sábado, 4 de maio de 2019

Aqui na Europa! Uma tertúlia que foi um êxito.




Auditório da Junta da União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda. 03-05-2019

O “Grupo da Cidadania” agrega um conjunto de almadenses[1] que, independentemente do laço que os liga a este município (tenham por cá nascido, aqui residam, trabalhem, estudem ou gostem desta terra pelas praias, gastronomia ou outro motivo qualquer), gostam de se reunir para refletir sobre temas do quotidiano.
Desvinculados partidariamente, mas não anti partidos (e muito menos apolíticos), une-os a preocupação com as questões da participação cívica encontrando no debate democrático de ideias (plural, franco e aberto) com os(as) participantes que a eles(as) se vão juntando nas várias iniciativas (sejam conversas de café, encontros ao ar livre ou tertúlias temáticas em instalações cedidas para o efeito) uma forma de enriquecimento pessoal e, principalmente, de intervenção cidadã.
Em ano eleitoral, a abstenção é um assunto premente. Lançaram um inquérito que, numa primeira fase foi realizado na rua e na etapa seguinte passou para a interne (ainda se encontra a decorrer) para aferir as razões da abstenção e apurar o que fazer para combater o fenómeno.
Com as eleições europeias já no próximo dia 26 do corrente mês, e sendo este o ato eleitoral com maiores índices de abstenção em Portugal (61% em 2004; 63% em 2009; 66% em 2014), estando a decorrer uma campanha onde se fala de tudo menos da Europa, sentiu-se a necessidade de encetar uma reflexão conjunta sobre o tema.
Para o efeito contactou-se[2] o Professor António Manique, que nos honrou com a aceitação do convite, o qual fez uma pequena apresentação de 15 minutos a que se seguiu o debate com os presentes que durou cerca de três horas e no qual todos(as) puderam participar. E quando digo todos é porque todos participaram mesmo.
Foi um momento único. Não estarei errada ao dizer que aprendemos imenso com a partilha de ideias (eu admito-o: vim de lá muito mais rica) e não só com a excelente apresentação do professor António Manique mas, sobretudo, com a forma livre e democrática como decorreu a conversa (porque foi isso mesmo: uma toca informal de opiniões) em "pé de igualdade": as cadeiras colocadas em círculo esbatiam a diferença entre organização, orador convidado e público (algo que se evidencia olhando as fotografias do evento). Uma disposição que aliada à forma descontraída como se deu início “aos trabalhos”, que me fez lembrar as sessões de Poesia Vadia (algumas ocorridas naquele mesmo espaço: auditório da Junta de Freguesia)[3]
Se a organização está de parabéns, todos e todas os que ali estiveram cerca de três horas a debater a Europa (é mesmo verdade! a discutir a Europa, nos seus multifacetados temas, sem sequer fazer derivas para a situação política do momento: o Governo vai ou não cair por causa do "caso dos professores"?) devem ser também parabenizados.
Da Europa dos (e para os) Cidadãos à Europa dos interesses. Da Europa dos valores (paz, democracia, liberdade) à Europa dos extremismos, da xenofobia. Da Europa da solidariedade à Europa dos egocentrismos individualistas. Da Europa da partilha cultural à Europa da indiferença. Da política europeia do passado e dos seus líderes carismáticos, aos populistas de hoje e às liderança atuais (fracas e interesseiras), do papel dos eleitores no comportamento dos que elegem, do contributo dos cidadãos na melhoria do sistema democrático, da escola como formadora cidadã e da família que se desobrigou de educar os seus filhos, sempre numa perspetiva de integração europeia (quiçá desintegração nalguns casos) sem esquecer o factor local, a perceção que os munícipes têm das instituições oficiais (da junta de freguesia à câmara municipal, à Assembleia da República até ao Parlamento Europeu). Falou-se de tudo um pouco: cidadania, crescimento económico, sociedade, educação…
Para tentar apurar: que Europa queremos, afinal? A relação de Portugal com a União Europeia (firmeza e subserviência). A paranoia securitária, a imigração, a mobilidade sem fronteiras. Regras, restrições, liberdade amordaçada… fundos comunitários, abusos e corrupção…
Parece incrível, mas é verdade: abordou-se isto tudo e muito mais, sempre na ótica da Europa: o perigo da abstenção, o crescimento da extrema direita, o acesso à justiça, da pobreza dos programas partidários, da ausência de visão de longo prazo, as consequências do Brexit… Quem lá esteve pode testemunhá-lo. Até houve espaço para histórias de vida, pequenos apontamentos que nos fizeram pensar ou sorrir.
Eramos poucos (17)? Desenganem-se… eramos os suficientes para que esta "conversa de amigos" tivesse dado oportunidade a todos(as) de opinar (mais do que uma vez), de expor ideias, de contra-argumentar, sempre de forma espontânea, tal era o à vontade com que os diálogos fluíam (o que talvez não tivesse sido possível se estivéssemos perante uma grande audiência, facto que provavelmente inibiria alguns de intervir)… e não fosse o adiantado da hora, e eu própria ter de sair por questões familiares, por ali tínhamos ficado outras tantas horas.
Pronto: confesso…
Adorei! E quero mais! Quero eu e querem os que participaram.



[1] Do núcleo inicial fazem parte: António Palma, Ermelinda Toscano, Filomena Silva e Jerónimo Gil. Neste momento juntaram-se muitos outros.
[2] Uma diligência encetada por António Palma (amigo de longa data, mais de cinquenta anos, do orador) mas que, infelizmente, por motivos de saúde (internamento hospital de urgência) não pode estar presente no evento e a quem todos os presentes endereçaram votos de rápidas melhoras.
[3] Estas sessões de declamação poética da associação informal Poetas Almadeses, ficaram célebres pela forma como eram organizadas, sem agenda pré-definida, onde cada um era livre de se levantar e declamar. 

54 comentários:

Anónimo disse...

Espetacular. Convem avisar o povo que os candidatos da cdu encabeçados pelo elitista burguês autoritario joão ferreira, são todos da elite burguessa de lisboa. até a mulher está na lista Parasitas.

Anónimo disse...

É verdade e o burgesso do João Geraldes.
O PCP acabou em Almada.
Já agora vejam um blog chamado Que fazer.
A CMA era só famílias

Anónimo disse...

Anda aí um militar parasita armado em comuna chamado Fernando Bicho defende porque tinha na família gente no smas.

Anónimo disse...

Essa criatura nunca foi comunista. Reformou se com 51 anos e com uma choruda reforma. Tem familiares na camara, por isso ladram contra esta nova administração. Familias inteiras na camara e nos smas, maridos mulheres, filhos, casa, emprego, salario todos os dias 25.

Anónimo disse...

Os comunas a falar não havia Sol Caparica ficaram fulos,acabou sempre os mesmos amigalhaços da dança os apoiantes deles claro a família Judas envolvida. Já deram um tacho a uma Mara Martins amiga do Judas na câmera da Moita

Anónimo disse...

Familiagate comunista.
Às eleiçoes europeias Joaão ferreira e a mulher helena ferreira- A alta burguesia comunista.Endinheirados, a moararem no centro de lisboa, arrogantes e com os filhos nos colegio particular. Coitado dos operários e camponeses com comunistas destes.

Anónimo disse...

Os comunas fizeram um vídeo com a alta burguesia, una tal bailarina que nada faz e a Joana Figuera nunca foi comunista amigalhaça da Amélia Pardala até o gajo Maia o mas o velho esqueceu a malinha. Só merdacas

Anónimo disse...

O namorado da bailarinha disse que odeia os comunas.

Anónimo disse...

O octogenário Maia, nunca buliu. Entrou como deputado em 76 e nunca mais buliu. Sempre carro à conta e gasolina. saiu da assembleia da republica veio para outra assembleia Gosta tamto e defendem o puder local. Tem a filha a trabalhar nos smas

Anónimo disse...

Um dos eleitos da Mega Freguesia anda a trabalhar na mini festa chamam amizade em vês de resolver os problemas dos monos foi para isto que a população votou neles ?
Esse Maia tem outra filha a trabalhar na AR uma doida mesmo esse ate casa tinha a borla em Lisboa coisas de comunas ricos

Anónimo disse...

Porque será que as mulheres comunistas de almada são gordas, feiosas sempre com ar de zangadas
mal vestidas

Anónimo disse...

Trabalhador do SMAS pede para ir manifestação e anda trabalho na festa na capitão leitão.
Festa fracassada sem ninguém as 15 horas já bebedanas. Enricesse o PCP os que ganham 635 eros gastam lá assim se vê a esploracao do PC
Hoje lá vai o Porca da Política onde tem a família cheia de tachos desde câmera Almada , Seixal , moita o ex presidente con a porca da política desceu mesmo no fund,para não falar no arrogante Zé da salsa

Anónimo disse...

Festa do mete nojo.Familia judas toda instalada no poder lucal.

Anónimo disse...

Os elementos da comissão sindical da camara e dos smas, têm todos os conjugues a trabalharaem na camara.

Anónimo disse...

A trabalharem? salve seja. A luisa paolitos são mais os dias em casa do que nu local de trabalho. Sempre a secretariar directores mas todos eles senpre quiseram na ver pelas costas. Uma fraude.A emilia é que atopava, por isso nunca se asumiu comunista . Só com o judas, para manter taxo do geraldes.

Anónimo disse...

E o outro do Stal, o pedro maluco. Já tem a mulher a trabalhar na camara. Ele faz comunicados e ofende presidente e vice presidente

Anónimo disse...

Esse nada faz como todos do Stal mas já lhe chamaram mentirosos numa reoniao.Estes gajos preseguem trabalhadores

Anónimo disse...

Os comunas fizeram uma festa da cerveja estava mais gente no palco que no comício .ainda vão dizer grandioso comício basta ver as fotos contam se depois grandes bebedeiras.

Anónimo disse...

Festa da amizade mais oportunistas que nunca trabalharam em cima do palanque do que na assistencia. estava cheia a festa, 30 sem abrigos e ou bebados

Anónimo disse...

O Tiaguinho de calcoesizinhos..com o brasinho no ar, como quem não quer ser visto.tristeza, nem é de cá nem profissão conhecida tem, que tristeza de pcp.

Anónimo disse...

Andam aí umas tipas Elsa, Egas do MDM ,a bailarina que queria ser vereadora já estava previsto a irmã ir para a câmera. Hum mas parece que a ex presidente da Charneca andou a exibição na festinha acha que tem perfil para vereadora não passa peixeira foi outra nodua.

Anónimo disse...

O namorado da Bailarina detesta os comunistas. Gente que nunca trabalhou querem arranjar empregoe lugar ao sol. Gente feita e intragável.

Anónimo disse...

O tipo anda a levar gajos que se armam em comunistas para arranjarem trabalho na camara do seixal.Foi corrido do pcp do avante para a margem sul

Anónimo disse...

Os comunas estão sempre a dizer mal da comunicação social, aparecem a toda a hora no sapo noticias e nas televisões o ricalhaço do João Ferreira.

Anónimo disse...

Asm arruada da CDU en Almada foi de rir para estarem 200 pessoas tiveram de vir 2 autocarros da conchichina, senão eram 70 pessoas contadas.

Anónimo disse...

Tiaguinho e o gordo do viegas são comunistas desde quando? o viegas arranjou emprego no estado. o tiaguinho anda a ver se consegue.

Anónimo disse...

O esgroviado do pedro rebelo anda a desencaminhar agora o pessoal da limpeza. Alguém que mande este canastrão trabalhar, em vez de andar a pregar a cantiga do calão.

Anónimo disse...

Foram todos no passeio o pessoal do lixo foi excluído foram as famílias dos que mais ganham , nós do lixo não tivemos lugar .

Anónimo disse...

Sou do lixo e não me deram lugar. Bufos do PCP levaram familias. os da comissão de trabalhadroes que vão trabalhar. Calões todos

Anónimo disse...

Os comunistas destruíram todas as grandes empresas que nacionalizaram em 1975 Não quiseram aprender as lições porque há sempre teorias económicas veiculadas pelos Louçãs, aprendidas pelos Joões Martins Pereira todos que abundam em Portugal, para explicar que o mal é do capitalismo, sempre. O Estado é que resolve...e todos vão no engodo estúpido.
Os primeiros enganados são sempre os trabalhadores. São as primeiras vítimas. Depois sao todos aqueles que trabalhando e produzindo bens e serviços ainda podem descontar mais impostos ao parco rendimento que auferem.
Porque é preciso manter uma social-democracia pindérica. Sem ricos, sem capital mas com teoria a rodos...
E não se julgue que isto é mera fantasia de um "reaccionário" de "direita". A lógica que impõe constitucionalmente a proibição da ideologia fascista deveria impedir de igual modo a ideologia revolucionária comunista porque é contrária à democracia que a Europa tomou como modelo

Anónimo disse...

um crime pelo qual o PCP deveria pagar um preço: a sua proibição como partido político. Se isto acontecesse na Alemanha era limpinho. Já o foi,aliás, nos anos cinquenta. O comunismo, na Alemanha não engana ninguém.

Por aqui é aos milhares e milhares, com destaque para a intelligentsia nacional que manda nos media.

Anónimo disse...

Agora, por exemplo, dizem que não há qualquer perigo de deslocalização da fábrica, e que esse é um ‘papão’ agitado pelos patrões.
E os trabalhadores, mesmo os não comunistas, acreditam nesse canto de sereia - não percebendo que, na era da globalização, ninguém pode dar essa garantia.
Chegou-se ao ponto, esta semana, de Arménio Carlos vir dizer o que a fábrica deve produzir, desafiando o Governo a impor a sua visão!
Ou seja: a CGTP já quer substituir-se à administração da empresa na designação dos objetivos estratégicos.
Se a fábrica fechar, a CGTP lavará daí as mãos.
Acusará o capitalismo internacional.
E em privado abrirá garrafas de champanhe: porque é um ‘mau exemplo’ que chega ao fim.
O que valem 5.500 postos de trabalho perante uma instituição tão importante como a CGTP?
Na URSS, o poder também não recuava perante os números.

Anónimo disse...

Assim acabar com a Autoeuropa

Anónimo disse...

A CDU teve uma derrota estrondosa! Todos sabemos que a CDU tem um eleitorado fiel...e assim tem sobrevivido ao longo das décadas...contudo nestas europeias perdeu mais de 180 mil votantes!!! Passa de 400 mil, em 2014...para pouco mais de 220 mil em 2019!!! Este eleitorado perdido...dificilmente volta!
A CDU não abriu ao modernismo...um líder gasto e do mais fraco que há...e o PCP está em vias de extinção...sendo inclusive, Portugal, o último reduto comunista da Europa! Nas legislativas...vai perder mais de metade dos seus deputados no Parlamento Português!

Anónimo disse...

Deus o oiça. Estes canalhas só servem para destruir a sociedade e criar miséria social.

Anónimo disse...

SEM SURPRESA

Sendo por mim previsível há já algum tempo (só a invisualidade não o detecta), a CDU perdeu votos e perdeu deputados. Tudo se havia conjugado para estes resultados. Perda de identidade política, afrouxamento das reivindicações do povo, inacreditável participação discursiva do Secretário-Geral, cada vez mais afastado de uma missão que não sente sua e para a qual não está psicologicamente preparado para o papel que o obrigam a fazer, ainda que com décadas de atraso.

Só uma ignorância compulsiva e em conflito oftálmico, pode ter ficado surpreendido com as metas atingidas nesta eleição pelo PCP e os seus amigos da coligação.

Como se isto já não bastasse, a perplexidade inundou-me de rubor quando constatei, televisivamente, que o primeiro dirigente do PCP a aparecer para comentar a derrota do Partido foi o director do Avante!, Manuel Rodrigues (na imagem)

O comentário deste pequeno-burguês não comunista é uma indigência intelectual, é um despautério político, é uma aparição no proscénio de “glorificação” da mediocridade. Para os camaradas que não tiveram oportunidade de ouvir estas declarações rogo que o façam. Por favor! Não é possível este acontecimento vexatório ter-se passado sem acontecer nada no futuro (?). Dir-se-á que é preciso, mais do que nunca, investigar este comportamento político, esta intervenção junto das massas, esta mensagem euro-comunista escarrapachada.


Anónimo disse...

PCP burguesia e macedonaria que todos escondem.
Almada não foge a regra.

Anónimo disse...

O não comunista Geraldes que ganha 2500 coloca informação do PCP. Likes, Paulitos, e quatro cromos que trabalham na camara

Anónimo disse...

Mas esse sr Geraldo é do PCP? Quando veio a Charneca foi mal recebido nas fotos da campanha só a velha dos verdes e 4 macacos andavam com ele

Anónimo disse...

Anda aí uma professora de música dá aulas aos meninos ricos tem apoio do estado quer verbas , fazia um festival nas igrejas sem ir a concurso , está no solar Zagalos ela e o marido vivem a grande e francesa só filhos dos brugeses vão para lá , o filho do Jorginho Cabral , este casal Batoca comeram muito a conta da câmera

Anónimo disse...

Inacreditável como os gajos do Stal andam a tentar eludir quem trabalha a Cecília mulher do Pinto Jorge que trabalhava no teatro e estava de licença na camera ganhava 2 ordenados , não trabalham andam a tirar postos de trabalho, a Lina Vaz que está dias sem trabalhar entre outros ,forçam nos a fazer greves . Os nossos filhos nunca foram para a creche ou colonia de férias ,só vão os filhos dos que ganham mais de 800 e1000 euros os nossos que trabalhamos no lixo não temos cabidela assim como nos passeios . Há uma que anda aí a tirar fotos do SMAS técnica superior essa s filha ia para tudo as minhas nuncam .Fora esta gentalha do Stal da camara.

Anónimo disse...

Os arruaceiros do stal estão aziados, agora têm que cumprir minimamente com a legislação baoral. Antigamente, ser da comissão Sindical, trabalhadores e satl, autênctivos empregos em não trabalhar e por familias pessoais a trabalharem na camara. Essa cecília era uma doutora que à custa do PCP trabalhou meia duzia de dias

Anónimo disse...

Um tal garrido de vale figueira que de comuna não tinha nada, meteu a filha como tecnica superior. Eram estes os comunistas da camara

Anónimo disse...

A filha do Olaio também está a trabalhar na camara.

Anónimo disse...

O Senhor Geraldes quando coloca algo no face recebe 5 likes de cromos, da senhora paulitos que foi comunista na administração do judas para segurar o lugar do senhor geraldes, pois não era do pcp nem nunca foi comunna.

Anónimo disse...

Presidente de Camara do Seixal que não olha a meios financeiros públicos para se auto-promover.O PCP só tem isto Está no Seixal montes de gente de Almada que entraram pela porta do cavalo , até uma que foi despedida pelo PCP por andar bebeda veio aqui parar uma Sandra Elias , como trazem uma tipa destas para aqui ? Tudo amigo de um adjunto Jorge Cabral que em Almada andava a tentar derrubar o vereador que ele era adjunto com as amigas dele uma secretária que levou para o PCP chamada Ana Graça saiu da educação porque não queria o novo Vereador ,claro dantes fazia o que queria com uma Dora Costa , uma Ana Borges que se rasteja agora. Se Almada está má aqui Seixal o PCP vai perder. Não esqueço dos tachos ao Sr Judas e Gonçalves e tal Cabral.

Anónimo disse...

O Geraldes que não fazia a ponta de um corno não quis trabalhar como tecnico superior, agora é adjunto dos vereadores, quem paga os 2800 por Mês a este que só anda a fazer campanha do pcp à espera de arranjar futuro taxo. Paga o Zé e o povo trabalhador estes salarios chorudos o Cabral que era fotografo ganhava 3000 em Almada aqui no Seixal ganha o mesmo. Paga o Zé estes chorudos sálarios. Vão trabalhar. A Amélia que em almada ficaria como tecnica supeior a ganhar 1500 não quis pois como era importante até aqui, não podia ganhar so 1500 e ser tratada como uma simploria o amiguito bernardino arranjou lhe emprego em Loures a ganhar 3800. por esse valor até punha a bandeira do pcp no carro

Anónimo disse...

E o Judas e o Zé das Couves? Uma vergonha.
Viva os burgueses do PCP

Anónimo disse...

Um trbalhador salve seja,assessor burguês chamado geraldes tendo um blog companheiros e camaradas está constantemente a vender a banha da cobra daquilo em que não acredita. Tristemente, nem trabalhadores do municipio nem camaradas colocam lhe um simples like, apenas três criaturas a pensarem que é importante tal personagem e respetiva familia. Maria Emilia é que os topava

Anónimo disse...

Só 20 camaradas fizeram greves.Uma vergonha. Com o Pedro rebelo, a paulitos e o geraldes , o pcp a caminhar para a derota

Anónimo disse...

Grande derrota do Stal , o João Paulo e o Rebelo iam levando pancada. O Bruno Dias deveria estar quieto o rapaz ainda não viu que o PCP em Almada não o quer.
Vergonha 20 fizeram greve . Agora vão pedir o dinheiro que sai do ordenado aos dirigentes do sindicato.

Anónimo disse...

Mentirosos ,mentirosos o Stal.
Mais de 70 pessoas trabalharam vergonha querem nos obrigar a fazer greve . Xulos ganham bem não trabalham e ainda querem que nos desconten 2 dias no ordenado eu não fiz greve. Não comparem a Vereadora ao facista do Ex vereador Rui Jorge ditador que saída às 5 de Vale Figueira ,nem condições tinhamos mas esse burguês está a ganhar bem . O Pedro Rebelo e outros tenham cuidado somos 70 contra 22 vão trabalhar xulos do sindicato .

Anónimo disse...

Os 4 apanhados do Stal, Joaõ Paulo o esgaziado Pedro Rebelo a Paulitos o reformado Júnior, quatro funciona´rios da Câmara que nunca trabalharam. Mais conhecidos na camara como os calões que atiçam os operarios.

Anónimo disse...

Verdade estão no sindicato reformam- se sem nunca terem feito nada.A tal Lina Vaz é outra . Tanta gente querer trabalhar estes ocupam lugares.
Limpem esta gente da camera

Related Posts with Thumbnails