segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ai ai, ai ai!!

«(...) Agora quando se transforma estas coisas em política baixa, oportunismo político, demagogia, aí é que as coisas se complicam.

Eu tenho sido alvo, tenho sido alvo… não vou aos blogues, não leio determinados pasquins, não leio porque quero trabalhar para o povo deste concelho, porque não quero perder o equilíbrio e não quero ser perturbada e prejudicar com isso a população para a qual trabalho cuja missão assumi de braços abertos e continuo a assumir.

Porque já até a minha opção religiosa foi posta no blogue.

Uma vergonha!

Um carro que está na minha rua… eu sou uma mulher presidente de câmara, todos os eleitos a tempo inteiro têm, porque têm, naturalmente por direito, uma viatura para se movimentarem.

Eu prescindo do motorista ao fim de semana e ando com o carro da Câmara ao fim de semana para me deslocar se necessário. Eu não uso os bens da Câmara, nunca usei coisa nenhuma. Venham primeiro a demonstrar se isso alguma vez aconteceu.

Mas a vergonha vai a esse ponto de tirar uma fotografia de um carro e por no blogue dizendo que a presidente usa o erário público, que está a beneficiar daquilo que não lhe pertence. Isto é uma vergonha.

Há pessoas que são más ou que estão doentes. Se são doentes, tratem-se. Se são más, não há nada a fazer. É preciso é desmascará-las.

Eu sou autarca há trinta e um anos. Nunca usei a minha família em campanha eleitoral nenhuma. E também não admito, que usem a minha família sejam para que fins forem. E fica aqui muito claro, muito claro!, não toquem naquilo que é mais precioso, numa mãe!, não toquem! Porque ai ai, ai ai! Eu falo… Eu deixo de falar por mim. Ai ai, ai ai!

Mas no dia em que eu deixar de falar por mim, deixo de ser presidente da Câmara. Deixo de ser presidente da Câmara – não contem já, não contem já – mas quero deixar aqui perante esta assembleia, de uma forma muito veemente, muito firme, com enorme indignação, aquilo que se anda a fazer.

Aquilo que algumas pessoas más, más!, pessoas de mau íntimo, mal formadas, que não fazem outra coisa na vida se não andar atrás das canelas de cada um que trabalha. É muito, é muito indigno! É muito indigno!

E eu tenho que deixar, de uma forma muito veemente, explicitado nesta assembleia, o que acabo aqui de dizer. É fundamental que o faça. Porque eu não sou cobarde e, também, não tenho nada a recear de dizer o que estou a dizer. Porque quem assim fala tem costas direitas e não tem rabos de palha. Porque se os tivesse não falava assim.

Portanto, respeito é uma coisa muito importante. Política com respeito. Ética na política é uma questão fundamental.

Há trinta e um anos que sou autarca e haja a primeira pessoa que possa dizer que esta mulher, que a Maria Emília de Sousa, algum dia beneficiou fosse do que fosse deste município.

De alma e coração por Almada. Missão absoluta. Missão absoluta! Missão absoluta. Porque os valores, os valores políticos que, no dia a dia, procuro por na prática, princípios e valores, são os mesmos, são os mesmos que me fizeram chegar à política, são os mesmos que me fizeram chegar à política.

E não digo mais. Muito obrigada pela vossa atenção. E desculpem, enfim, o calor da intervenção. Obrigada.»

Excerto do discurso da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, na Assembleia Municipal de 17-12-2010, a propósito da minha intervenção.

36 comentários:

Antunes Vidal disse...

"... eu sou uma mulher presidente de câmara, todos os eleitos a tempo inteiro têm, porque têm, naturalmente por direito, uma viatura para se movimentarem.
Eu prescindo do motorista ao fim de semana e ando com o carro da Câmara ao fim de semana para me deslocar se necessário. Eu não uso os bens da Câmara, nunca usei coisa nenhuma. Venham primeiro a demonstrar se isso alguma vez aconteceu."

Até onde vai o descaramento desta personagem. Diz que não usa os bens da Câmara, mas acaba por admitir que no fim de semana usa um veículo da autarquia para as suas deslocações... "quando necessário", bem entendido! Esquece, contudo, a senhora Presidente que o direito dos eleitos termina no uso particular das viaturas em dias de descanso semanal quando não está a prestar serviço na autarquia.
Àquilo que descreve, chama-se peculato de uso, sim! Está a utilizar um bem da autarquia para fins particulares (não será por isso mesmo que prescinde do motorista?).

A presidente da CMA deve pensar que está acima da lei (assim como a filha, em quem não se pode tocar senão ai,ai, ai, ai!). Ou melhor, deve julgar que em Almada, qual coutada do PCP a lei é o seu partido que a faz.

Tenham dó!

Morador Mendo Gomes de Seabra disse...

A presidente além de ser mentirosa, pois utiliza tudo do erário para uso pessoal é uma grande vigarista como a filha não gostava de homem. ah. ah. ah... pediu à mãezinha para o mandar para a rua.
Mas sra presidente certamente os filhos dele também têm Mãe e tome atenção ai ai ai ai.
Como já a conheço a anos sei do que é capaz e das barbaridades que já fez e mandou fazer.

trabalhador CMA disse...

"não toquem! Porque ai ai, ai ai! Eu falo… Eu deixo de falar por mim. Ai ai, ai ai!"

fasso minhas as suas palavras

Anónimo disse...

Rabos é coisa que não falta nesta família. Não sâo de palha mas sim de acendalhas.
Nós munícipes é que estamos fartos desta mulherzinha, ai ai ai ai

Anónimo disse...

aiaiaiai

trabalhador disse...

As pessoas não são doentes não Têm comida para dar aos filhos porque a sra. e o PCP Almada unico que votou contra os excedentes de comida dos restaurantes para dar a quem precisa. Olham para uma gaja que não tem nada que utilizar o carro de todos os munícipes ao fim de semana, para que todos paguemos as manutenções do mesmo. Não rouba o suficiente? Compre um carro e portesse como uma cidadã normal quando não esta ao serviço. Tenha vergonha ai,ai,ai,ai,

fazeme palhaço disse...

ainda nao vi os comentadores palhaços a vir cá disfarçar q a patroa usa carro da camara para uso privado ao fim de semana...
nem que aproveita as assembleias para levar problemas da família dela
ai,ai,ai,ai os palhaços ainda não chegaram do fim de semana
e o HC ainda não acordou da tosga
tambem falta o Chuchil para vir cá perguntar de que marca e modelo era o gravador q gravou a histerica, se era de cassete ou fita, ou se era mp3, ou telemovel

falta cá o cuhchil a exigir que se prove que era gravador e estava na sala dos bombeiros, pois claro gravou mas tem q fazer prova disso, para o senhor Chuchil

Anónimo disse...

A Emilia, não tem vergonha e a perdido todo o sentido a relidad.

Diz ter direito a carro, se senhora, mas se tivesse dignidade, após obrigar ao cidadão a ir de metro-comboio e a pé e a pagar o estacionamiento que ela tem grátis, um presidente que vive a 500 mts dá câmara, debia dar exemplo e ir andando não precisa ter um carro com condutor na sua porta.

E para ir à cabeleireira na praça da Renovação ??? também esta a fazer política enquanto a pentean ???

Quanto à sua atuação na Assembleia, nada de novo, uma mau criada sem formação para exercer o cargo que ocupa, assim está Almada, destruída e morta. Ai, ai, ai.

Churchill disse...

fazeme palhaço

Então cá estou para lhe alegrar o dia.
Por acaso eu até considero que os dirigentes executivos de topo devem ter direito a viatura de serviço, todos os dias, até para ir ao cabeleireiro. Mas eu não sou comunista, e aí já lhe reconheço alguma razão, pois no caso da presidenta ela defende um partido que critica isto aos outros (aí está um rabo de palha, se quiser).
Já tenho mais dificuldade em aceitar que os carros da CMA e dos SMAS andem a transportar os filhos e amigos dos condutores, e que alguns estejam sem os símbolos e passem por carros particulares.

Aliás, se tem lido os meus comentários, é também por isso que para mim é mais fácil criticar os incumpridores.
Ao contrário de alguns partidos (como o PCP mas também o BE da Ermelinda e outros), eu acho que devia ser fácil despedir a corja que dá má nome aos funcionários públicos, e que anda por aí aos milhares, sem fazer nada, a reclamar de tudo, e a encher manifestações em horário de serviço (naquela coisa espantosa que são os plenários com saída para a rua).

Sobre os gravadores, sendo uma sessão pública regulada por Lei, se a gravação audio pela assistência está autorizada, nada tenho contra.
Até logo

Anónimo disse...

Ai,ai ai voces é que são os culpados(trabalhadores) os vossos filhos este ano já tiveram o exemplo,para o proximo ano em vez do saquinho de papel com a sandes e o pão com queijo eu só vou dar a fatia do queijo
nos anos anteriores eu dava a mochila e os reboçados porque precisava dos votos.
PS: trabalhador agradecido

AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, disse...

AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, AI, que me descobriram os truques todos!
Resta-me a ameaça, para meter-lhes medo!
Ass: MES

Anónimo disse...

Ai ai ai a senhora presidente,está mesmo a perder cabecinha,então vamos ver,todos os seus familiares que estão a trabalhar na CMA no SMAS, estão todos em postos de chefia,ou sera que os meninos e as meninas tinham uma estrelinha Emiliana quando nasceram,ou a mamã como presidente teve alguma influência,ai ai ai então a senhora nunca aproveitou.ai ai ai

EMALMADA disse...

Maria Emília está em queda.
Usou e abusou de Almada. Não teve suficiente discernimento para encarar a entrada na política como prestação de um serviço comunitário, respeitando as populações e as pessoas, seres humanos.
Só viu os objectivos dela: servir o PCP e a sua continuidade no poder. Criticou ditadores mas na prática tem uma ambição desmesurada pelo poder.
Tem características recalcadas dos ditadores.
Usou pessoas e abusou de pessoas e do cargo para dizer eu quero, posso e mando.
Hoje, porque nunca tinha sido tão confrontada com factos ou em resultado de acumular críticas, perdeu as estribeiras e zás ai ai ai ai ai...desata aos berros.
Ora isso é próprio de quem quer intimidar.
Maria Emilia está a viver situações que ela própria criou por não saber ouvir as pessoas nem entendê-las. Alimentou-se demasiado da sua egoistica imagem no espelho e da bajulação de oportunistas que ela serviu e elogiou porque lhe alimentavam o ego. Não teve inteligencia nem humilde cultura, para a leitura do que é viver socialmente.
Hoje nem o PCP, nem os seus anteriores defensores estão interessados em defendê-la. Caíu em desgraça.O PCP serviu-se dela. Ela serviu o PCP, mas como alguém tem de sobreviver e continuar, será o partido e não ela, serão os anteriores amigos(?), que querem continuar a governarem-se e ela será descartada. Vão fazê-lo em nome da democracia, elogiando-a publicamente, louvando-a numa lavagem de rosto caricata, esquecendo os seus erros e asneiras que tanto prejudicaram Almada e os almadenses, mas atirando-a para o rol dos excedentes,dos já não necessários, do refugo porque já deu o que tinha a dar.
E nessa despedida vão certamente aparecer até alguns da oposição que hoje por trás a criticam, mas nesse dia lá estarão para homenagear a "grande mulher" que fez muito mal a Almada e à sua população.
Maria Emília passa a ser produto descartável para o PCP, mas o PCP quer continuar com outro rosto e Almada não melhorará nem se livra dos males que a gestão PCP lhe fez.

Não mandem foguetes quando o PCP lhe der o ponta-pé de saída como já aconteceu com outros autarcas.
Ela serviu o PCP. Outro qualquer no lugar dela, também vai servir o PCP e não Almada, nem os almadenses.
Almada temsido maná para alguns e para o PCP.

Atenção! Ela sai ou vai sair, mas em Almada tudo vai continuar na mesma.
Como diz o povo: vai embora o bicho mas fica a peçonha.

Maria Emília fez muito pouco de bem e bom a Almada para o muito (demasiado) tempo que está à frente da Câmara.

Maria disse...

EMALMADA

Brilhante a sua analise, brilhante.
Excelente

PARABÉNS

Belzebu disse...

Finalmente está à vista de todos a nudez da rainha...
Coitada...

Satanaz disse...

O BE de Almada escolheu um óptimo momento para apoiar a Maria Emília.
Vinha á procura de uma boa refeição, afinal só vai ter hipótese de raspar o fundo do tacho.
Todos se vão rir, excepto os eleitores do BE que se sentem indignados, ultrajados e enganados por este BE de Almada.
Será que para a próxima vão integrar a CDU?

Minda disse...

Antunes Vidal:

Isto é conversa de quem está no poder há tempo demais.

Minda disse...

Morador:

Compreendo a sua observação.
Mas excedeu-se na referência que faz às preferências sexuais da filha da senhora Presidente. Ninguém tem nada com isso.

Minda disse...

Trabalhador da CMA:

Agora temos um novo "tique linguístico" em Almada: ai ai, ai, ai! Já virou moda.

Minda disse...

Anónimo das 9:41h

Estão tão confiantes que nem sequer percebem o rasto que vão deixando...

Minda disse...

Trabalhador:

A partir de um certo número de anos no poder as capacidades vão diminuindo...

Minda disse...

Anónimo das 11:46h

Realmente a Presidenta da Câmara quando a conversa não lhe agrada costuma ser malcriada mesmo.

Minda disse...

Anónimo das 16:08h

Esta é uma família de gente sábia...

Minda disse...

AmALmada:

Um excelente retrato da política em Almada.
Parabéns.

Minda disse...

Belzebu:

Ela vai nua, mas ainda julga que leva vestido de rainha.

Minda disse...

Satanaz:

Depois de ver os elogios que o BE fez ao Orçamento da CMA ontem na Assembleia Municipal, quase me pareceu que estava a ouvir alguém da bancada da CDU a defender a sua proposta.
Por este andar, até final do mandato passam-se todos para o lado de lá.

Anónimo disse...

Sair da net e viver o dia a dia, sentir as dificuldades criadas pelas políticas neoliberais dos sucessivos governos do PS, PSD e CDS, era uma boa ideia não era?

Minda disse...

Anónimo de dia 25, 11:42h

Está a dirigir-se a quem?
Como o Natal já passou, desejo-lhe um Próspero ANo Novo.

Anónimo disse...

Missão absoluta. Missão absoluta! Missão absoluta. Encher a Família! Encher a Família! Encher a Família!

Mas o fascismo era dantes...

Rui Rocha (assino sempre) disse...

Desculpem lá, mas isto que aqui se escreveu é NOJENTO!!!!!!
Utilizar a vida privada das pessoas para derrubar é o mais baixo a que a luta politica pode chegar. Sinto NOJO destes comentários.
E ideias para melhorar???? Não há??? Ninguém é capaz de apresentar um projecto ou uma ideia que seja para melhorar a gestão da câmara e que seja mais válida???? Se as têm apresentem-nas à população. Apresentem soluções para melhorar a vida comunitária. Estou farto de lêr as vossas tretas e a ideia com que fico é que querem tirar de lá a Maria Emilia para irem para lá vocês fazer vá-se lá saber o quê... Pior, provavelmente, porque ideias... zero. Projectos... zero. Alternativas... zero.
De todos os que aqui escreveram, aquele que apresentar um projecto credivél e que mostre coisas novas, candidate-se nas próximas eleiçoes autarquicas que eu voto nele... Tenham vergonha... Contestem com elevação...

Anónimo disse...

tens mais 1 cheque a receber...
continua assim que ficas rico
e a emília pobre....

Rui Rocha disse...

Admiro a tua coragem Sr. Anonimo... Não vale a pena continuar...

Minda disse...

Anónimo de dia 28, 17:11h

O fascismo já era. Mas em Almada ficou o social fascismo...

Minda disse...

Rui:

Sou responsável apenas pelos artigos e comentários que assino. Pessoalmente nunca utilizei a vida privada de ninguém para fazer campanha política. Por isso, a sua observação não me atinge.
Já aqui expliquei por diversas vezes, mas vou escrever de novo: os assuntos que temos abordado são, sobretudo, na área dos recursos humanos pois é um sector onde as ilegalidades são muitas e a defesa dos direitos dos trabalhadores é por nós considerada uma prioridade. Ora, nessa área, as ideias para melhorar acabam por estar implícitas na crítica que fazemos pois ao enunciar o que está mal isso significa que se deve fazer como indicamos… isto é, cumprir a lei.
Acertou: queremos que a Maria Emília se vá embora (e, felizmente, já existe legislação que limita os mandatos e ela vai mesmo ter de se sair). Mas errou redondamente quanto ao objectivo seguinte… ir para lá irá quem ganhar as eleições, e esse não é o fim da Plataforma.
E se alguém tem que ter vergonha do que anda a fazer é a CDU na CMA e SMAS, nomeadamente em matéria de pessoal.

Francisco disse...

Concordo em pleno com o Sr. Rui.
O que está aqui escrito é simplesmente NOJENTO.
Com o devido respeito que tenho pela pluralidade de opiniões, permitam que diga que a Senhora Dona Ermelinda, assim como os autores de muitos dos comentários presentes neste Blog, deveriam ter vergonha.
Fazer politica não é, ou não deveria ser isto. Peço desculpa, mas acho isto nojento e indecente. Creio que não há necessidade de descer tão baixo...

Minda disse...

Caro Francisco,

Nojento é o conteúdo do artigo? Ou são os comentários? E sendo estes tão diversos, quais são aqueles a que se refere?

Sobre o artigo, concordo consigo: as palavras da senhora Presidente são... digamos, inqualificáveis.

Sobre os comentários, eu só respondo pelos que assino. E nojentos serão todos os que se limitam a classificar atitudes, sem apresentar uma única fundamentação coerente e inequívoca, e ainda por cima se escondem atrás do anonimato.

"Política baixa" será a seguida por aqueles que julgando-se inatingíveis têm cometido (ou dado o seu aval a quem os comete) os mais bárbaros crimes contra os direitos dos trabalhadores e/ou enriquecido de forma ilícita à custa do erário público.

Related Posts with Thumbnails