quinta-feira, 17 de março de 2011

Em apenas 5 anos já lá vão quase 2 milhões de euros!




Rui Esteves levantou alguma polémica no artigo “Património predial, para que te quero?” ao trazer à discussão um assunto que ainda nunca fora abordado mas que se revela de primordial importância esclarecer.

Trata-se das despesas do gabinete da Presidência com pessoal:
«Segundo dados das contas das gerências de 2008 e 2009, a Câmara de Almada gastou só em prestações de serviço, em avença pagas a pessoas individuais afectas ao Gabinete da Presidência, 458.007,40€ e 265.407,75€ respectivamente.
Qual foi a utilidade destes gastos? Que tarefas úteis e produtivas desenvolveram essas pessoas? Que ganhou Almada com o seu trabalho?»

Em nome da transparência, tratando-se da afectação de dinheiros públicos, todos nós temos direito a saber a que serviços correspondem, exactamente, os quase dois milhões de euros pagos pelo município em apenas cinco anos. E, já agora, também temos toda a legitimidade em pretender que nos expliquem que projectos foram executados e que benefícios foram obtidos.

Caso contrário, as suspeitas de que parte desse dinheiro possa ter sido, e/ou continue a ser, utilizado em pagamentos inúteis apenas para satisfazer clientelas partidárias, adensa-se.

Assim como, tendo presente o disposto no artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 137/2010, de 28 de Dezembro, seria interessante que nos explicassem por qual dos recebimentos (a pensão ou a avença?) optaram os aposentados que exercem funções na CMA já que nos termos daquele diploma estão impossibilitados de acumular ambos.

13 comentários:

EMALMADA disse...

Por que a oposição tradicional não se debruça no interesse da política nobre e de Almada, sobre esses assuntos e outros similares, de gastos faustosos e/ou questionáveis?

Pedro Silva disse...

Como e possivel que isto seja assim não ha ninguem que denuncie isto. Mas a oposição nada faz porque?
Almada merece muito mais.

Anónimo disse...

Nunca ninguém olhou para estes números antes (que eu tivesse dado por isso), pelo menos na assembleia, a quando da discussão das contas do município.
E de há uns anos a esta parte poucas são as reuniões a que faltei.
Dá-me a sensação que muitos votarão os documentos sem sequer os ler. Seja a favor, ou contra. Cumprem meras orientações partidárias, assumindo posições delineadas por interesses que políticos.
Uma tristeza.

José Eduardo disse...

Continuo, sem entender qual o papel da oposição política no concelho de Almada! Para que serve? Que tenha conhecimento só existe um avençado (reformado) a trabalhar como assessor da presidente (Osvaldo Azinheira)na CMA! Aguardam-se as explicações sobre quais os benefícios que estes supostos avençados trouxeram ao município que justifiquem a despesa de dois milhões de euros em cinco anos! Cada vez mais entendo porque é que o PCP e apaniguados dizem "amar" Almada! Pudera, com uns cofres cheios como os da CMA/SMAS e sem oposição que fiscalize as despesas como é que o PCP não ama Almada?

Anónimo disse...

Este senhor Osvaldo Azinheira creio que é acesor da presidente,algem me pode informar qual é a formação academica deste senhor?

José Eduardo disse...

O Simplício ou W.C. meteu férias...Destes assuntos polémicos fogem a "sete pés"! Aguardam-se as explicações destes pseudo sabem tudo do PCP. Vá lá, façam-nos rir mais um pouco...;vão ser os nove mil e seiscentos votos que obtiveram nas últimas presidenciais em Almada que vão chegar para manterem a CMA/SMAS! Ai, ai, ai, ai!!! Almada terra "bem amada e abençoada"para as finanças do PCP e seus apaniguados, pois de Loures já tinham sido corridos faz alguns anos: a vez de serem corridos de Almada está a chegar; bem podem ir fazendo as malas...O “asilo” e “galinha dos ovos de ouro”CMA/SMAS para o PCP está-se a acabar!!! Ai, ai, ai, ai!!!

José Eduardo disse...

É só para complementar e afirmar: os PCs também foram corridos a "pontapé" na Amadora há muito tempo!!! Agora aproxima-se a hora de reduzi-los à sua insignificância em Almada e responsabilizá-los criminalmente pelos crimes cometidos com o erário público!!! Ai, ai, ai, ai!!!

Anónimo disse...

Formação académica? o que é isso para um PCP?
Não precisa!

O Maia, conhecem-no tem formção académica em ferrugem manhosa.
A Emília conhecem-na?
tem formação académica em balcão de banco a receber cheques!
O Carreiras conhecem-no?
Tem formação académica em canalizações e em carroças!
O Matos conhecem-no?
Tem formação académica em demagogia!
O Gonçalves, conhecem-no ?
Tem formação académica nas hostes do dogmático partido PCP com complemento ao direito!
A Pardal conhecem-na?
Tem formação académica em re-béu-béu pardais de telado!
O rui Jorge conhecem-no?
tem formação académica em quê?
O Modesto do Smas conhecem-no?
é pós graduado em rapar pratos!

O ingineiro da freg. de Almada é o quê...foi, oficial maquinista da marinha mercante e mais nada!
ingineiro? onde?

São todos mestres em coçar para dentro enganando "o nosso povo" e vivendo a expensas de democracia burguesa.

Anónimo disse...

E este senhor tem direito a mototista 8 horas por dia?

Anónimo disse...

Meus Caros,
A oposição em Almada não existe, eventualmente, porque também lhes são dadas algumas mordomias, que até ao momento não foram reveladas.

Só assim se compreende, que a Oposição, apoie tacitamente esta má gestão da CMA/SMAS ao longo de tantos anos, e não tenha mostrado a sua indignação, e votado contra estas situações.

Contrariamente, a uma empresa que tem que dar lucro, uma Camara deveria ser eleita para governar para Todos e não apenas para Alguns, chegar ao final do exercicio anual com um lucro (dinheiro cobrado em impostos e não investido) de 12 milhões de euros, quer dizer que estão acobrar a mais para o que fazem.

Todos ja deveriam saber que na maioria das vezes o Partido é que determina o que os seus “funcionários” fazem, como por exemplo o PCP exige que os seus elementos que participem nas eleições, lhes entreguem o dinheiro que o Estado lhes dá por participarem nas mesas de voto (mesmo que as pessoas em causa estejam reformadas e não tenham que ir trabalhar no dia a seguir às eleições).

A questão “académica” poderá ser o de menor importância, se os benificiarios desses serviços de assessoria forem de todos os quadrantes politicos e não unicamente escolhidos do PCP.

Finalmente, para quem andava de autocarro expresso 81, ou no 28 da Praça do Comercio até Cabo Ruivo, foi uma mais valia que a politica deu, a quem decidiu, depois de reformar-se da PGP, optou por ser assessor da CMA e dedicar-se em simultaneo a defender entusiasticamente, a sua carreira politica no Pragal e depois em Almada, e quem saberá se não será ele o “escolhido” para suceder à Madrinha?

Com os meus cordiais cumprimentos,

Conde Montanelas

Anónimo disse...

Osvaldo = Assessor da Presidente, 4ª classe, carro com motorista (8 horas), que o vai buscar e levar a casa todos os dias.
Rui Jorge = Vereador, ensino secundário (11º ano), com carro 30 dias por mês.

Anónimo disse...

O J.G. o simplicio foi um dos tais que foi corrido de loures.o osvaldo é um velho cheio de dinheiro com uma reforma brutal da setenave. comunista esta criatura nunca foi. já agora o mourinho do pragal também nunca foi comuma reformou-se com 20 de serviço, senão me engano do instituto das águas.

Anónimo disse...

Esse velho osvaldo com o dinheiro que gasta ao estado à pelo menos 20anos na camara devia dar o lugar aos mais novos. vá para casa velho rico, cheio de dinheiro.podres de ricos este comunas de almada

Related Posts with Thumbnails