quinta-feira, 18 de julho de 2013

Almada faz bem?


«Trabalho, honestidade, competência» é o lema da CDU a que, nestas autárquicas, juntou o "ALMADA FAZ BEM!"...

Quatro décadas no poder autárquico hegemónico do PCP (mesmo "coligado" todos sabemos que o PEV e a ID não passam de satélites do "Partido") neste concelho, e entre muitos outros casos (várias dezenas) ainda a aguardar sentença definitiva em Tribunal (onde constam suspeitas de crimes de peculato, favorecimento, prevaricação, etc...), deram já lugar a várias condenações efectivas da Câmara Municipal de Almada, em particular durante os três últimos mandatos, por crimes como:

Trata-se de sentenças judiciais e não de calúnias como os acólitos da actual presidente da Câmara, Maria Emília Neto de Sousa, com destaque para o seu chefe de gabinete João Geraldes, tanto gostam de aqui (neste blogue sob anonimato e no grupo Democracia Local da rede social Facebook com a sua verdadeira identidade) vir afirmar apelidando de terroristas, difamadores, mentirosos e sei lá mais o quê a todos quantos ousam, publicamente, desmascarar o mito da governação autárquica exemplar da CDU no município de Almada.

Porque, se há algo que nestes últimos anos a equipa que de novo se candidata às autárquicas do próximo dia 29 de setembro tem sabido fazer na perfeição é a GESTÃO DANOSA do orçamento municipal (têm sido dezenas de milhões de euros em indemnizações pagas aos lesados e que lançam sérias suspeitas sobre a excelência das contas do município e que cada vez mais tornam premente uma auditoria urgente às contas da câmara), por incúria e incompetência dos técnicos que lideram alguns processos e dos responsáveis políticos que lhes dão cobertura.

Porque tanta sentença condenatória em Tribunal é demais para ser apenas falta de profissionalismo de quem presta apoio jurídico à autarquia. Faz-nos pensar que, por detrás de tantos néscios possivelmente haverá estratagemas de índole política que tentam levar avante uma série de procedimentos mesmo que seja à revelia da lei.

E não, não são mentiras. SÃO FACTOS! Os acórdãos do Tribunal assim o provam.

Julgam estes senhores (e senhoras) que por não haver um rosto em concreto, um edil comunista acusado, que estes processos que condenam a autarquia ficam branqueados, desaparecem na poeira do tempo e deles ninguém pode e deve falar sob pena de estar a levantar calúnias.

Mas enganam-se. Os actos não foram praticados "por obra e graça do espírito santo", tiveram alguém que os subscreveu, alguém que os incentivou, alguém que do ponto de vista jurídico terá dado o seu aval aos procedimentos sabe-se porquê... Uma autarquia condenada por crimes daquela natureza é bem pior do que um autarca condenado pela sua prática. Só é pena que nesta situação a culpa vá "morrer solteira" no que se refere à responsabilização do (ou da) vigarista e se calhar acabe por "comer" apenas o elo mais fraco: o(a) funcionário(a) safando-se incólume o político que assim quis que se procedesse.


Paulo Miguel Ataíde

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails