quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Três mentiras sobre a ETAR da Mutela!


Diz-se, na página dos SMAS de Almada, que a ETAR da Mutela (Cova da Piedade) está «em funcionamento desde Julho de 2003».
Primeira Mentira:
Embora o empreiteiro tivesse dado a obra como concluída em 2003, os SMAS só a aceitaram em 07-09-2005, apesar da quase totalidade dos graves problemas detectados se manterem, pois as eleições autárquicas no mês seguinte a isso “obrigavam”.



Em Outubro de 2010, o grupo municipal do PS solicita cópia dos relatórios elaborados em co-autoria pelo Eng.º Jorge Abreu (área de mecânica) e por uma engenheira dos SMAS (área de química) a fim de apurar quais tinham sido, afinal, as falhas apontadas por aqueles técnicos entre 2003 e 2005. Em resposta, o Presidente dos SMAS afirma que não foi possível “determinar” a existência, ou localização, daqueles relatórios (veja AQUI o respectivo documento).
Segunda Mentira:
Estes dois trabalhadores elaboraram, durante o período acima indicado, relatórios mensais enviados à Directora do Departamento (Eng.ª Lurdes Alexandra Neto de Sousa – a filha da senhora Presidente da Câmara) que, ao que parece, os terá feito “desaparecer”, entretanto, por conveniência (ou, então, temos o senhor vereador José Gonçalves a mentir aos deputados municipais).

Todavia, podemos afirmar, com segurança, que estes relatórios existem pois nós tivemos oportunidade de os ler e verificar a confirmação do seu envio à responsável pela ETAR da Mutela. E a confirmar isso mesmo, aqui fica uma lista de diversas situações mensalmente relatadas e as quais, apesar da sua gravidade, não mereceram a atenção daquela dirigente:
» Bombas de água bruta subdimensionadas;
» Sopradores de Biológico subdimensionados;
» Instalação errada de todo o circuito de bio-gás (compressores, filtros, potes, etc.);
» Desidratação com problemas constantes, resultantes da péssima concepção, automação e colocação do respectivo quadro eléctrico de comando e controlo;
» Erros grosseiros de programação nos Autómatos, a exigir uma revisão total da automação geral da ETAR e seus critérios de funcionamento;
» Inundação permanente das caixas dos caminhos de cabos eléctricos entre edifícios, o que lhes vai encurtando a vida útil;
» Erros de funcionamento dos equipamentos devido à utilização de bóias para comando;
» Impossibilidade de funcionamento dos co-geradores, dados os erros de instalação.


Apesar de terem sido realizadas algumas medidas correctivas (segundo parece incompletas e sem estudo prévio e acompanhamento adequado), já depois da obra ter sido aceite, certo é que decorridos quatro meses (precisamente a 07-01-2006) a ETAR da Mutela deixa de funcionar só voltando a laborar em pleno cerca de dois anos depois, após substituídas as bombas de água bruta por outras mais capazes e de executadas «largas dezenas de melhorias ao processo para corrigir os muitos erros de concepção, instalação, configuração e automação dos equipamentos, cometidos pela PRIDESA [que com a Teixeira Duarte constituía o consórcio que venceu o consurso público] e seus subempreiteiros, perante a “passividade” de certos dirigentes» e responsáveis políticos dos SMAS. Da paragem total da ETAR da Mutela dá conta o relatório da inspecção do Ministério do Ambiente, realizada em finais de 2007.
Terceira Mentira:
Estranhamente, o Relatório e Contas de 2007 dos SMAS (ver página 24) apresenta indicadores de exploração da ETAR da Mutela (como se tudo estivesse a funcionar de forma correcta).

Mas a novela não acaba aqui. Há muitas mais histórias para contar... E umas quantas perguntas por esclarecer, entre as quais:

» porque aceitou a filha da Maria Emília a obra, apesar de todos os defeitos graves detectados?
» o que foi feito dos relatórios supostamente desaparecidos?
» quanto custou ao erário público os muitos meses em que a ETAR esteve parada?
» que consequências ambientais resultaram desta paragem?
» como é possível uma ETAR encerrada apresentar indicadores de exploração?


Fotografias da ETAR da Mutela: tiradas DAQUI.

15 comentários:

Anónimo disse...

Ai, ai, Ai, ai. Agora é que vão ser elas.
Não toquem na filhinha da senhora presidente.
Ainda têm um acidente e não sabem como.

Anónimo disse...

Ermelinda de volta a chão firme.

Nada como a novela do homem o mobbing, o estagiário que assina relatórios técnicos.

Anónimo disse...

Ermelinda,
Acho que não está a ver bem o problema que aqui temos.
Os Smas de Almada tem ao seu serviço a melhor diretora que alguma vez existiu.
A filha da Maria Emília, a Eng. Alexandra é tão profissional, mas tão profissional, que consegue, com uma ETAR completamente parada, tratar 4.313.824 m3 de esgoto...
Pouco menos do que tratou no ano seguinte (2008): 6.033.097 m3; ou em 2009: 6.859.700 m3.
O que não faria esta extraordinária engenheira se a ETAR estivesse a trabalhar...
Ainda consegue dizer mal da família Sousa?

Anónimo disse...

Ainda bem que o rio tejo suporta toda a merda da margem sul.

Anónimo disse...

Isto é só mais uma...pena que os Almadenses andem hipnotizados há tantos anos.

Anónimo disse...

Só lhe peço ao pai natal, ver este proximo ano à Emilia, família e cia. detidos por corruptos.

Anónimo disse...

Minda por favor,como se pode dar indicadores quando esta fechada,só há uma razão(estamos no lado certo)

Anónimo disse...

Ah grande Ermelinda
Primeira mentira não há relatório
Segunda mentira não há relatório

Esta plataforma a multiplicar argumentos é uma alegria.

Anónimo disse...

Ao Kamarada de 7 de Dezembro de 2011 08:02:
O mobingado quando assinou os relatórios não era "estagiário". Tinha 30 anos de experiência profissional, à altura dos relatórios.
Estagiário foi ele agora por força do fascismo de que enferma o SMAS, que obriga um engenheiro com carteira profissional desde antes de 1974 a fazer estágio, aos 60 anos de idade e 38 de engenheiro...
Em compensação, pelos SMAS "vegetam" muitos falsos engenheiros que, nem estágio, nem experiência, nem curso, nem licenciatura; apenas e só cartão do PCP...
A PJ que verifique as habilitações falsificadas que por lá andam...

Anónimo disse...

Anónimo às 17:21

Se era tão competente porque é que o centro de emprego o "despachou" para os SMAS?

Outra vez a historieta dos falsos engenheiros, isso é outra novela que repetida muitas vezes até parece uma realidade. Diga lá o que é que já sucedeu com as tais buscas da PJ? Alguém foi intimado para alguma coisa? Ou estamos de novo a dar voz a dores de corno que nunca conseguiram fazer um cursito e gostam de desvalorizar os outros?

Como costumava dizer um nabo que parava por aqui, bater com a testa na parede faz ver

Anónimo disse...

Dra.Ermelinda Há mais buracos.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 18:52


Tem razão nos SMAS só à merda começando pelo ramiro,nuno, mendes ,cústodias,major,pardal,olivia,arsénio,e o anónimo também está incluido por isso foi para smas

Anónimo disse...

A maior rede de corrupção na câmara dos camaradas está nas negociatas com as empresas de construção, seja no urbanismo ou nas ETAR.
A ETAR da Mutela é bem um exemplo dos negócios escuros desta autarquia. E a filhinha da senhora presidente é a chefe da orquestra.

Anónimo disse...

Os controleiros de serviço já começam a dar sinais de não saber o que dizer...pois é...

Anónimo disse...

Não sabia que a filha da presedente trabalha na Cãmara como dra. nem quero acreditar. Comonas chulos,

Related Posts with Thumbnails