sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Até à Trafaria...

Ontem fui dar um passeio até à Trafaria, a terra onde nasci há 48 anos atrás, numa modesta casa no Largo Manuel Arriaga, quase em frente ao chafariz onde tantas vezes bebi água fresquinha para saciar a sede das loucas correrias de gaiata.

Restam hoje, umas ruínas que me fazem doer a alma só de as olhar. Eu que tenho tão gratas recordações daquela moradia, onde brincava à sombra das árvores no quintal, esquecida do tempo.

E que dizer da praia, um extenso areal, de águas límpidas e calmas, com uma soberba vista sobre Lisboa, onde aprendi a andar e me deliciava horas sem fim, fosse Verão ou Inverno, a brincar na areia fina, correndo de braços abertos ao vento (às vezes pensava que até voava), apanhando conchas... é, agora, e sobretudo depois da instalação dos silos, há cerca de três décadas atrás, uma nesga de areia suja, águas poluídas.





Venho destes passeios sempre triste. Com uma mágoa imensa de ver a "minha terra" assim abandonada perante a indiferença dos poderes públicos (autárquicos e governamentais), mas ainda me custa mais aceitar a falta de "amor próprio" das suas gentes, dos pescadores em particular, que deixam aquela praia transformada numa lixeira dos despojos da sua actividade.
Apesar da degradação, contudo, ir até à Trafaria pode ser uma boa opção para estar com a família... almoçar num dos muitos restaurantes locais e caminhar um pouco pelo passeio ribeirinho acaba por ter os seus atrativos, como podem ver no video que vos ofereço.
Mas, adiante...




E como amanhã é já fim-de-semana, deixo-vos uma sugestão de leitura. Vamos juntos ver mais longe? é um livro magnífico, que através da vivência dos personagens (quatro histórias paralelas que, no final, se entrecruzam) nos leva a reflectir, também, sobre o nosso quotidiano, as razões que fundamentam as nossas atitudes, como nos relacionamos com os outros e de que forma podemos mudar se queremos, de facto, caminhar no sentido de encontrar a felicidade...
Não reparem nos sublinhados... eu sou incapaz de ler um livro sem o rabiscar. Só assim o sinto...
Divirtam-se e até 5.ª feira.
Porque de 2.ª a 4.ª da próxima semana vou estar por Alcanena e antes tenho uma série de documentos a preparar - o que farei no sábado e no domingo (quem disse que vida de funcionário público é moleza? hem?), pelo que não sei se terei oportunidade de, entretanto, por cá passar... (vou tentar, mas não quero prometer e, depois, não cumprir).

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails