quinta-feira, 31 de março de 2011

E esta hem?

No sítio online da Academia Almadense estão publicadas duas breves notícias, datadas de 17 de Março de 2011, sobre o resultado das deliberações das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária. Até aí nada de mais.

A não ser que ambas as reuniões aconteceram... precisamente, uma semana depois. Ou seja, no dia 25 de Março de 2011, conforme consta da página da instituição no Facebook e que a seguir se apresentam.


Como foi possível saber, sete dias antes, o que ia acontecer? Será que na Academia Almadense há quem adivinhe o futuro?

Melhor seria que tentassem, em vez de fazer exercícios adivinhatórios, cumprir uma exigência legal básica: a apresentação do Relatório de Actividades e, sobretudo, das Contas do ano anterior. E, o mais grave é que, segundo consta, não é só o ano de 2010 que está em falta.

Mas esta "falha" arrasta muitas outras dúvidas, e bastante sérias: como pode a Câmara Municipal de Almada continuar a apoiar financeiramente todos os anos, com dezenas e por vezes até centenas de milhar de euros, esta associação?

E, além disso, como pode a autarquia assinar um protocolo tripartido (CMA, Academia Almadense e Companhia de Dança de Almada) para recuperação das instalações do antigo teatro da Academia e que envolve largos milhares de euros?

Como pode saber a CMA que o dinheiro dos contribuintes está a ser aplicado para o fim a que se destina?

O que distingue esta associação das outras a quem a CMA, para uma simples transferência de 1.000 euros, por exemplo, exige a entrega das Contas do ano anterior e a Acta da sua aprovação em Assembleia Geral (isto além do Relatório de Actividades, do Plano de Actividades e do Orçamento, claro)?

26 comentários:

Anónimo disse...

O PS, o PSD e o BE estão muito preocupados com o assunto porque lhes interessa defender a democracia e os processos democráticos usados pela CMA/PCP/CDU para que o PCP continue à frente da autarquia.
A transparência democrática dos autarcas almadenses e do PCP não engana ninguém.

Anónimo disse...

Ó Ermelinda, francamente.
Atreves-te a colocar em dúvida a inatingível credibilidade dos dirigentes da Academia Almadense, tudo camaradas do mais sério que há?
Podes crer que, agora, já não vão bastar as cartas anónimas. Prepara-te que, qualquer dia, levas mesmo uma trancada ao virar da esquina.

Anónimo disse...

Ó Ermelinda
Então agora quer comparar a Academia com uma associação de meia dúzia de idosos com a mania que são poetas?

Carmen Godinho disse...

Consta que já temos, de novo, salários em atraso na associação, daí o empréstimo bancário.

Onde é que isto vai parar?

Como é possível a CMA pactuar com esta situação?

Como é possível a CMA continuar a dar dinheiro sem exigir a sua boa aplicação?

Como é possível na Oposição ninguém se manifestar?

Como é POSSÍVEL?

Alguém me saberá explicar?

Anónimo disse...

Saber com uma semana de antecedência o que se vai passar numa reunião ordinária e noutra extraordinária, só mostra a eficácia do trabalho que os camaradas estão a desenvolver na Academia (AIRFA).
Vir para aqui falar em adivinhação, não é boa fé. O que se trata é de uma correcta previsão, que é o que falta ao governo de direita do PS que está a levar o país á bancarrota. Não faz como os camaradas que tem contas superavitárias na CMA.
Viva a Mª Emília que subsidia as associações que merecem (as geridas por camaradas) e que ainda consegue poupar (ou seja, não aplicar) o dinheiro dos contribuintes na gestão do Município.

Um cidadão atento

Anónimo disse...

Pois é, pá.
As associações como a Academia são geridas por camaradas. E para a CMA, a essas basta a palavra, mesmo que as vigarices nos bastidores sejam muitas (desde que não sejam públicas, está tudo ok).
Agora as outras, são sempre de desconfiar. Nomeadamente aquelas que são geridas por pessoal de outros partidos políticos. Por isso lhes exigem tudo e mais alguma coisa.
Assim é que é, camaradas. Só o pessoal do Partido é que é de confiança. Os outros são uma cambada e há que desconfiar deles.

Uma cidadã atenta disse...

«(…) A Academia é uma colectividade secular que desempenhou um papel fundamental na cultura do povo-operário do concelho num tempo remoto de obscurantismo e descriminação.

Mas às mãos de quem gere o seu património há mais de vinte anos, a colectividade foi perdendo o melhor que do legado das direcções anteriores e até 1988 foi recebendo. Não há memória de alguma vez os directores terem lesado tanto a Academia. E condenável é, também, silenciar e consentir os erros cometidos. Toda a direcção é cúmplice perante a massa associativa. Os sócios não tiveram balancetes nem Assembleias Gerais durante 12 anos. Já não tem Biblioteca. Não tem bailes temáticos. Não podem visitar o museu; Não tem sessões de cinema; Não tem Grupo Coral. Não tem Ginástica de Competição. Não tem Atletismo. Não tem Judo. Não tem Teatro Amador.

(…)

O velho edifício está em ruínas por incúria e desleixo dos directores que se mantiveram “orgulhosamente sós” – como o outro…- ao longo de 20 anos e se “refugiaram” na “crise do cinema” para justificar as suas incapacidades de gestão, modernidade, resposta aos novos desafios.

A Câmara de Almada, atenta ao movimento associativo local doou à Academia, publicamente, um valor de 300 mil euros (60 mil contos) para restauro do velho edifício.

Aos sócios pareceu estranho que quando as contas da gestão foram apresentadas, referentes aos anos de 1994 e até 2006, nos balancetes não viessem referidos como entrados ou depositados os 300 mil euros.

Mas, maus na gestão mas hábeis “no diálogo” fizeram aprovar as contas na presença de “33 sócios escolhidos” (…?...) amigos simpáticos… mas ignorantes, ao aprovar sem ler, o exercício de 12 anos, já por si errado pois em cada ano deveria ser apresentado aos sócios o exercício, afixado na colectividade e não o foi.

E os 33 sócios até aplaudiram, e votaram a pedido de Fernando Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Almada, um voto de louvor para o presidente, Osvaldo Azinheira, também assessor de Emília de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Almada.

E foi este o “melodrama” ou a “tragicomédia” da tão querida – e pobre – Academia sacrificada e moribunda às mãos de quem a não soube gerir.»

Fonte:
http://jornalextra.livreforum.com/t11
-academia-almadense-defunta-as-maos-da-direccao-
reabre-a-sala-a-camilo

Uma cidadã atenta disse...

Esqueci-me de referir no comentário anterior que a notícia é de 2008.
Hoje, 2011, Nem Fernando Mendes nem Osvaldo Azinheira ocupam aqueles cargos na Academia, mas continuam um como Presidente da Junta de Freguesia de ALmada e outro como Assessor da Maria Emília.
É caso para concluir: quanto mais actos ilegais comentem mais o Partido os acha merecedores de louvor.
Bem-haja o PCP!

Anónimo disse...

O QUE É QUE TEM ANDADO A OPOSIÇÃO A FAZER EM ALMADA?

http://emalmada.blogspot.com
2008/03/academia-almadense.html

O QUE OS DEIXA CEGOS? SURDOS? E MUDOS?

Anónimo disse...

Sobre a Academia Almadense ver

http://emalmada.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

Anónimo disse...

Corrijo para acesso directo

http://emalmada.blogspot.com/2008/03/academia-almadense.html

José Eduardo disse...

E depois, não venham dizer que a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, não tem estado atenta ao que se vai passando no município e procurado dignificar a vida dos munícipes (esclarecendo-os, denunciando estes criminosos às autoridades competentes e pedindo as explicações para os crimes que se vão cometendo na e via CMA/SMAS), no concelho de Almada! Afinal, onde param os trezentos mil euros (300.000,00) do nosso dinheiro, atribuídos a esta colectividade?
Quando for a época de eleições autárquicas, não venha a oposição política eleita reclamar louros sobre o que não fez (faz) durante este tempo todo!
Contamos com o seu voto em próximas eleições autárquicas!
VIVA A PLATAFORMA DE CIDADANIA DO CONCELHO DE ALMADA

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Cuidado, sr. José Eduardo! Cuidado! Não vá o candidato/vereador do "seu" Partido vir aqui e "ouvi-lo"!

Ou você já não tem (mesmo) partido? Será? Ainda não há muito dizia-me que tinha apoiado o candidato do "seu partido", sim senhor, e que continuava a não "ter medo (?????) de mim". Isto disse você há muito pouco tempo; agora já é vivas à tal de plataforma?

Ou você é como D. Ermelinda, que saiu mas não saiu do seu antigo/actual partido?

Ou o candiato/vereador já não "risca" nada?

Como é sr. José Eduardo? Mantém-se no seu partido? Já não tem partido? Agora é só loas à "plataforminha"?

Cuidado, sr. José Eduardo. Para quem pretende ser director ... sabe-se lá do quê, mas doutor que é quase doutor, só mesmo para ... director. Olha, rima e ... não, não é verdade!

Carlota Joaquina disse...

Segundo consta entre alguns dos sócios da Academia que acompanham a situação da instituição mais de perto, os 300 mil euros atribuídos pela Câmara Municipal de Almada de que se fala serviram para regularizar situações diversas, nomeadamente, salários em atraso e outras dívidas da associação, pelo que a autarquia violou o princípio da especialidade, que consagra que os órgãos das autarquias locais só podem deliberar no âmbito da sua competência e para a realização das atribuições cometidas às autarquias locais (cf. artigo 82º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro), o que não é o caso, porquanto, atribuir um subsídio para pagamento de dívidas, sejam de que natureza for, não se enquadra no leque de atribuições constantes da referida Lei n.º 169/99.

Consequentemente, a atribuição daquele “subsídio”, ao abrigo do Protocolo celebrado entre estas duas entidades, é ilegal, por violação das disposições citadas, consubstanciando um pagamento indevido e, como tal, passível de eventual procedimento por responsabilidade financeira sancionatória e reintegratória, nos termos e para os efeitos dos artigos 65º, n.º1, alínea b) e 59.º n.º 1, respectivamente, da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, cuja responsabilidade é imputável aos membros do executivo.

Tenho dito. Ou será que precisam que troque por miúdos?

José Eduardo disse...

Caro Simplício: esclareço-o: sou militante e continuarei a sê-lo do meu partido! Repito-lhe: a Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada é constituída por cidadãos de vários quadrantes políticos! Confuso? Continue... não tem capacidade para mais? Não é de estranhar!

Anónimo disse...

Quem, os ricalhaços Mendes e Osvaldo- este velho está podre de rico. Os comunas pobretanas ainda votam nesta canalha.coitados

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Obrigado pelo esclarecimento, sr. José Eduardo. Muito obrigado, mesmo. Pode crer que no momento certo este esclarecimento vais ser ... muitíssimo esclarecedor.

A D. Ermelinda Toscano que se ponha a pau. Com gente como você a apoiar o "movimentinho" apartidário (antes, anti-partidário) que ela criou, não vai longe não senhor. Mas ela lá saberá quem são os amigos dela e com quem é que conta.

No mesmo sentido, mas quero acreditar que por razões distintas, o líder do seu partido em Almada também não deve achar muita graça ao que você aqui assume de forma tão clara. Mas confesso que não é matéria que me preocupe muito, bem pelo contrário; para um partido que está como está ...

Mas uma vez mais agradeço muito o seu esclarecimento. Muito útil!

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Já agora, sr. José Eduardo, esclareça-me lá mais uma coisa. Como o sr. só tem um voto, para onde irá esse seu voto nas próximas eleições aurtárquicas: para o seu partido ou para a "plataforminha"? Esclareça-me lá, porque pelo que você aqui escreveu antes o seu voto irá para a tal "plataforminha", ou estou a ler mal? Então como fica a sua militância? Não sei, sou eu a pensar ...

José Eduardo disse...

Caro Simplício: ao contrário de si, não tenho o apelido de "borrego" ou "lambe-botas"!!! No meu partido existe a possibilidade de discordar e ser-se livre de opinar e agir; e no seu? Anda muito preocupado com o que faço! Afinal, sou assim tão importante? Deixe estar, que também eu lhe digo que na hora certa lá estarei!

Almerindo Simplício das Neves (Mindo para os mais amigos) disse...

Você, importante José Eduardo? Não sei, você o dirá. Para mim pode crer que não tem importância nenhuma ...

Agora relativamente ao "seu" partido, já a música é outra. Porque aqui o que é importante não é você (santa arrogância, tanto narcisismo ...), ou você julga-se tanto o "centro do mundo" que ainda não percebeu a sua insignificância?

Mas mesmo insignificante, tenho que continuar a agradecer-lhe os esclarecimentos que aqui nos vem prestando sobre a sua "liberdade" partidária. Muito úteis esclarecimentos, aliás.

O que é pena - para todos nós, para os Portugueses - é que no "seu" partido a liberdade de opinião se confunda com libertinagem de actuação. Pelos vistos, e é você quem o diz, para o "seu" partido todos os meios são legítimos para se atingirem os fins a que se propõe! Até uma "plataforminha"!

Aliás, a forma como você "usa" essa "liberdade" que diz ter no "seu" partido é bem interessante, sr. José Eduardo. A mim custa-me a perceber esse conceito de "liberdade". Vir aqui e dizer mal do seu próprio partido - é oposição mas não faz nada, como tantas e tantas vezes já o disse -, vir aqui e apelar ao voto noutra estrutura que não o seu partido - ainda para mais uma estrutura fantasma, que não existe de facto, que é apenas fachada para o "terrorismo político" que tem andado a tentar fazer nos últimos meses -, e ainda por cima usar o nome da "liberdade" para caracterizar o que você anda a fazer, "vai lá vai, até a barraca abana" como diria o outro ...

Carácter, seriedade, honestidade? Que é isso, desde que atinja os seus objectivos? Por isso aqui deixo a D. Ermelinda de novo a sugestão de que tenha cuidado com quem se mete, não vão os "amigos" revelar-se exactamente o oposto ...

A gente já sabe, há muito tempo, que o "seu" partido é assim mesmo. Seriedade é qualquer coisa de estranho na sua agremisação. Por isso é que estamos como estamos no País que somos ... Mas eu ainda pensava que haveria algum decoro. Verifico agora, por si, que nem isso vos resta ...

Anónimo disse...

Mas ainda há quem dêr troco ao Mindo do PC?
Deixem lá o tipo...já anda por estas bandas há algum tempo, cada vez com um "nome", mas sempre com os tiques do PC, que se reflectem na escrita.
Se o dito cujo viesse discutir alguma coisa...mas não, só vem espalhar a confusão.
A Defesa de Almada

Anónimo disse...

Mas quem é este Almerindo? Que legitimidade tem para dizer o que diz? Será que no PCP em Almada são todos assim tão reles? E, por isso, se escondem atrás do anonimato para actuar?
Será isto frontalidade? Ou cobardia?

Anónimo disse...

Almerindo comunista AHAHAHAHAH ou oportunista?

Anónimo disse...

O que destingue a Academia de outras instituições a quem a CMA exige as contas? Ser "dominada" pelo PCP! A única diferença é essa. E até convém que seja assim mesmo. Isto é, que não apresentem contas.
Seria interessante fazer um estudo sobre as colectividades que a Câmara apoia financeiramente, quem é que está na direcção das mesmas e o estado da sua contabilidade, assim como a regularidade do seu funcionamento em termos estatutários.
Quem se atrver a fazê-lo (a este estudo) vai descobrir muita coisa interessante. E verificar que o PCP lá está. Em todas elas.

David Gil disse...

Ao senhor/a autor/a do artigo, passo a esclarecer que no site da AIRFA foram postadas os anuncios referentes ás Assembleias Gerais, uma semana antes das mesmas (25 de Março). Assim, logo após a sua data, e já com o conhecimento dos respectivos resultados, foi publicado directamente nos referidos anuncios do site, o seu resultado. Logo não foi questão de adivinhação, mas sim de precipitação da sua parte que, se tivesse visitado o site antes de 25 de Março, teria visto apenas os anúncios com as datas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Para os menos atentos esclareço que a plataforma que aloja o site da academia permite publicar noticias com qualquer data de inicio de publicação.
Provavelmente neste caso, o artigo foi publicado no dia seguinte às AGs mas, ao criar o artigo, a plataforma atribui automaticamente uma data aleatória, sendo neste caso uma semana antes, e assim ficou...
Espero ter elucidado algumas mentes conspiratórias que aqui pairam!

Related Posts with Thumbnails