domingo, 3 de fevereiro de 2008

Incentivo à leitura



Não costumo ler o semanário SOL. Prefiro o EXPRESSO (que, de vez em quando compro). Mas o meu jornal diário (incluindo fins de semana) é o PÚBLICO, às vezes também o JORNAL DE NOTÍCIAS.

Vem esta conversa a propósito de uma chamada de atenção que o meu amigo Armindo Reis, um conceituado autor de livros infantis de que já aqui vos falei, me fez ontem, quando nos encontrámos de manhã, por mero acaso, e acabámos por ficar à conversa sobre literatura para crianças.

É que, aquele semanário (o Sol), ia começar (a partir de 2 de Fevereiro) a integrar uma colecção de 12 livros muito interessante: vários clássicos portugueses adaptados aos mais novos por escritores actuais e com óptimas ilustrações, em papel de qualidade... e tudo pela módica quantia de 2,5€ (além do preço do jornal, que também é de 2,5€), sendo que os primeiros quatro seriam gratuitos.

Pensei logo no meu sobrinho Pedro e, claro, fui de imediato adquirir o dito jornal e assim comecei a fazer a colecção, que integra, como atrás referi, 12 títulos, de 7 grandes nomes da nossa literatura: Eça de Queirós, Gil Vicente, Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco, Pe. António Vieira, Fernando Pessoa e Almeida Garrett.

Sendo a leitura o meu passatempo preferido desde miúda, não é de estranhar que tenha lido todos os livros que aqui aparecem referenciados e entre os quais se encontram alguns daqueles que, ainda hoje, passados quase trinta anos após os ter apreciado com tanto carinho, considero das minhas obras de eleição, como seja Os Maias, A Cidade e as Serras ou a Morgadinha dos Canaviais.

Espero que esta iniciativa inédita, ousada nos objectivos a que se propõe (nomeadamente, os de incentivar as crianças à leitura e o de lhes incutir o desejo de, mais tarde, virem a querer conhecer os originais), seja um êxito porque, pelo que me foi dado observar pelo número um (Os Maias, de Eça de Queirós) a qualidade é a marca desta colectânea.

E deixo um conselho: procure nas bancas o semanário Sol de dia 2 de Fevereiro e encomende os restantes. Faça uma surpresa e ofereça este conjunto de livros no dia da criança ao seu filho/a, neto/a, sobrinho/a, primo/a ou a qualquer criança sua conhecida. Ou, então, reserve-a como prenda de aniversário ou de Natal. É um bom investimento.



Parabéns pela iniciativa editorial e a todos que nela colaboram.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails