quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vencer a crise com o Estado Social


«Amigas/os,

O auditório do Liceu Camões encheu na passada 4.ª feira para a apresentação da Conferência "Vencer a Crise com o Estado Social e com a Democracia", que se realizará a 11 de Maio, organizada pelo Congresso Democrático das Alternativas. Durante a sessão foi divulgada a convocatória da Conferência com os seus primeiros 180 apoiantes, que testemunham o caráter plural e representativo da diversidade social, política e de saberes que se pretende para esta iniciativa.
A sessão pública foi um primeiro sinal positivo da necessária mobilização dos cidadãos para a reflexão que pretendemos fazer sobre o Estado Social.
O modelo de preparação da Conferência em 11 de Maio será inclusivo e participado. Vamos organizar iniciativas públicas descentralizadas de debate preparatório, constituir espaços de debate e de contribuição online e, oportunamente, abrir o processo de inscrição online para todos os que desejarem participar na Conferência.
A subscrição individual de apoio à convocatória da Conferência já se encontra disponível (texto da convocatória: http://www.congressoalternativas.org/2013/02/convocatoriavencercrise.html; onde fazer a subscrição: http://www.congressoalternativas.org/p/formulario.html).
Como refere a convocatória, importa que os portugueses meçam bem o alcance da mudança pretendida por este Governo com o desmantelamento do Estado Social: “O que o Governo quer sacrificar e destruir em nome das cedências à troika, aos credores e aos mercados financeiros, é a mais profunda das transformações da sociedade portuguesa das últimas décadas, o melhor que a democracia construiu: um Estado Social redistributivo e orientado para o combate à pobreza e para a redução das desigualdades. (…) O Estado Social e Democrático não é um peso ou uma “gordura” mas um músculo imprescindível da coesão social, do desenvolvimento e da nossa democracia. (…) O futuro de Portugal como país desenvolvido só é verdadeiramente sustentável com um Estado Social mais robusto e mais qualificado, com a valorização do trabalho e o combate ao desemprego.”
A subscrição individual do texto da convocatória é o primeiro ato de participação de cada um de nós na Conferência e a afirmação da vontade de construir uma alternativa para a superação da crise assente no Estado Social e na Democracia. Apelamos à subscrição da convocatória, à colaboração no apelo à sua subscrição e à divulgação da Conferência.
Saudações cordiais,
A Comissão Organizadora do Congresso Democrático das Alternativas»

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails