quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aqui há gato!



Na última reunião da Assembleia Municipal, Inês Abreu denunciou uma situação que despertou a nossa atenção: a dos pagamentos de anos anteriores que a Câmara Municipal de Almada liquida, todos os anos, a alguns trabalhadores com vínculo permanente (na autarquia e nos SMAS).

Consultados os mapas do controlo orçamental da despesa anexos às Contas de Gerência de 2006 a 2010, para surpresa nossa, em nenhum deles consta que tivessem havido compromissos de anos anteriores pagos no exercício corrente.

Ou seja, segundo informação prestada pela própia Repartição de Finanças de Almada, a Câmara Municipal paga a diversos funcionários (quase sempre os mesmos), em cada ano civil, determinadas quantias que indica como sendo pagamentos de anos anteriores. Todavia, não faz reflectir isso nas repectivas Contas, deixando em branco o campo destinado a esse efeito.

Significa isto que algo vai mal com as contas da autarquia... pela estranha necessidade de todos os anos ter pagamentos atrasados para liquidar; pela coincidência de os débitos serem devidos sempre aos mesmos trabalhadores; pelo branqueamento da situação em termos de contabilidade... Mais uma situação para averiguar...



E, ao consultar as Contas dos anos atrás referidos, acabámos por reparar nos gastos da CMA em "abonos variáveis ou eventuais", em particular os "outros suplementos e prémios" (que teve uma subida muito significativa de 2009 para 2010, com uma previsível ligeira subida para 2011) e os "outros abonos em numerário ou espécie" que, embora tenham descido bastante de 2009 para 2010, volta-se a prever uma subida equivalente para 2011, conforme a imagem documenta. Um caso a investigar também, nomeadamente para esclarecer que tipo de despesas, em concreto, estão aqui em causa.

8 comentários:

Palma disse...

E as contas do EMAS?
E os pagamentos à Laranja Mecânica?
E à Ferreira & Susano?
E aos outros "amigos" todos da Maria Emília?
Quando vão ser investigados?

Anónimo disse...

Ah grande Ermelinda
Até já sabe a conta de 2011 (os mortais costumam saber isso lá para abril do ano seguinte).
Levem esta mulher para ajudar a troika, ela sabe tudo.

Anónimo disse...

Maravilha
A propia (nas palavras da Ermelinda) repartição de finanças já reporta dados para a plataforma divulgar.
Este pais está tão transparente que até assusta. Excepto para a constituição da dita plataforma, de que se sabe apenas o nome de 3 ou 4 gatos pingados.

Churchill disse...

Olá GT
Então e que tem a dizer da proposta do PSD Almada, de fechar a ECALMA e transferir as competências para a divisão de trânsito da câmara?
Até logo

Anónimo disse...

Aos Burros da Brigada Social Fascista(Anónimo 13h21, Anónimo 13:26 e Anónimo Churchil, também conhecido por WC)

Então a burrice não os deixou ver a Nota que dizia que os dados para 2011 eram do Orçamento Previsional.
Se continuam assim, os camaradas ainda os mandam de férias para o Alentejo, já que, já não tem "jurisdição" sobre a Sibéria.
Vejam lá se melhoram a qualidade do tabalho.

Anónimo disse...

Se a ignorância fosse música... isto aqui era um "bailo mandado".
Agora é que eu entendi por que razão a Milinha gosta tanto de festas e fogo de artifício.
Pelos comentários aqui colocados (à excepção do das 9:48 e das 14:59) o pessoal lá do gabinete farta-se de dançar.
Nem sequer sabem ler...
Gostam é de dizer mal apenas por dizer, seus néscios.

Churchill disse...

Anónimos
Por acaso até concordo com o outro anónimo, fazer um quadro de comparação entre resultados e uma previsão é má fé, e podem colocar as notas de pé de página que quiserem, é sempre manipulação de dados.
Se fosse a CMA ou os SMAS a fazerem documentos, e depois a colocarem notas em letras miudinhas algo que altera o sentido, haviam de ver a defensora dos oprimidos ou o fiel escudeiro Zé Du a zurzirem as palermices do costume.

Sobre o tal gato, deve estar a faltar a cauda, a cabeça, as patas, e o corpo, pois não percebi o drama.

De resto nota a dificuldade em comentar, isto de dizer bem de alguma coisa do PSD faz-vos mal às entranhas. Aliás, desde o PCP até ao CDS, a única coisa que realmente conseguem fazer é dizer que são contra.

Anónimo disse...

Ó Palma não há nada a fazer em Almada. Os tentáculos são muitos e atingem vários ângulos. até a porcaria da nossa oposição pactua com esta corja do PCP. Só quando a velha der o badagaio, o povo de almada será livre.

Related Posts with Thumbnails