fazendo festa, pois assim seus donos o desejarão.

E nós continuaremos seguindo adiante. Ficar preso a um círculo invisível é para eles, os cães...»

VascoV disse...

D. Minda
Está a gastar as teclas ao dedicar-me tanto do seu tempo.
Não devo deixar de lhe agradecer.
Fiquei a saber muitas coisas.
Mas a que mais me afligiu, repito afligiu, é a de que o BE veio para ficar.
Que o diabo seja surdo cego e mudo!
Não estou interessado nas suas teorias porque não passam disso.
Faça-me o favor de reconhecer que tanta teoria que disso não passa é frustrante.
Reconheço sem dificuldade que a senhora leu todos os livros de Louçã. Fica-lhe bem seguir a voz do dono (não interprete mal este dono).
Já percebi que a senhora tem uma fé inabalável no seu Bloco.
Faz bem. Siga as instruções para poder prosseguir em paz com a sua consciência.
Um pedido apenas. Quando tiver algo para me ensinar, diga. Sem problemas.
Até lá poupe-me, D. Minda.
Obrigado

Minda disse...

Sr. Vasco:

Sabe o que me apetece fazer?

Dar uma boa gargalhada: ahahahaahahahha.

É só o que as suas palavras merecem. Nada mais mesmo.

Ahahahahahahahaha

VascoV disse...

Custa ler estas verdades não custa D. Minda?
Para disfarçar ria-se. Muito.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Obrigada pela sua lucidez de análise. Ela ofusca quem por aqui passa.
Deleite-se e vanglorie-se... Parabéns pelo seu contributo.

VascoV disse...

Não precisa agradecer D. Minda.
Já que ninguém a ensina...

Minda disse...

Sr. Vasco:

Não lhe vou dizer que ninguém me ensina porque já sei o suficiente. Seria mentira.
Sei alguma coisa, mas preciso de saber ainda muito mais.
E todos os dias estou a aprender, mesmo que ninguém me queira ensinar (sou uma autodidacta em muitas matérias)... se calhar é porque não há professores em quem valha a pena confiar.

VascoV disse...

Desta sua intervenção gostei D. Minda.
Sinceramente.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Finalmente escrevi algo de que gostou. Que felicidade!

VascoV disse...

O seu ar de felicidade contagia.
Gostava de a ver assim na Assembleia Municipal.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Muito obrigada.
Na próxima reunião da AM levarei um sorriso só para si... mas, temos um problema, é que não sei quem é. Ora que chatice!

VascoV disse...

Saberá na altura certa.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Será que vislumbro a promessa de um acto de coragem? Na altura certa, seja ela qual for (e se alguma vez chegar), logo veremos então...

VascoV disse...

Olhe que a altura certa pode trazer-lhe alguns engulhos.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Do vislumbre de uma promessa, passou para uma ameaça velada?

Os objectivos clarificam-se, finalmente.

VascoV disse...

Não duvide D. Minda.
E olhe que mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.

Minda disse...

Sr. Vasco:

Duvidar? Não! Ficou bem claro o que pretende e os métodos que utiliza...

Pode ir descansar.

Por aqui, é mais um assunto que ficou encerrado!

VascoV disse...

A senhora anda a distribuir encerramentos?
Não há argumentos suficientes já percebi.

Related Posts with Thumbnails