segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Apesar de...

Apesar dos discursos fluentes (e por vezes algo inflamados) em defesa da democracia... Apesar da frequência com que insistem em afirmar que apoiam a participação cidadã... Apesar da aparente firmeza com que dizem lutar pela liberdade de expressão... Apesar de se indignarem facilmente quando alguém desrespeita os seus direitos... Apesar de não se cansarem de dizer que actuam tendo como objectivo a valorização do poder local democrático... Apesar de nos pretenderem convencer de que procuram a dignificação do funcionamento de todos os órgãos autárquicos...
Certo é que os autarcas da CDU na Assembleia Municipal de Almada são os primeiros a mostrar total desrespeito pelos munícipes que ali vão expor as suas preocupações. Ou, melhor dizendo, apenas apreciam quem elogia a Câmara e ignoram ostensivamente todos quantos, de forma fundamentada, apresentam críticas à actuação do executivo e solicitam explicações.
Assim acontece amiúde sendo que na reunião de 15-12-2011 foi por demais vergonhoso o comportamento destes autarcas, falando entre eles uns decibéis acima do conveniente, rindo e dizendo piadas entre si, gargalhando com espalhafato completamente distraídos no seio da sua bancada, perturbando o plenário e impedindo que o público conseguisse ouvir a intervenção de Alexandre Guerreiro. Tudo com a conivência do Presidente da Assembleia Municipal que, como é seu hábito, nada faz perante comportamentos desta natureza... salvo se os mesmos forem adoptados por outros que não os da sua bancada.
O barulho era de tal ordem ao ponto de alguém no público acabar por se sentir revoltado por este abuso e, mesmo sabendo que aos cidadãos não lhes compete este tipo de manifestações, levantar a voz e exigir: SILÊNCIO!
O efeito surpresa foi eficaz. Cabeças voltadas num ápice para tentar verificar quem os ousara mandar calar e as conversar terminadas abruptamente. Mas mais "interessante" (ou antes, chocante?) foi verificar a reacção do Presidente da Assembleia Municipal... não tendo sido capaz de impor respeito aos seus pares já soube, contudo, falar aos microfones repreendendo a pessoa em causa: «Os cidadãos não falam. O público assiste e não mais do que isso.» Por isso, mereceu ouvir o que a seguir a cidadã lhe disse: «então o senhor que imponha respeito.»
Uma vergonha! É assim que a CDU pretende dignificar o funcionamento dos órgãos do poder local democrático que tanto diz defender?
(Mas, em abono da verdade se diga que, salvo raras excepções, este tipo de situações - conversas de fundo nas diversas bancadas que se sobrepõem às intervenções do público e dos deputados - acontecem em todas as reuniões da Assembleia Municipal de Almada mostrando, antes de mais, a incapacidade do seu Presidente para por ordem no plenário e evidenciando, também, o pouco respeito que estes "incontinentes verbais" acabam por ter por si próprios e por quem está a assistir a este espectáculo).

9 comentários:

Anónimo disse...

Métodos Estalinistas, no seu melhor!

Boicotar o discurso do oponente é o 1.º método;

o 2.º será considerá-lo afectado mentalmente e interná-lo em GULAGs, convenientemente designados de "clínicas psiquiátricas" - na URSS foram "internados" 66 milhões de opositores a Estaline;

o 3.º é mandá-lo matar - na URSS foram muitos milhões

Os eleitos da Câmara de Almada já fazem amplo uso dos dois primeiros métodos.
Será que passam ao 3.º antes de as eleições autárquicas os mandarem para casa (ou para a cadeia, onde já deviam estar há uns anos)?

Aqui fica a pergunta!

Anónimo disse...

Eu dou os parabéns a quem , não tendo o cartãozinho miraculoso, consegue ir e participar...
Por mim já há bastante tempo que me dispensei desse direito,é um direito nosso,porque não estou para aturar certos e determinados comportamentos de quem deveria dar o exemplo.

Antunes Vidal disse...

Se reparam bem a quando da intervenção do primeiro munícipe, que foi tecer loas à Câmara pelo apoio à publicação de um livro sobre a indústria naval e a empresa SRN em particular, aquela gentinha não teve o mesmo comportamento.
Reagem assim, de forma desrespeitosa, apenas quando no público ou nas bancadas da oposição alguém resolve dizer as verdades que tentam esconder.
E o Maia, que tem a mania que é um grande democrata e defensor da cidadania, que gosta de alardear a sua vasta experiência como deputado da Assembleia da República e como autarca, afinal preside a estas sessões mas não tem mão nos seus camaradas e deixa que situações deste tipo aconteçam permanentemente.
Uma vergonha que, lamentavelmente, acaba por acontecer perante a passividade de todas as bancadas que fazem da assembleia municipal um circo de vaidades e não o lugar da democracia local por excelência.
Se as sessões fossem gravadas em vídeo talvez estes autarcas percebessem como é ridícula a sua actuação e passassem a ter mais cuidado com o seu comportamento durante as reuniões... é que se não estão na conversa, passam o tempo a ler jornais, a brincar no facebook, a dormir, a rir à gargalhada, a mandar piadas uns aos outros... enfim, a fazer tudo menos estra atentos ao que se passa.
E vêm, depois, falar em ataques ao poder local quando eles próprios são os primeiros a denegrir a instituição que representam.

Anónimo disse...

Tenho, por hábito, assistir às sessões da Assembleia Municipal de Almada e venho sempre desagradado com o que vejo.
Nunca começam à hora marcada.
Durante o decorrer dos trabalhos há sempre deputados a levantarem-se e a sair da sala, seja para ir fumar ou simplesmente conversar. E os da CDU são os que mais se movimentam.
As bocas são constantes, em particular por parte da CDU (os mais mal comportados) e do PS, nomeadamente como crítica ao PSD e ao CDS.
Muitos deputados passam o tempo a ler o jornal ou com o computador vendo blogues, no facebook ou, simplesmente brincando (até a jogar às cartas já os vi - pois como o público fica por detrás os monitores ficam virados para a plateia).
Alguns levam os envelopes com a documentação e já reparei que é na hora que os estão a abrir (ou seja, vão para as reuniões sem terem lido nada e votam como carneiros seguindo as instruções da respectiva bancada).
Uma tristeza.
Por isso me custa a crer que esta reforma da administração local vá dar em alguma coisa de positivo: é que o problema não é estar a ser feita a régua e esquadro (o que condeno) mas as mentalidades dos autarcas e a sua postura. Com gente que se porta desta maneira não há reforma que avance.

Luis Pinto disse...

Aquilo se passa na assembleia e uma verdadeira vergonha, quando fala alguem que esta de acordo com a Cdu ou com a CMA esta tudo bem no entanto quando alguem esta contra é uma vergonha pegada.

Anónimo disse...

e os senhores deputados do PS que andam sempre a levantar-se para ir fumar?

Anónimo disse...

Se um PS fuma, é CRIME!
Se um PC fuma, é um direito!
Fumar, só pode a Luísa Ramos e os kamarilhas dela!

Ant disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Realmente estamos em Almada e é de Almada que se fala. Infelizmente os políticos portugueses (os outros não conheço) comportam-se assim. Nas freguesias, câmaras e assembleia da república.
Um dia talvez me dêem razão, quando ponho a hipótese de a abstenção ser uma alternativa a esta palhaçada.
Eventualmente não estarão de acordo, hoje.
Ant

Related Posts with Thumbnails