terça-feira, 22 de junho de 2010

Contra a hipocrisia da Câmara Municipal de Almada: BASTA!

A propósito de uma notícia do Diário de Notícias intitulada “Urgências pediátricas vão manter-se 24 horas por dia na Península de Setúbal”, escreveu um vereador da CMA na sua página do Facebook uma frase muito simples: “Vitória da população da margem sul. Derrota dos governantes”.

Sobre o assunto, comentou um “amigo” do dito vereador: «Vale sempre a pena lutar pelos nossos direitos contra todos os tipos de prepotência! A justiça tarde mas há-de chegar… e alguém irá pagar.»

Comentário este que mereceu o apreço de um outro “amigo” nos exactos termos a seguir transcritos: «É verdade, cinco anos de desgoverno PS é injustiça a mais! Mas como diz o JE, a justiça pode tardar mas chega sempre. E o povo haverá de compreender onde e quem defende os seus verdadeiros interesses. Pode tardar, de facto, mas chegaremos lá.»

Perante estas afirmações JE volta à conversa para dizer: «Caro JG: é preciso que ela chegue e seja feita (Justiça)! Veja os desmandos e arbitrariedades, cometidos pela gestão CDU em Almada, durante mais de trinta anos! “Em terra de cegos quem tem olho é rei” e quando existem outras visões, há que obnubilar. Felizmente vamos vivendo a “Era da Informação” e, acredite: mais tarde ou mais cedo ela chegará.»

Interessante é ver como, a partir daqui, o discurso do tal senhor JG muda de tom, passando de defensor da “luta do povo” para um ofendido militante CDU, esquecendo que antes até já concordara com as afirmações de JE:
«Não entro em diálogo, naturalmente, com quem aqui vem com intuitos de desforra e ódio (“alguém há-de pagar”, escreveu acima o JE)”… esqueceu-se que já dialogara com JE e até concordara com ele acabando mesmo por dar ênfase às suas afirmações.

Continuando:
«Mas não posso deixar de reagir a uma afirmação do mesmo senhor que me ofende: desmandos e arbitrariedades da gestão CDU em Almada ao longo de 30 anos? Quais são, JE? Tem que dizer quais são, porque senão é cuspir para o ar. E ofende-me. Porque precisamente há quase trinta anos que apoio e trabalho com a CDU em Almada. Você não, anda por aqui há muito pouco tempo…»

Muito interessante, esta conversa, não acham?

Ora então, para o senhor JG, críticas apenas se podem fazer ao PS. No que toca à CDU eles são o exemplo perfeito da gestão autárquica.

Pois a mim ofende-me, isso, sim, este branqueamento que a CDU tenta fazer das más práticas que aplica em Almada ao nível da política de recursos humanos, quando na luta sindical levanta bem alto a bandeira da defesa dos direitos dos trabalhadores. Hipocrisia pura. Demagogia revoltante.

E as arbitrariedades, as injustiças e os atropelos aos mais elementares direitos dos trabalhadores têm sido evidentes, em particular nos últimos anos. Mas foram-se mantendo ao longo de décadas como? Com a inactividade dos lesados, a indiferença dos colegas, a conivência da Comissão de Trabalhadores, o aval do sindicato afecto ao PCP (o STAL), o ostracismo do executivo e o silêncio do órgão deliberativo.

Chegou a hora de dizer BASTA! Por isso é de louvar a coragem de dois trabalhadores que tiveram a ousadia de denunciar os actos discriminatórios de que têm sido alvo apresentando uma queixa ao Provedor de Justiça. Um deles é, precisamente, o JE aqui citado, e que encerra o diálogo da seguinte forma:

«Caro JG:” não entro em diálogo” é uma contradição para quem afirma que cuspo para o ar (a minha educação não o permite)! Quanto aos “intuitos de desforra e ódio” e alguém há-de pagar, deixe-me que lhe diga que essa sua extrapolação é incorrecta! Como sempre, quem paga é quem necessita de algo, seja de cuidados hospitalares, outros e eventualmente o PS em próximas eleições! Quando me convida a expor os desmandos e arbitrariedades (os detectados e a aguardarem no Tribunal ou aqueles outros que já prescreveram) considero que não seja necessário recordar-lhe os processos inspectivos do IGAL e IGAT; para não falar das queixas dos trabalhadores da autarquia (os que se atrevem)! São públicos e estão disponíveis na internet! Se fica ofendido já é mais difícil de entender; do que me conhece sabe perfeitamente que não corresponde à minha forma de ser e de estar na vida (e não fico ofendido com as suas observações). E finalizo recordando-lhe que já ando por aqui (Almada) há mais de trinta anos. Alegre-se e sorria. A vida continua…»

Força amigos… Enfrentar a CDU na CMA é dose. Se fazê-lo estando de fora, mesmo que fazendo parte dos órgãos autárquicos (como é o meu caso) é difícil, sendo trabalhador do município é um acto heróico. Mas, não desistam! Pela parte que me toca, sabem que podem contar comigo. Sou solidária com a vossa luta e, sempre que puder, encetarei as diligências que estiverem ao meu alcance para que “cheguemos a bom porto”.

36 comentários:

JG disse...

Ermelinda Toscano,

Não resisto a escrever esta nota - dizendo naturalemente o que penso - no seu blog. Sou assíduo (assiduíssimo, se o termo é permitido) leitor, mas raramente aqui escrevi.

Porque o faço agora? Porque sou directamente visado pela sua pesporrência absurda e pela tentativa de afirmação de um sentido de superioridade da sua parte sem qualquer qualificação.

Vou assinar JG, no que será eventualmente incompreensível para a generalidade dos seus leitores, mas que para si dirá tudo. Já que, pelo menos através do facebook sabe perfeitamente quem eu sou.

Começo por lhe dirigir uma advertência, para que não lhe restem quaisquer dúvidas: a liberdade de expressão da opinião também ela livre, é uma das conquistas mais importantes da Revolução de Abril. Por ela muitos milhares de portugueses lutaram, foram presos, violentados, torturados e até assassinados. Por isso, prezo e respeito a liberdade de expressão, não direi (porque mentiria) acima de tudo, mas a um nível muitíssimo elevado.

Por maioria de razão não posso aceitar que a liberdade de expressão possa ser utilizada para denegrir outra (ou outras) liberdade de expressão.

O que você aqui faz não é mais, precisamente, do que ao abrigo da sua liberdade de expressão procurar condicionar a minha liberdade de expressão - de forma ofensiva, diga-se de passagem - apenas porque noutro sítio eu assumo a minha opção ideológica e política de forma clara, e isso parece incomodá-la sobremaneira.

Quero, por isso, devolver-lhe a acusação de tentativa de branqueamento (não sei bem de quê, mas enfim ...) que declaradamente me dirige. Branquear quer você; branquear 34 anos de inegável progresso e desenvolvimento de Almada conduzido, sempre, pela CDU; branquear a história da construção de um concelho cada vez mais humano, cada vez mais apetecível para viver, cada vez melhor para todos os Almadenses.

E fá-lo assentando o seu discurso cheio de rancor e ódio - ainda por cima a propósito de um diálogo mantido entre mim, o Sr. Vereador JG e o Sr. JE (mantenho as siglas) para o qual você, no sítio próprio, não contribuiu com uma única palavra - em questões menores e mesquinhas, como aliás seria de esperar da parte de quem não sabe, não conhece e não tem quaisquer propostas contrutivas e alternativas. Porque também não pode, diga-se em abono da verdade.

Por isso, e para terminar, pela minha parte devolvo integramente aquilo que você escreve sobre a CDU no seu texto de ódio, a si própria e ao partido que representa.

A si e ao seu partido, isso sim, assentam como luvas, direi apesar de tudo infelizmente, as suas palavras. À CDU certamente não!

Por último, não tenho a certeza, mas julgo que é minha "amiga" no facebook. Se se confirmar, fica então informada de que será eliminada dessa lista de "amigos".

Anónimo disse...

Ermelinda
Não desista na sua luta pela liberdade de expressão, coisa que não existe em Almada. este senhor vem para aqui armado em antifascista. Pergunte-lhe se o partido ao qual pertence concorda com a o salário que ganham os eleitos da CDU/Almada. Pergunte a esse senhor quanto ganha um vereador em almada, os directores da Câmara, chefes de divisão, já para não falar na Emilia. multiplicai esses sálarios por 14 meses,e pela antiguidade de cada criatura. façam as contas e comparece-se com o salário do Jerónimo ou qualquer militante comunista.É uma afronta aos trabalhadores que vivem na miséria.

Anónimo disse...

Os comunistas como o JG, não tem vergonha na cara.

JE disse...

Ermelinda Toscano,

Volto aqui porque na altura em que escrevi o meu comentário inicial não referi um aspecto da sua atitude - por então o considerar despiciendo. Reflectindo melhor sobre ele, entendo afinal deixar-lhe aqui algo.

A questão é que quem quiser ler o que está publicado no facebook no diálogo que você utiliza, e estiver de boa fé, perceberá facilmente que, ao contrário do que você afirma, não fui eu quem mudou o discurso relativamente a JE, mas precisamente o contrário. Quem se aproveitou do meu comentário - legítimo, absolutamente correcto, sem ofensas a ninguém - para me atacar (e atacar a CDU de Almada) de forma violenta (e desesperada) foi precisamente JE, não eu.

Mas você, com a custumeira habilidade para truncar e aldrabar, tenta inverter a verdade dos factos.

O que prova duas coisas: para si, militante activa do BE, é mais importante defender alguém que tem tido um papel abaixo de qualquer qualificação na sua relação com a CM Almada (JE, isso mesmo, e você compreenerá que sei muito bem do que falo), do que concordar (ou no mínimo abster-se) com um comentário meu a um Governo que você, pelo que afirma mas não sei se pelo que pratica, diz combater.

A segunda coisa que isto prova - aliado a outras atitudes suas deste tipo (lembra-se do que fez relativamente a Paulo Pedroso neste seu mesmo blog há uns meses atrás, não lembra? Só para citar um exemplo) - é que você está mal no partido onde está. Ou então é o partido onde está que está mal. Das duas uma!

JG disse...

Peço imensa desculpa. Assinei o último comentário com as iniciais JE, quando o correcto é JG. As minhas desculpas.

Anónimo disse...

D. Ermelinda Toscano

Não posso deixar de concordar com JG. A senhora está no partido errado. Devia filiar-se no PS, aí é que está bem. Tenha vergonha e em vez de estar constantemente a atacar a CMA, uma das poucas Câmaras que ainda defende os trabalhadores, com um serviço de saúde ocupacional, com creche e infantário a preços controlados, com seguro de saúde, com a aplicação da opção gestionária aos funcionários, apesar dos valentes cortes orçamentais que o governo PS inflingiu às autarquias. Seria difícil serem tudo rosas, não é tudo rosas nem na CMA, nem em lado algum, mas muito se deve à política aplicada pelo governo PS, camaradas do seu amigo JE.

E já agora, se o seu amigo JE está tão desgostoso com a CMA, peça para mudar para uma Câmara dos seus camaradas PS. Assim, de certeza que chegaria logo a um lugar de chefia, que é o que ele quer e deixaria de ser um motorista com mestrado...

Anónimo disse...

BOA TARDE
Não sou filiada em nenhum partido. tambem não sou trabalhadora da C.M.A E como não pertenço a esta nunca tive apoio a qualquer tipo de ajuda nem os meus filhos e netos entrada nas luxuosas estruturas criadas como creches para os chamados filhos do proletariado Almadense .Que são construidas com os impostos daqueles que descriminadamente o são por este POLVO que tudo tem usurpado em prol da ganância e do bem estar exclusivamente familiar destes. Ou seja somente dos que em tempos nada eram. nem nada tinham. Porém hoje teem cursos pagos por esta CMA,sim aquilo que têm usurpado com a conivência do partido. Como as Firmas ou OFFSHORES concelhias como a vergonhosa ECALMA e mais........NO ENTANTO EXISTE ALGO QUE NUNCA TERÃO ! AQUILO A QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA DIGNIDADE RESPEITO E BERÇO.

Minda disse...

Caro JG:

Começo por dizer que até o admiro, sinceramente, pelo facto de aqui ter vindo comentar assumindo a sua verdadeira identidade (embora poucos saibam, afinal, quem é) e não se ter travestido com o conveniente manto do anonimato cobarde, como acontece a muitos outros que por aqui vão passando destilando o mesmo tipo de veneno que podemos detectar nas suas palavras.

Sobre o conteúdo do seu comentário, apenas tenho a dizer-lhe que entre o que escrevi e aquilo que você afirma vai a distância da sensatez… por isso, por aqui me fico. É que não vale a pena responder-lhe.

Mas não sem antes, contudo, dizer-lhe que pode ficar descansado… escusa de me eliminar da sua lista de “amigos” no Facebook. É que, com muita honra, não faço parte dela.

Minda disse...

Anónimo das 00:01:

Obrigada pela suas palavras de incentivo. Pode crer que não são atitudes destas que me farão desistir.

Minda disse...

Anónimo das 09:45

Comunistas? Serão mesmo?

Minda disse...

Caro JG:

Lamento, sinceramente, que se sinta tão perturbado com o meu artigo.
A mim, todavia, as suas palavras não me incomodam mesmo nada.
Diga o que disser, é-me completamente indiferente.

Minda disse...

Anónimo das 14:20

Com os comentários de JG e o seu ficámos a perceber duas coisas:
1) que os amigos se devem escolher pela cor política (estranho conceito este de amizade!);
2) que, afinal, sempre parece que haverão razões partidárias por detrás da discriminação que estes trabalhadores estão a ser alvo.

Minda disse...

Anónima das 19:35

Dignidade e respeito. Ora aí está o cerne da questão. Algo que me parece estar a faltar, e muito, no que toca ao relacionamento desta administração autárquica para com os cidadãos em geral e, em particular, em relação aos seus trabalhadores (exceptuando os protegidos da CDU).

JG disse...

Ermelinda Toscano,

Para dar por acabada a minha intervenção neste diálogo (a menos que algo de extrordinário venha a suceder a partir de agora), duas notas:

1. A sua "não resposta" aos meus comentários, assumindo no entanto a soberba de sempre ao considerar as minhas palavras "veneno" (as suas seguramente serão "néctares dos deuses"), representa para mim a sua absoluta incapacidade de diálogo. É, e deveras bem, capaz de monólogos. Diálogo não sabe o que é. Por isso dá-me a resposta que dá, tipo "fuga para a frente".

2. Sensato seria você, por uma vezinha que fosse, ser capaz de aceitar que agiu de forma incorrecta. Aquilo que neste seu post, absolutamente a despropósito porque importado de outro espaço de diálogo onde você não quis participar - portanto também de forma traiçoeira -, afirma relativamente a mim, volto a dizer-lho com toda a frontalidade, não é mais do que um vil ataque pessoal, motivado por razões político-partidárias reles e baixas. Porque ainda por cima você distorce totalmente o que se passou nesse diálogo que aqui reproduz em parte, partindo dessa distorção para o ataque a mim e à CDU de Almada.

É feio o que você faz. Muito feio mesmo.

E esta é que é a sensatez de que fala: eu reajo no meu mais absoluto e legítimo direito ao contraditório a algo que você publica que me envolve directamente; na resposta você insiste em insultar-me e ... "fuga para frente". Quem será, no fim, o mais sensato aqui? Você?

Anónimo disse...

Ermelinda e JE, não liguem ao JG, esse fulano é uma criatura que se arma agora em ganda comunista mas que dentro do PCP ninguém gosta da criatura. Ataca o JE homem com grande coragem de combater o compadrio e dos oportunistas,Dirigentes,directores e bufos da CMA. Esta gente comunista está toda a defender o tacho. Esse JG está a defender o tacho fazendo crer que é um ganda comuna. O homem era de uma associação qualquer e agora é comunista? O PCP de almada está a definhar. Boa JE, o problema é que a oposição em almada está feita com os comunas.JE tu ganhas 500 euros o JG ganha quanto??

Anónimo disse...

o anónimo das 14h20 deve ser mais um bufo- comuna da camara

Satanaz disse...

Se o PCP/Jerónimo não põe na ordem(entenda-se: ordem democrática), a Maria Emilia e seus apaniguados o PCP cada vez se enterrará mais em Almada.

Anónimo disse...

o PCP de jerónimo não existe em almada. Almada existe o PCP do $$$$ Matos, Emilia, Carreiras, Maia, Amélia, rui martins e outros tais.

Minda disse...

Caro JG:

Lembro-lhe, apenas, que se o meu carácter fosse esse que o senhor descreve (possivelmente à sua imagem e semelhança) pode ter a certeza que não teria você a liberdade de aqui escrever o que lhe apraz.
Há muito que os seus comentários teriam sido eliminados (à semelhança daquilo que o senhor ameaçou que faria em relação à minha presença na sua lista de “amigos” do Facebook).

Minda disse...

Anónimo das 01:27

Ora aí está um conselho sensato. Não ligar ao JG… a indiferença é, de facto, o melhor remédio nestes casos de desvario.

Minda disse...

Anónimo das 01:31

Parece-me mais que é, antes, um dos privilegiados…

Minda disse...

Satanaz:

O poder dos votos vale tudo. Até cala o PCP só para não perderem o poleiro. E fá-los fecharem os olhos ao que se passa em Almada.

Minda disse...

Anónimo das 15:24

Pois é, infelizmente, em Almada temos, apenas, o PME (Partido da Maria Emília).

Anónimo disse...

Detesto ao PCP de Almada, são escumalha.

Ricardo Lopes disse...

Alguém falou em hipocrisia?

Minda disse...

Anónimo:

Felizmente ainda há muita gente boa no PCP de Almada. Mas os oportunistas são demais e ofuscam-nos.

Minda disse...

Caro Ricardo:

Falei eu e repito. Contra a hipocrisia da CMA: BASTA!

Ricardo Lopes disse...

Que péssimo hábito minha senhora!
Olhe para dentro. Faça uma introspecção.
Se o fizer, verá hipocrisia a rodos.

Minda disse...

Caro Ricardo:

Interessante, de facto, este seu comentário. Como, aliás, todos os outros... Cheios de conteúdo.
E a falar de hipocrisia então excedeu-se. Devia dar umas consultas de psicanálise... olhe que ia longe.

Ricardo Lopes disse...

Minha senhora, quando a ofender dou-lhe o direito de fazer o mesmo em relação à minha pessoa.
Até lá mantenha-se à distância.
Ou o verniz começa a estalar?
Essa da psicanálise não lhe saíu bem.
Ou então olhou momentaneamente para o espelho.

Minda disse...

Caro Ricardo:

Parece-me que quem está irritado é o senhor. Não se enerve...

Então manda-me estar à distância quando é precisamente o senhor quem se aproxima? Que eu saiba não fui eu que o chamei...

Atazanador disse...

Sr Ricardo Lopes
Já exprimentou bincar com a sua pilinha?
Verá que é divertido.
E se for ás escondidas ninguém se vai rir de si!

Anónimo disse...

A teia de aranha entre construtores e demais betão com a Câmara de Almada é tão grande, que só um movimento cívico dos cidadãos é capaz de colocar na rua a estes que se dicem comunistas e que não são mas que uns capitalistas da pior espécie disfarçados.

Anónimo disse...

A teia de aranha entre construtores e demais betão com a Câmara de Almada é tão grande, que só um movimento cívico dos cidadãos é capaz de colocar na rua a estes que se dicem comunistas e que não são mas que uns capitalistas da pior espécie disfarçados.

Anónimo disse...

Boa noite, lamentavelmente encontrei este blog por maus motivos. Sexta-feira passada mais uma vez como vem sendo hábito desde há seis meses a esta parte, necessitei dos serviços do Hospital Garcia de Orta, fui no meu carro desde o Seixal e ao chegar á zona do Hospital não consegui estacionamento em lado nenhum, andei uma boa meia hora, até que afastando-me mais do hospital e num quase descampado acabei por deixar o carro em cima dum passeio onde já havia mais meia dúzia de carros juntando ás dezenas que estavam nos outros passeios, porque os doentes que necessitam deste hospital NÃO TÊM OUTRO REMÉDIO senão deixarem o carro onde podem. Passado cerca de uma hora, cheguei ao local, onde deixei o carro e... estava lá o sítio, fui á Polícia e encaminharam-me para a ECALMA foi a primeira vez na minha vida que ouvi tal nome, um Sr. agente amavelmente indicou-me onde possivelmente o meu carro estaria e tinha razão estava no parque da ECALMA, bloqueado. Resumindo, tenho problemas em caminhar e por isso ando em tratamento no hospital Garcia de Orta, onde em Abril fui operado a um tumor cerebral e nesse dia tive de atravessar a cidade de Almada a pé duas vezes e ainda vir até á estação dos comboios do Pragal para vir para casa uma vez que não tinha comigo OS 122€ que estes gatunos da Câmara me roubaram, para me libertarem o carro. Só tenho a dizer o seguinte envergonhem-se todos os comunistas deste planeta da corja de ladrões que pejam este município, é que até virem atacar as pessoas doentes, junto ao Hospital já era vergonhoso, mas virem roubar os carros ás pessoas, na sua grande maioria com problemas mais ou menos graves de saúde e fazerem pagar não os 30€ de uma simples multa de mau estacionamento, mas 122€ (76€ do reboque+16€ de um +dia de parqueamento + 30€ de multa)? A ECALMA (até o nome é irónico)é uma empresa municipal criada em 2004 pela assembleia municipal e avalizada pela Srª Presidente a senhora Maria Emília Neto de Sousa que pelo seu punho assinou o documento da criação desta empresa. pois diga-se comunista e amiga dos bombeiros e outra coisas mais que lhe limpem o rosto que para mim não passa de mais uma que se meteu na politica para mamar. É vergonhoso que em lugar de criar equipamentos para os munícipes e todos aqueles que têm necessidade de se deslocar á cidade de Almada, crie um gang que rouba todos de forma indiscriminada, faço-lhe aqui hoje esta critica de forma anónima mas sou bem capaz de provocar um encontro para lhe dizer cara a cara aquilo que sobre este assunto me vai na alma. Aproveito para apelar a todos aqueles que estão contra essa ECALMA,para assinarem a petição pública para acabar com essa corja em peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1562
Só unidos conseguimos

Anónimo disse...

Boa noite, lamentavelmente encontrei este blog por maus motivos. Sexta-feira passada mais uma vez como vem sendo hábito desde há seis meses a esta parte, necessitei dos serviços do Hospital Garcia de Orta, fui no meu carro desde o Seixal e ao chegar á zona do Hospital não consegui estacionamento em lado nenhum, andei uma boa meia hora, até que afastando-me mais do hospital e num quase descampado acabei por deixar o carro em cima dum passeio onde já havia mais meia dúzia de carros juntando ás dezenas que estavam nos outros passeios, porque os doentes que necessitam deste hospital NÃO TÊM OUTRO REMÉDIO senão deixarem o carro onde podem. Passado cerca de uma hora, cheguei ao local, onde deixei o carro e... estava lá o sítio, fui á Polícia e encaminharam-me para a ECALMA foi a primeira vez na minha vida que ouvi tal nome, um Sr. agente amavelmente indicou-me onde possivelmente o meu carro estaria e tinha razão estava no parque da ECALMA, bloqueado. Resumindo, tenho problemas em caminhar e por isso ando em tratamento no hospital Garcia de Orta, onde em Abril fui operado a um tumor cerebral e nesse dia tive de atravessar a cidade de Almada a pé duas vezes e ainda vir até á estação dos comboios do Pragal para vir para casa uma vez que não tinha comigo OS 122€ que estes gatunos da Câmara me roubaram, para me libertarem o carro. Só tenho a dizer o seguinte envergonhem-se todos os comunistas deste planeta da corja de ladrões que pejam este município, é que até virem atacar as pessoas doentes, junto ao Hospital já era vergonhoso, mas virem roubar os carros ás pessoas, na sua grande maioria com problemas mais ou menos graves de saúde e fazerem pagar não os 30€ de uma simples multa de mau estacionamento, mas 122€ (76€ do reboque+16€ de um +dia de parqueamento + 30€ de multa)? A ECALMA (até o nome é irónico)é uma empresa municipal criada em 2004 pela assembleia municipal e avalizada pela Srª Presidente a senhora Maria Emília Neto de Sousa que pelo seu punho assinou o documento da criação desta empresa. pois diga-se comunista e amiga dos bombeiros e outra coisas mais que lhe limpem o rosto que para mim não passa de mais uma que se meteu na politica para mamar. É vergonhoso que em lugar de criar equipamentos para os munícipes e todos aqueles que têm necessidade de se deslocar á cidade de Almada, crie um gang que rouba todos de forma indiscriminada, faço-lhe aqui hoje esta critica de forma anónima mas sou bem capaz de provocar um encontro para lhe dizer cara a cara aquilo que sobre este assunto me vai na alma. Aproveito para apelar a todos aqueles que estão contra essa ECALMA,para assinarem a petição pública para acabar com essa corja em peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1562
Só unidos conseguimos

Related Posts with Thumbnails