quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Rua Elias Garcia, nº 50 - Cacilhas


"Aqui neste local a 17-11-917 nasceu o escritor e dramaturgo Romeu Correia"... assim reza a placa colocada neste prédio da Rua Elias Garcia n.º 50, em Cacilhas.
Figura destacada da cultura e desporto almadense (falecido em 12-06-1996), mereceria que, em sua memória, se preservasse o edifício em causa.
Completamente degradado, sente-se o abandono na frontaria decrépita, na ferrugem dos ainda bonitos ferros forjados das varandas, nas janelas fechadas, nas madeiras ressequidas das portas e janelas...
É propriedade privada. Certo! Mas estará a autarquia isenta de responsabilidade? Será que nada se pode fazer pela recuperação deste património?
Acresce ainda o facto de que, segundo uma visitante deste blogue aqui nos informou, em tempos, fora prometido pela Presidente da Câmara, a um idoso ainda ali residente, um lugar condigno para morar. Ou seja, reconheceu-se o já então degradante estado de conservação deste prédio.
Mas o tempo foi passando e as condições de habitabilidade piorando... e nada se alterou. Senhorio e autarquia continuam de olhos fechados.
Será que nada se pode mesmo fazer? Custa-me a crer!

6 comentários:

eye of a tiger disse...

O imóvel em causa merecia um outro olhar, um outro tratamento por parte da autarquia.
O facto de Romeu Correia, uma grande figura almadense que tanto contribuiu para a cultura concelhia (e não só), ter ali nascido deveria ser objecto de outra atitude por parte da CMA.
Esse reconhecimento limitou-se à colocação da tal placa: "Aqui neste local a 17-11-917 nasceu o escritor e dramaturgo Romeu Correia".
É curto. Muito curto.
Demonstra, no mínimo, uma enorme falta de respeito.
Além de que o próprio local ficaria beneficiado com melhorias que deveriam ser feitas.

Miss K disse...

Cara Minda, muitissimo obrigado pelo "clin d'oeil" ao nº50 da Elias Garcia. Este nº50 serve apenas de exemplo no meios de tantos outros casos (em Cacilhas e Almada Velha)
Há anos que travamos uma batalha contra o senhorio e a Câmara. Infelizmente, a Maria Emilia vê-me apenas como uma concorrente ao cargo e não como um ser humano preocupado com o bem-estar dos Almadenses. Enfim. Promessas. Para calar os "dissidentes".
Obrigado mais uma vez pelo seu artigo.
Um abraço.
Sandra

Minda disse...

Eye of a Tiger:

Também acho que aquela placa significa muito pouco. Quase nada mesmo.

Tivesse a autarquia vontade e já teria sido possível recuperar este imóvel, que bem merecia.

Minda disse...

Miss K:

Não tem que me agradecer. Eu é que lhe agradeço por me ter chamado a atenção para o facto.

Mas é, como diz e bem, um exemplo entre muitos outros que proliferam nesta nossa freguesia. Tão pequena em termos geográficos mas uma das mais degradadas a nível do património construído no concelho.

Obrigada. Um abraço também.

Anónimo disse...

Jornal "Sol" vai para as bancas e a manchete é "O Polvo"

Que Polvo será este?
De quando em vez o banco corrido faz alguns relatos nível nacional e internacional,será que não está atento ou este tipo de assunto não interessa aos portugueses?
E a guerra no PSD também não deve ter interesse. Claro a politica nacional há
uns tempos a esta parte só mudam as moscas porque a merda é a mesma.
V.P

Minda disse...

V.P.:

Não percebi qual foi a intensão do seu comentário.
Cá por mim escrevo e comento sobre o que me apetece e com isso não estou a dizer que este ou aquele assunto que não cito seja de pouco importância... simples, não?

Related Posts with Thumbnails