quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Poesia em destaque

Para Vasco Pontes, a "Razão de Ser" do seu blog Dovoar, agora também em livro (e que irá ser apresentado aqui em Almada no próximo sábado dia 23 de Fevereiro, pelas 16h, na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia - uma boa oportunidade para ir ouvir poesia ao vivo), resume-se neste pequeno parágrafo:

«Não era para ser assim, mas este blog é agora um local de recolhimento onde me encontro com a minha poesia. Para minha surpresa, vai sendo também uma casa de encontro de alguns, poucos, espíritos elevados, que embelezam com os seus passos e com os sinais que vão deixando a minha casa da montanha.»

E por lá encontramos, de facto, verdadeiras preciosidades. Palavras simples é certo, mas tantos e tão sentidos sentimentos, afectos e emoções ao virar de cada sílaba, saltando de verso em verso.

Vale a pena passarem por lá, lerem e comentarem. Tomei a liberdade de copiar alguns poemas, todavia há mais, muito mais…

fonte de luz

São poucas as palavras que conheço
e o meu mundo cabe numa gota de água;
mas do que sei, sei o que vais ser,
e como vais ficar em nós, por dentro
das crianças que também são tuas:
Uma fonte de luz que mostra os lados
por onde se descobre outro crescer

as mãos de cada dia

Os olhos de ver a luz
querem-se largos
e limpos.

Grandes e poderosas
devem ser as asas de
ganhar o céu.

As mãos são mãos de
tanta coisa que não
se podem ter de uma
maneira; são precisas
outras mãos em
cada dia

A amostra é pequena e insuficiente para vos mostrar a riqueza da obra de Vasco Pontes, mas digam lá se não tenho razão? Quem escreve assim é, com certeza, um virtuoso da palavra, por mais humilde que seja.

Parabéns Vasco. E nunca desistas de escrever e continuar a partilhar connosco os teus poemas. Obrigada.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails