quarta-feira, 8 de junho de 2011

Legislativas no concelho de Almada: 2002 a 2011.

O mapa que acabei agora mesmo de elaborar (com a informação que retirei DAQUI) permite múltiplas análises. Todavia, dado o adiantado da hora (e como amanhã - hoje, melhor dizendo - é dia de trabalho) limito-me a apresentar umas brevíssimas conclusões relativamente aos resultados apurados para o concelho de Almada. Ficam de fora as freguesias que merecem uma análise mais cuidada.


A surpresa é, de facto, a estrondosa descida do BE: em 7 anos (de 2002 a 2009) ganharam 7.101 votos. Uma subida muito significativa (de 2002 para 2005 foi mais do dobro dos votos iniciais). Contudo, no curto espaço de 2 anos (de 2009 a 2011), perdeu 5.820 eleitores colhendo o aval de bastante menos eleitores do que em 2005.


A CDU tem-se mantido estável. Ao longo de 9 anos perdeu apenas 403 eleitores.


Em contrapartida o PSD recupera os eleitores que tinha perdido em 2005, e não conseguira cativar em 2009, e ainda consegue acrescentar-lhes um saldo liquido de mais 1.337 votos.


Quanto ao PS, depois da significativa subida de 2005, começou a perder eleitores: 10.617 no seu total.


Só o CDS tem vindo sempre a subir, paulatinamente. Em 9 anos conquistou mais 6.352 votos.

9 comentários:

José Eduardo disse...

O que dizer de um partido Social Fascista, como o PCP, nestas eleições legislativas?

Os seus líderes são aqueles que nunca perdem eleições e que, também, não se demitem (verdadeiros "democratas"; como os tiranos!).

O que dizer do concelho de Almada, onde perdem eleitorado em sete (7) das onze (11) freguesias?

São estes (in)competentes autarcas que (des)governam o nosso município com 18% dos votos quando cerca de 50% da população não votou nas últimas eleições autárquicas?

Os tais que usam e abusam da Propaganda e Demagogia como se representassem a maioria dos munícipes?

Um partido -segundo a Propaganda- tão representativo no concelho e que fica em 3º lugar como força política no município?, atrás do PS e do PSD?

Um partido que corre o risco de passar ao 4º lugar (15116 votos) e ficar atrás do CDS (10950)?

Está na hora de os partidos verdadeiramente democratas (PS, PSD e CDS) tomarem conta dos destinos do nosso município!

Almada, tem sido saqueada e destruída por estes demagogos e criminosos Social Fascistas do PCP!

Abre os olhos ó concelho de Almada

Anónimo disse...

Boa Zé
Pelo menos agora começa a ficar claro onde queres ir.
Venha qualquer coisa desde que tirem de lá os outros e me dêem o tacho a mim.

soliveira disse...

PSD pede auditoria independente ás contas do Municipio do Seixal.
Para quando o mesmo trabalho aqui em Almada?

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/06/07/seixal-psd-quer-auditoria-para-conhecer-a-real-situacao-economica-do-municipio

José Eduardo disse...

Caro anónimo de 8 de Junho de 2011 08:22: tenho a informá-lo que nunca vivi de sinecuras e não as espero de ninguém (sou funcionário público)!

Reafirmo a minha militância no PS!

Como sou democrata e vivo num estado democrático vejo com perfeita normalidade a alternância partidária em ciclos eleitorais! O que afirmei é que dentro do espectro político democrático em Almada, na actualidade, só considero como tal os partidos: PS, PSD e CDS! Veja lá se não deturpa o meu comentário anterior!

Poderia falar-lhe na Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, também, mas não o posso fazer: não sou o dono da PCCA e como tal não a incluí, de momento, nesse espectro político democrático.

Tenha porém a certeza de uma coisa: Qualquer um dos partidos políticos referidos vai ter de trabalhar para vir a merecer a confiança dos almadenses - à semelhança do que tem feito a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada - e fazer deste concelho um lugar com vida, dignidade, trabalho, qualidade de vida e visão de futuro!

Anónimo disse...

O que esta á vista em Almada é que só o PCP pode ter tacho,isto segundo um comentario anterior,mas o que realmente é importante é nestes ultimos anos o partido que esta no poder em vez de ser uma mais valia para a mesma tem sido um problema,e eu faço uma pergunta alguem pensa que alguma empresa séria vem com uma camera comunista?

Anónimo disse...

SENHOR jose eduardo com essa conversa nao vai a lado nenhum ,mas vou-lhe deixar um convitezinho nas praoximas eleicoes CANDIDATE-Se a Prsidente da camara de almada o senhor pouco o nada precebe de politica e pessoas como o senhor que vivemos no pais que vivemos e tachos so se for no seu partido...tenha paciencia

José Eduardo disse...

Caro anónimo de 9 de Junho de 2011 13:50: o que lhe posso dizer é que o FASCISMO durou 48 anos para ser derrubado, mas foi!

Sobre o seu PCP Social Fascista: também será derrubado em Almada!

Acha pouco o (des)governo, nepotismo e saque que têm feito na CMA/SMAS! Os burgueses (fachos) em que se tornaram!

Abra os olhos!

Veja o que aconteceu no resto do mundo com a ideologia comunista?

Até Cuba está a aderir ao modelo capitalista puro e duro!

Em Almada, os seus "camaradas" já aderiram ao capitalismo há muito tempo; a Propaganda e a Demagogia é só para entreter os tolinhos...

P.S.: Não preciso de me candidatar a nada para exercer os meus direitos de cidadão.

Anónimo disse...

PS e PSD apresentem um candidato que seja conhecido e que seja inteligente e honesto. Sinto que é necessário a mudança em Almada. Está na hora de trabalharem com dedicação e inteligência. Muitos comunistas sentem que o PCP nesta cidade não tem as pessoas certas, e tal como eu têm a consciência que é preciso mudar. Mostrem o que valem. Também há comunistas com alguma visão que querem mudar as pessoas em Almada sem que com isto desprezem o PCP Nacional.

Anónimo disse...

é assim, o BE em Almada perde todo o mérito com a senhora que tem á frente. Boazinha, muito trabalhadora, diz-se muito contra o PCP (?), só lhe falta bastante experiência e a visão mais alargada. Deve muito á sabedoria, logo o bloco é muito prejudicado.

Related Posts with Thumbnails