segunda-feira, 19 de março de 2007

Os gatos

Ontem esteve um lindo dia de sol. Quando fui fazer o meu passeio matinal Cacilhas – Almada – Cacilhas passei pela Rua Cruzado Osberno (onde passei parte da minha meninice – era ali a casa dos meus avós maternos... ai que saudades!) e deparei-me com este cenário:

Lembrei-me logo da obra Os Gatos: Publicação Mensal d'Inquérito à Vida Portuguesa, de José Valentim Fialho d'Almeida (1857 – 1911) e cuja leitura vos aconselho.
Para aguçar o apetite, deixo-vos AQUI o 1.º volume da versão original (eu tenho os volumes completos mas é de uma reedição recente, do Círculo de Leitores), em formato digitalizado, disponibilizado pela Biblioteca Nacional On-line.

«Meus senhores, aqui estão os “Gatos”! – Bric-à-bracomania, como cultura e como doença (...) – Aqui d’el rei contra os cabidos, colegiadas e as juntas de paróquia que defraudam o país! – A indiferença do Estado perante o objecto d’arte (...) – Um almoxarifado por um penico...» (título de alguns contos referidos no índice introdutório).

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails