quinta-feira, 25 de agosto de 2011

À procura da obra não realizada!

Tendo por base a denúncia feita por uma moradora no grupo de discussão POLÍTICA VADIA no Facebook, autora da fotografia acima, a Plataforma de Cidadania enviou ontem ao Instituto da Segurança Social, responsável pelo financiamento público concedido ao projecto de construção da »Unidade Integrada da Charneca de Caparica», no valor de 277.884€, um requerimento elaborado nos termos e para os efeitos da LADA - Lei de acesso aos documentos administrativos:




Após a aceitação da candidatura apresentada pela AIPICA, celebrado o respectivo "contrato de comparticipação financeira", cumpridos os restantes formalismos em termos de contratação pública (presume-se), dá-se início às obras de construção do equipamento destinado a nele instalar uma creche / jardim de infância.


Todavia, pouco tempo depois as obras param. Decorridos dois anos, o abandono do local é notório. Explicações? Ninguém avança com elas.


O edifício deveria estar terminado em Abril de 2011. Mas estamos em Agosto e a degradação daquele espaço cada vez mais deixa os moradores preocupados pois a acumulação de lixo e mato ameaça transformar-se num problema de saúde pública e bem assim como de segurança pois as redes ameaçam cair a qualquer momento e a proximidade da estrada que dá serventia às garagens deixa os residentes bastante apreensivos.


Neste momento a Plataforma de Cidadania está a recolher mais informações sobre o caso. Foram, entretanto, encetadas diversas outras diligências e em breve contamos dar mais notícias sobre o assunto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais um rabo de palha em que o PCP e sus muchachos estão envolvidos até às orelhas...

Anónimo disse...

Pois é... elas lá vão aparecendo. E atentem bem nas "coincidências"... sigam a pista CARLOS MENDES (filho do outro Mendes da Junta de Freguesia de Almada), então presidente da AIPICA e que levou a instituição ao descalabro, precisamente à época da implementação deste projecto.

Anónimo disse...

Eh lá, andam por aqui anónimos (dos não cobardes, sublinhe-se) que conseguem ser muito mais papistas que a própria "papisa".

Será que leram bem o que a srª dona do blog aqui escreve, ou serão protótipos acabados de iliteracia absoluta?

Em alternativa, será que vêm aqui só para provocar?

Cá para mim é isto mesmo, andam aqui por pura provocação; por isso por aqui mesmo me fico...

Anónimo disse...

Ficas-te por aqui ou também estás metido no cambalacho? Agora é que começam a ser elas. Cá para mim também fazes parte da jogada. Vai-te tocar também. AI AI AI AI.

Anónimo disse...

começamos a ver que os comunas é só tangas que contam a populaçao. estes gajos enchem os bolsos com o nosso e depois falam que estao conosco. ganda plataforma que vai mostrando os podres destes gajos do pcp. tem enganado bem o povo. a malta da proxima faz um manguito aos gajos. ninguem gosta de ser corno e e isso que temos sido com estes gajos que enganam bem a gente.

Anónimo disse...

Viva a família Mendes!

Anónimo disse...

Se quiserem saber, perguntem à Direcção da AIPICA, a qual terá toda a diligência para informar. Quanto à Segurança Social está inteiramente dentro do processo.
Quanto a obra estar parada há dois anos, tal não é verdade. A obra foi interrompida em Maio de 2010, por razões exclusivamente técnicas - alteração do projecto de fundações, por incapacidade de carga do solo para fundações "tradicionais" por sapatas. Neste momento aguarda-se a conclusão de novo procedimento concursal, ao abrigo do CCP, por rescisão com anterior adjudicatário.
Perguntem em vez de fazerem processos de intenção, à moda da Inquisição! Ou da PIDE!

Maria Magalhães disse...

Quem pretende contribuir para o esclarecimento, para a formação dos cidadãos... vai informar-se primeiro e depois comenta. Não é o caso. Conheço o processo pois sou associada da AIPICA. Foi-nos explicado no local próprio: Assembleia Geral. Discutimos e votámos a solução encontrada. Este seu procedimento: boato, dúvidas... esconde fins obscuros. Não é assim que construímos diariamente a DEMOCRACIA e CIDADÃOS INTERVENTIVOS E INFORMADOS.

Antunes Vidal disse...

Mas que interessantes estes dois últimos comentários...
Com que então é tudo muito transparente? Ai é?
Então porque razão a AIPICA e a CMA não responderam à moradora que denunciou a situação no Facebook?
E a Segurança Social sabe tudo?
Resta saber se respondeu, e o que respondeu, à carta da Plataforma.
E quanto a suspeitas... perante o silêncio da administração, são todas legítimas.

HMagalhaes disse...

De facto existem pessoas que, ou são mal intencionadas ou insanas. Repito, mal intencionadas ou insanas!Com que então tem que se responder a comentários colocados no facebook ou em ququalquer plataforma de conversa da treta que se queira? Concerteza que teriamos que estar atentos a todas as plataformas existentes, para ver se nalguma alguém colocava alguma coisita .... Eu pela minha parte posso dizer, que nem "sócio" dessas plataformas sou, nem pretendo nem penso vir a ser.
Se os cidadãos em causa quisessem saber, perguntavam à AIPICA em primeiro lugar por escrito ou nas Assembleias e/ou à Segurança Social em segundo lugar !Quanto à CMAlmada, esta não é tida nem achada no processo concursal. Apenas deu o terreno em direito de superfície à AIPICA, como aliás tem feito a dezenas de outras instituições do Concelho. O vosso ódio, certamente sxplicável por razões do foro psiquiátrico/ideológico não vos permite escolher o caminho adequado para cada questão com que pretendem "abater" a gestão dos comunistas e seus aliados na CMA. Tratem-se e sejam adultos, o que não significa hoje nem significará nunca que não devem colocar todas as questões que muito bem entenderem, reais ou virtuais, mas de uma forma educada, séria e pedagógica. O que parece não serem capazes de facto!

Hernani Magalhães, secretário da Mesa da Assembleia Geral da AIPICA

Carmen Godinho disse...

Sr. Hernâni Magalhães,

Parece-me que o senhor não leu bem a notícia.

A Plataforma de Cidadania escreveu à Segurança Social. E sabe porquê? Porque tendo os moradores solicitado esclarecimentos à AIPICA e não os tendo obtido, restava-nos aquela entida pública... se não responder, podemos solicitar a intervenção da CADA - comissão de acesso aos documentos da administração, enquanto a AIPICA é privada e essa legislação não se lhe aplica (logo, ao recusar-se responder, não tinhamos a quem recorrer).

Os moradores até ao Provedor de Justiça recorreram, perante a ausência de explicações durante estes dois anos...

Pretende o senhor que os moradores fossem às Assembleias da AIPICA? Serão, por ventura, essas reuniões públicas? Que eu saiba não são! Apenas a elas podem assistir os associados. Por isso, não brinque com coisas sérias... logo o senhor que diz ser secretário da Mesa da Assembleia da AIPICA.

E se a AIPICA nada tem a esconder, se tudo é transparente, por que razão não respondeu aos moradores? Porque escondem a informação? Porque deixaram o terreno abandonado? Porque não colocaram lá uma placa com escarecimentos à população? Porque só agora que a situação é denunciada publicamente, aparecem a fazer papel de ofendidos? Porque, mesmo assim, preferem ofender em vez de esclarecer?

Parece-me que, por essas bandas, há (ou pelo menos houve até bem pouco tempo atrás) é muitos problemas de incompetência (se não forem outros mais graves ainda)... e eles foram bem notórios (e públicos) a quando da gestão do sr. Carlos Mendes... até salários em atraso houve. Ou atrave-se a dizer que é mentira? É que tudo isto está relacionado.

Related Posts with Thumbnails