quinta-feira, 8 de março de 2018

8 de março em Almada e a soberba demagógica, hipócrita e populista da CDU!


«O Dia da Mulher tem muitos significados, mas oferecer flores, chocolates ou jantares fora não é certamente o seu intuito, aliás, consegue ser até bastante ofensivo. Basta pensar na sua origem, relacionado com a luta feminina por melhores condições de trabalho, nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, para percebermos isto.» (Paula Cosme Pinto)


A soberba demagógica, hipócrita e populista da CDU, não deixa de me surpreender. Este cartaz que tem circulado online, é exemplo da deriva ideológica em que aquela força política se encontra e o trauma só pode mesmo ser consequência de ainda não terem digerido o resultado das eleições autárquicas em Almada.

Como pode esta gente considerar que um almoço convívio que em si mesmo cumpre objetivos sexistas (sendo destinado apenas às trabalhadoras da câmara municipal) é mais representativo da luta das mulheres trabalhadoras do que as várias iniciativas que o novo executivo da CMA organizou para este dia 8 de março, como o cartaz que o Alexandre Guerreiro aqui nos mostra (e cuja opinião partilho na íntegra)?


Não senhor vereador, Almada hoje também comemora, com dignidade, o Dia da Mulher (apenas as iniciativas são outras e talvez até mais dignas e igualitárias no que aos direitos de todos e todas diz respeito).

Oferecer almoços e flores não é a "homenagem suprema" só porque a CDU assim decide, nem o convívio (que é, de facto, importante) se resume à partilha de uma única refeição. Tão pouco a dignidade se mede à mesa apenas num dia e muito menos se resume à entrega simbólica de uma flor (por muito bela que seja), mesmo que esta venha acompanhada de um sorriso, sobretudo quando nos restantes dias do ano as destinatárias dessas ofertas (trabalhadoras da autarquia) não passam de simples números.



Por isso deixo aqui, publicamente, os meus parabéns à Câmara Municipal de Almada por, finalmente, ter quebrado o ciclo de “comemorações espetáculo”, que mais não eram do que “circo hipócrita” e mostrar que há muitas outras formas de assinalar as questões da igualdade de género.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acabou a mama
Este tem um bom trabalhinho 2800 na câmara do Seixal.

Anónimo disse...

um tal jorge cabral, era assessor em almada e agora veio destruir a camara do seixal, a ganhar milhares de euros

Anónimo disse...

Um tal Faustino é uma nódoa

Related Posts with Thumbnails