sábado, 10 de dezembro de 2011

Em busca da ETAR desaparecida...


Interessante salientar neste folheto (de Outubro de 2006) o facto de só se falar da ETAR do Portinho da Costa, como se a ETAR da Mutela não existisse (muito embora devesse estar a funcionar três anos antes daquela)… e apesar de tecnicamente (em teoria) estar apetrechada por igual, com co-geração de electricidade a partir do biogás.

O importante a considerar é que a ETAR da Mutela, supostamente "pronta" desde 2003, decorridos três anos ainda não funcionava (entrou em funcionamento em Setembro de 2005 e quatro meses depois, devido a avaria grave, parou durante cerca de dois anos).

Quanto à co-geração, segundo informações técnicas dos vários especialistas com quem falámos, os erros eram tantos que houve que alterar profundamente o equipamento de recolha e tratamento do biogás, bem como toda a automação dos geradores para que eles pudessem vir a funcionar.

Aliás, em 2011 ainda não funcionam com regularidade porque os erros do circuito de recirculação do biogás nos digestores são tão graves que continuam por resolver.

Claro que os geradores, como motores que são, podem trabalhar usando como combustível o gás natural fornecido à ETAR pela SETGÁS.

Por isso, o consumo de gás natural ascende, mensalmente, a milhares de euros, como facilmente se poderá comprovar pela análise detalhada das contas dos SMAS, sendo os munícipes a pagar estas contas astronómicas… e sem o saber.

A estas facturas, acrescem ainda outras de muito mais de 5.000 euros/mês que se pagam à EDP, porque não se produz energia eléctrica alternativa com os geradores, aproveitando o biogás.

Ou seja, ou se produz energia eléctrica com gás natural, e sobe a factura deste; ou não se usam os geradores e sobe a factura da electricidade.

Finalmente, tudo o que se enaltece neste folheto acerca da ETAR do Portinho, aplica-se (pela negativa) de não estar a funcionar na ETAR da Mutela, embora esta esteja tecnicamente apetrechada para tal, não fossem os muitos e enormes erros de instalação dos equipamentos que a constituem.

E ainda hoje, subsistem na ETAR da Mutela problemas técnicos por resolver que impossibilitam o funcionamento em pleno da co-geração a partir do biogás.

É caso para dizer, "pela boca morre o peixe"... Ao que se acrescenta: belo trabalho do “duo maravilha” Eng.ª Catarina Freitas (da AGENEAL) e Eng.ª Lurdes Alexandra Neto de Sousa (responsável pelo funcionamento das ETAR), ou não fossem a protegida e a filha da senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada.


Entretanto, façam as asneiras que fizerem, lá está a senhora presidente para as proteger e a população para pagar os erros... que os eleitores, esses, por inércia da oposição, lá os vão mantendo (apesar de um mínimo de 18% bastar, devido à elevadíssima abstenção - cerca de 52%), mesmo que como esta equipa existam muitas outras... competentes!, mais não seja no uso e abuso do dinheiro dos contribuintes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh Ermelinda, está a perder qualidades, falta aqui dizer que a co-geração não funciona porque não está lá o homem do mobbing.

O tal que faz relatórios (ele e a amiga!, outra dupla maravilha) a dizer que o que não funciona está mal projectado, mas que antes disso nunca disseram como é que devia ser feito.

Anónimo disse...

ó comuna de serviço do dia 10, vocês quando perderem a CMA vão ser como os ratos, os primeiros a fugir! Quando entrar uma auditoria a sério, vão ver como elas mordem.

Anónimo disse...

Mas agora comuna passou a ser uma espécie de ofensa em Almada?

Ao que nós havíamos de chegar, ainda há pouco tempo a Ermelinda era uma orgulhosa UDP!

Ao anónimo, se nós somos os ratos, tu és o quê, o gato?, só se for o Garfield, balofo e a comer lasanha.
Vai lá lamber os pés da dona, vá que ela está com frio

miau

Anónimo disse...

Quando os habitantes de Almada só têm como leitura uma revista paga por todos nós, em que é retratada uma situação idilica na cidade Almada, só temos que procurar outras fontes de informação, para ver se o paraiso é mesmo aqui...e os blogues são uma fonte de informação alternativa aos poderes instituidos.
Já se percebeu que tal fonte de informação não é cara ao poder...cá como noutras latitudes.

Anónimo disse...

Toscana, anda um bocadinho homofóbica; deixa lá as Safos viverem a vidinha delas...

Anónimo disse...

«duo maravilha»: Ermelinda e Almerinda, duas mindas, muy amigas también!

Related Posts with Thumbnails