segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um trio interessante: política - convívio - culinária


Sexta-feira passada fui ao primeiro jantar de pré-campanha de Manuel Alegre na "margem sul" e que, devido ao grande número de presenças, teve de mudar de local. Acabou sendo no GANDUM's BAR, na Quinta do Sol - Estradas das Machadas, em Setúbal.
Vem isto a propósito para vos dizer que, foi aí que colhi a inspiração para o prato que hoje vos apresento: "tamboril na cataplana", pois o ensopado de peixe que nos serviram (delicioso), não sei explicar porquê, fez-me vir à memória os cozinhados neste recipiente típico do Algarve e onde se pode confeccionar receitas simples, rápidas e muito saudáveis, pois os alimentos são cozidos ao vapor.
Assim, ontem (domingo) resolvi colocar mãos à obra e brindar a família com um almoço diferente do habitual e cuja receita vos deixo (embora não saiba dizer as quantidades exactas dos ingredientes pois tudo o que faço é de inspiração no momento e não utilizo balança... vai tudo "a olho"):
Duas cebolas médias, quatro dentes de alho, duas folhas de louro, 1/2 pimento verde, 1/2 pimento vermelho, batatas, vinho branco, azeite, tomate pelado triturado, sal, coentros, óregãos, ervilhas (duas mãos cheias), camarões e tamboril qb.
Abra a cataplana, comece por colocar uma camada de cebola às rodelas, alho, louro, o pimento cortado às fatias finas, as ervilhas, batatas às rodelas, o peixe aos cubos e os camarões. Tempere com o tomate, uma pitade de sal, o vinho e o azeite. Salpique com os óregãos.
Volte a repetir aquelas camadas, pela mesma ordem.
Feche a cataplana e, depois de começar a ferver, deixe cozinhar durante 20 minutos. Com cuidado, agite a cataplana de vez em quando.
Quando apagar o lume não abra logo a cataplana. Espere um pouco e, com cuidado, abram-na devagar para que o vapor não vos queime.
Verifique a cozedura das batatas e o tempero do molho. Rectifique, se necessário. Salpique com coentros picados.
E está pronto a servir...
No prato coloque pão torrado (podem ser tostas) e vá deitando o peixe e o molho por cima. Verá que fica uma delícia. O meu pessoal adorou!
Sirvam-se...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails