quarta-feira, 23 de março de 2011

Estágio terminado. Que vão fazer agora?

Notícias sobre mobbing, entre elas a do trabalhador em causa


Termina hoje o prazo de um ano estipulado para o "estágio" do trabalhador da Câmara Municipal de Almada que tem vindo a ser vítima de mobbing, conforme já denunciámos: aqui e até na Assembleia Municipal de 17-12-2010.

A tal reunião onde a senhora Presidente da Câmara perdeu a compostura, o senhor vereador José Gonçalves se enredou em justificações ridículas e o ex-presidente dos SMAS, José Carreiras (o responsável pelo despedimento ilícito do trabalhador e do seu afastamento do concurso que vencera - tendo sido o tribunal a resolver a situação condenado a CMA a indemnizar o trabalhador e a reintegrá-lo), resolveu deixar umas ameaças no ar.

Tudo porque quem está por detrás de tudo isto (o despedimento, a retirada do concurso e o mobbing) é a eng.ª Lurdes Alexandra Neto de Sousa, a filha da senhora Presidente da Câmara.

E agora senhor vereador José Gonçalves?
Como será possível avaliar alguém a quem atribuiram tarefas específicas mas não deram condições para as executar? Como será possível avaliar alguém a quem disseram para utilizar uma ferramenta informática concreta (software) mas, oito meses depois, chegaram à conclusão que ainda não estava disponível nos SMAS, para logo de seguida mandar utilizar uma outra e, uns dias depois, voltar a insistir na utilização da primeira?
Voltamos a perguntar: e agora senhor vereador José Gonçalves? Vão "despedir" o trabalhador por este não ter cumprido os objectivos do estágio? Ou vão ter em atenção essas "falhas" e ponderar o relatório em função da realidade objectiva? E se o trabalhador acabar por obter classificação que o permita passar a ter vínculo permanente, irá continuar a situação de mobbing?

15 comentários:

Anónimo disse...

Avaliar é fácil e isento de sabores e odores! Ao avaliador é quase impossível imputar qualquer responsabilidade ou fazer reverter qualquer decisão, salvo se, o processo de avaliação for muito mal conduzido.
antonio jacinto

José Eduardo disse...

Noutros tempos e sem a intervenção da Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, tal situação redundaria na postura prepotente e arbitrária de uma "mal nascida" (vulgo: aborto) e desqualificada de remeter o profissional em questão para as calendas das ruas da amargura, por ter ousado fazer frente e denunciado, mesmo que enviesado, das atitudes fasciszóides, que sobre a tal personagem em questão, outrora, julgaram de tão fácil "digestão"!!! Puro engano, vão ter de engolir mais um "sapo" de entre muitos outros que se seguirão!!! Aguardem e assim o constatarão...

Paulo disse...

o trabalhador sobreviveu à explosão do mês passado no quadro eléctrico?
ficou tudo destruído, e desde essa altura, nunca mais foi visto na central do Feijó.
se calhar, entra para efectivo a título póstumo?

José Eduardo disse...

Os Social Fascistas do PCP, na CMA/SMAS, têm os dias contados!!! O mais engraçado é que bem podem querer parecer "reviralhos" mas, não o vão conseguir, tais têm sido as "caganças" e ameaças aos colegas de trabalho com estes anos todos de ditadura do PCP em Almada!!! A malta conhece bem os nomes dos "bois" na CMA/SMAS!!! É só esperar pelas próximas eleições autárquicas e veremos a "força" dos nove mil e seiscentos votos deles! A Liberdade voltará a Almada!

Churchill disse...

GT
Concordo com a pergunta, e que vão fazer agora?
Será que irão dar entrada para o quadro do Estado de um funcionário que não se relaciona com nenhuma chefia?, seja a anterior, seja a actual, e provavelmente a futura.
Terão coragem? Ou vão ceder à pressão?
Bye

José Eduardo disse...

Caro W.C.: quando o poder na CMA/SMAS mudar, também será expectável que se corram (despeçam...) com todos os sectários do PCP, mesmo que funcionários da autarquia, porque não se conseguirão relacionar com as futuras chefias? Conte-nos lá...

Churchill disse...

Zé Du
Em democracia, os funcionários seguem as orientações estratégicas das forças politicas que vencem.
Em democracia, os trabalhadores do Estado não têm por missão exercer politica activa na gestão dos seus organismos.
Em democracia, as opiniões diversas não implicam uma incompatibilidade pessoal.

Desculpará que lhe diga, com frontalidade, que essa sua sede de vingança é deplorável, denota uma total ausência de princípios democráticos.

Bye

Anónimo disse...

caro w.c.
até nem é o caso, pelo que, mais uma vez Vexa. está a distorcer os factos a favor da "dona".

é mentira que o trabalhador em causa tenha mau relacionamento com quem quer que seja. apenas os corruptos e desonestos, que são ameia-duzia nos smas se relacionam mal com ele.

entende-se porquê; ele é um "perigoso" funcionário para eles, pois competente e honesto como é, é sempre um "perigo" que pode denunciar um crime de corrupção ou favorecimento, em qualquer momento.

por isso, camarada W.C., se quer dar a entender que pretende acabar com os corruptos na CMA, não faça comentários idiotas que apenas beneficiam a malandragem da Maria emília.

entendeu? precisa desenho?

José Eduardo disse...

Caro W.C.: vamos aguardar pelos resultados das próximas eleições autárquicas em Almada e depois veremos como será! Do que conheço dos apaniguados que têm vivido à sombra do PCP, vai ser engraçado(o relacionamento com novas chefias, o cumprimento de horários e terem de retornar às funções originais!)...ai,ai, ai, ai!!! Até me dá vontade de rir só de pensar nisso...

Anónimo disse...

WC:
Aprende-se em qualquer curso de chefia que tudo o que errado acontece no relacionamento chefe - subordinado, depende da capacidade de liderança de que o chefe / lider seja capaz.

É sempre da responsabilidade do lider qualquer mau relacionamento que se verifique.

Para evitar maus relacionamentos, é necessário escolher lideres dignos desse nome, coisa que na CMA, geralmente não acontece.

Por isso, Sr. WC, o que procura sugerir só se vira contra os escolhidos para lider pela CMA, que nem sempre estão preparados para a função...

Ter cartão do partido não é garantia de ser lider justo, capaz de motivar e coordenar o trabalho dos seus colaboradores.

Anónimo disse...

Zé Du, para usar o nome que o Churchill te chama,

Tem cuidado, pá. Há muita gente que tem memória. Vê lá com muita atenção o que andas para aí a escrever porque há quem não esqueça o que fizeste nas últimas eleições autárquicas. Lembras-te? Nessa altura apoiaste um candidato. E andaste a fazer muitas asneiras convencido que ele ia ganhar mas não ganhou. Cuidado, vê lá não escorregues em ti próprio outra vez.

E olha que é mesmo melhor tu fazeres o que aconselhas os outros a fazer. Espera pelas próximas eleições autárquicas, vais ver que é melhor.

José Eduardo disse...

Caro anónimo 23 de Março de 2011 21:21: cheira-me que és mais um, daqueles que conheço, que está a ver que a chulice vai acabar! Não te preocupes comigo (não vales nada!), como disseste, apoiei o candidato do meu partido e continuo sem medo nenhum dos burros como tu, entendeste? Tenho a vantagem de te conhecer assim como muitos outros iguais a ti! Vamos ver o que irá acontecer, muito em breve...

Anónimo disse...

Fosga-se só a Ditadora fascissta da Emilia é que ninguem consegue derrubar nem mesmo o PCP.

Churchill disse...

Anónimo às 19:23
Se calhar é melhor mesmo fazer um desenho, porque deve ser artístico, talvez abstracto, ou numa variante cubista, já que deve dar para muitos lados. É que a opinião que expressa só está generalizada na sua cabeça.

Anónimo das 20:42
Pois deve andar a frequentar cursos de liderança na cgtp, ou então uma daquelas sessões de meia dúzia de horas que a Ermelinda faz para exercer um cargo de chefia (assim uma espécie de licenciatura do agora demissionário PM).
Essa ideia de que a culpa do mau relacionamento é sempre do dirigente é um total e absoluto disparate.

Zé Du
Nas palavras da sua guru, vá tomar um chá de camomila.

bye

Anónimo disse...

Xiiiiiiiii, Zé Du! Estás nervoso, pá! O nervoso põe-te cada vez melhor a ameaçar! Querem ver até queres bater, não? Vá, força!

Apoiaste o candidato do TEU partido? Então mas agora já tens partido outra vez? Afinal não são todos iguais? Se tens partido, então como é que fica essa tal de plataforma que tanto elogias? Ganda confusão que vai na tua tolinha pequenina, oh Zé Du!

Como diz o Churchill, vai tomar um cházinho de camomila que acalmas, pá.

Related Posts with Thumbnails