quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Que espécie de sindicalismo é este?

Quando em 2013 fui convidada para integrar o Secretariado da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do sindicato a que pertenço não hesitei em aceitar.
Julguei que era uma forma de reconhecerem o meu empenho na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores (em que me destaquei no caso das Assembleia Distritais) e, por isso, fiquei muito satisfeita com aquela que pensava ser uma honra.
Todavia, chego a 2015 e aproveitando a "deixa" de "ano novo vida nova" fui forçada a renunciar ao cargo e a cancelar a minha inscrição como sócia.
Porquê? Os motivos estão explicados na carta que acompanhou a devolução do cartão.




Esta triste ocorrência leva-me a questionar:
Um sindicato que não é capaz de defender uma trabalhadora com salários em atraso há tantos meses consecutivos, serve para quê?
Um órgão colegial em que há membros que servem apenas para ceder créditos temporais a outros e nunca são chamados a participar na atividade sindical é uma organização democrática?
Tivesse a situção da Assembleia Distrital outro responsável pela sua falência que não António Costa e o comportamento do sindicato teria sido diferente?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails