sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Identificação política dos portugueses

Este é o resultado de um inquérito efectuado em 1997 pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com coordenação de Manuel Villaverde Cabral e cujo resultado foi publicado na Revista Análise Social, vol. XXXV, n.º 154-155, de 2000, insere-se num trabalho académico acerca das "relações entre cidadania política e equidade em Portugal".

Em 2011, com as necessárias adaptações motivadas pelo aparecimento do Bloco de Esquerda, seria também este o resultado obtido à pergunta: « Tem simpatia por algum dos partidos políticos portugueses ou não tem simpatia por nenhum deles?»

E considerando a clássica escala de dez graus entre esquerda e direita (sendo 1-2 a extrema-esquerda e 9-10 a extrema-direita) obteríamos o mesmo tipo de posicionamento no actual leque ideológico?


======


O artigo em causa, intitulado «O exercício da cidadania política em Portugal», de Manuel Villaverde Cabral, é bastante interessante e encontra-se sub-dividido nos seguintes capítulos:

Introdução

A especificidade dos direitos políticos

Democracia, poliarquia e oligarquia

Por uma auditoria democrática

A identificação político-partidária e o posicionamento ideológico

Aparticipação associada

A automobilização política

Para a construção de um índice de cidadania

A avaliação do sistema políticoA distância ao poder

Bibliografia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Vilaverde Cabral é o mesmo que diz que o Governo de Passos Coelho é o melhor que podia ter acontecido a Portugal, não é? Quer cá parecer-me que sim ...

Anónimo disse...

A leitura deste quadro deve ser feita tendo em conta a suposta opinião pessoal do coordenador do estudo? Interessante essa perspectiva de análise... nada tendenciosa. Isenta e tecnicamente válida, claro.

Anónimo disse...

Êh pá, vão mas é ler o Sol de hoje

Anónimo disse...

O PS psd e OS UDPs de almada estã feitos com a imilia e os comunistas mafiosos

Related Posts with Thumbnails