domingo, 26 de fevereiro de 2012

Requiem pela Assembleia Municipal de Almada

Ontem, depois da apresentação das conclusões do Relatório da Comissão Eventual criada para analisar o caso do trabalhador dos SMAS vítima de mobbing e de saber que todos os partidos, à excepção do CDS, tinham subscrito aquele documento, coloquei no Facebook a fotografia acima e o comentário abaixo:
Hoje, entre muitos outros, tinha no meu mural as perguntas que a seguir apresento:


«Interrogo-me: se o PS não tivesse proposto esta comissão de inquérito, será que o trabalhador tinha visto os seus direitos reconhecidos? será que tinha sido ressarcido dos montantes em dívida? será que lhe tinha sido reconhecido o estágio? Será que o CDS teria podido dizer o que disse? e o que dizer da declaração de voto do PS?»

Às quais respondi:

À primeira pergunta, não posso responder. Sendo certo que, na prática, esta comissão pouco (ou nada) adiantou relativamente à efetiva defesa dos direitos do trabalhador (basta ver as conclusões a que chegou), a dúvida fica sempre presente.

Quanto à segunda, ela não depende desta comissão mas de uma ordem judicial (e, ao contrário do que foi afirmado, a dívida não está toda liquidada – há um diferencial em relação ao pagamento dos juros – que são da ordem dos milhar de euros – por os SMAS se terem arrogado no direito de reinterpretar a sentença do Tribunal e pago uma quantia substancialmente inferior).

Sobre o estágio. Quem o reconhece é a lei. E, pelos vistos, o júri avaliou-o negativamente. Apesar das evidências notórias e provadas, os membros da comissão, contudo, não souberam (ou não quiseram) reconhecer as gravíssimas falhas detetadas no processo. O que o vereador José Gonçalves fez, sobrepondo-se à deliberação do júri é um ato ilegal e mais não fez do que deixar a vida do trabalhador suspensa com a dúvida de que, a todo o momento, pode perder os seus direitos.

O CDS, para dizer o que disse não precisaria da comissão. Nem esse partido nem a Plataforma de Cidadania. Lembro que fomos nós os primeiros a denunciar o caso, a ir à Assembleia Municipal… apesar do caso ser conhecido há mais de um ano, só em meados de 2011 o PS resolveu propor a criação da Comissão. Mas, afinal, para quê? Para chegar ao fim e concordar com tudo o que a CDU quis?

Finalmente, a declaração de voto do PS. Sinceramente não a entendo. Foi dura, contundente quanto baste. Disse o que havia a dizer, de facto… E dela se pode depreender que, afinal, há muitas irregularidades, mobbing e dirigentes responsáveis e incompetentes que deveriam ser destituídos do cargo que ocupam e que até foram nomeados. Mais uma razão para não se compreender o sentido de voto nas conclusões do relatório da Comissão que diz, precisamente, o contrário. Depois daquelas palavras esperava-se, no mínimo, que o PS se abstivesse. Mas não! Votou a favor, anulando assim o mérito da intervenção do Courinha Leitão, porque não se pode ser a favor de uma coisa e do seu contrário. Haja coerência. Por isso, na minha opinião, nada justifica a posição do PS.

Peço desculpa mas não posso deixar de me sentir indignada. Não esperava esta atitude incoerente e submissa do PS. Aliás, em boa verdade nem dos outros partidos. À excepção da CDU, é claro, e do BE que se tem mostrado, em Almada, uma “esquerda de conveniência conivente”.

»«»«»«»«

Em breve voltarei a este assunto (com uma descrição completa do que se passou ontem... uma espécie de requiem pela Assembleia Municipal de Almada... onde todas as forças políticas (excepto o CDS) acabaram "curvando a espinha" à vontade da CDU e tocaram a música cujo refrão foi o voto a favor das conclusões do relatório em causa... pela "morte" daquele órgão deliberativo. 


5 comentários:

Anónimo disse...

Democracia é:
Todos os deputados votam num sentido, de fora fica uma alminha do CDS, mas a Ermelinda decide que todos estão enganados.

Anónimo disse...

quem esta enganado pelos deputaos sao os eleitores municipe

ólarilas disse...

Esta amiga está cada vez mais colada aos fascistas!

Anónimo disse...

Em Almada, fascistas são os do PCP. Fascistas, ditadores e corruptos.

Anónimo disse...

só a santa ermelinda sabe...os outros nada sabem...santa humildade

Related Posts with Thumbnails