terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Almoço de aniversário


Hoje, dia de carnaval, "mascarei-me" de cozinheira profissional e resolvi inventar um prato especial, para comemorar os 22 anos da Susana.

Vai daí e surgiu o "Bacalhau com amêndoas", confeccionado ao saber da inspiração do momento e conforme os ingredientes de que disponha na despensa. Aqui fica a receita... (diz quem provou que estava simplesmente delicioso).

4 postas de bacalhau;
2 pacotes de batatas fritas light (às rodelas);
4 ovos;
2 pacotes de natas frescas light;
1 cebola média;
3 dentes de alho;
azeite qb;
coentros qb;
vinho branco qb;
1 lata de cogumelos laminados;
amêndoas lascadas e torradas qb;
200g de camarões pequenos;
100g de queijo ralado.

Coza o bacalhau, deixe arrefecer, retire as peles e separe as espinhas.

Faça um refogado lixeiro com a cebola cortada às rodelas, os alhos e o azeite. Junte o bacalhau, os coentros picados e um pouco de vinho branco, mexa tudo muito bem durante cerca de 2 minutos. Retire do lume.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de batatas fritas (1 pacote) as quais esmigalhou grosseiramente.

Por cima, utilizando metade dos ingredientes, coloque uma camada de cogumelos, camarões e amêndoas.

De seguida, espalhe o bacalhau por cima e, depois, uma nova camada de cogumelos, camarões e amêndoas.

Finalmente, cubra tudo com o outro pacote de batatas fritas, previamente esmigalhadas.

Despeje as natas, uniformemente, por todo o tabuleiro e, a seguir, faça o mesmo com os ovos batidos.

Termine com o queijo ralado. Vai ao forno a 180º, com grill suave, durante cerca de 30/40 minutos.

Serve-se acompanhado de salada de alface (temperada com orégãos, uma pitada de sal, sumo de limão e um fio de azeite) e azeitonas.

Para sobremesa, tivemos uma salada de frutas (morango, laranja, manga, quiwi, maçã, papaia, banana) temperada com uma pitada de canela e uma mão-cheia de amêndoas peladas, torradas e picadas.

E, claro, o bolo de aniversário: um bolo de bolacha (o único doce que a aniversariante aprecia) em que o creme de manteiga foi substituído por outro por mim inventado na hora: 2 pacotes de natas batidas com 4 gemas de ovos, açúcar e canela. Junta-se duas colheres de sobremesa de farinha Maizena peneirada e vai a lume brando para engrossar. Batem-se as claras em castelo e junta-se à mistura anterior. Depois é só ir embebendo as bolachas em café, barrar com o creme e ir fazendo camadas sucessivas até que na última deixa-se o creme cobrir toda a superfície e escorrer para o prato. Polvilha-se com bolacha ralada.

Esqueci-me de dizer que antes do peixe houve uma canja de galinha a pedido da aniversariante, à qual também dei um toque pessoal (uma folha de louro, uma colher de sobremesa de alho em pó e uma pitada de sal e, depois de cozida a massinha e de juntar a galinha esfiada, colocar na panela um raminho de hortelã).

Sirvam-se... estão convidados! E, depois, digam de "vossa justiça"...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails