quinta-feira, 22 de março de 2007

Dia Mundial da Poesia

Ontem foi o DIA MUNDIAL DA POESIA. Os “Poetas Almadenses” comemoraram-no com o lançamento do livro Os Pássaros e o Azul (de Isidoro Augusto) no Café «Sabor & Art», em Cacilhas.

Houve poesia declamada por Helena Peixinho e Fernando Rebelo a que se seguiram muitos outros (António Boieiero, Rosette, Gertrudes Novais, Gabriel, Luís Milheiro, Maria Júlia, Idalina Rebelo). Alexandre Castanheira, que dedicou um poema ao seu amigo Isidoro, encerrou a noite lendo alguns poemas de um poeta popular brasileiro (e assim se vai construindo a "ponte poética" entre Portugal e o Brasil).

A poesia foi a anfitriã da noite e, por isso, não podemos deixar de assinalar dois outros acontecimentos: a distribuição (gratuita) do n.º 29 da fanzine de poesia «Debaixo do Bulcão» e a apresentação de mais um caderno «Uma Dúzia de Páginas de Poesia», da colecção Index Poesis (que esteve suspensa durante vários meses): De Branca Cal, de Isidoro Augusto, pois então.

Aqui fica o poema que deu nome à obra acima referida:

de branca cal
os umbrais se vestiam
numa doce prece o sol beijava
tudo o que se movia
ao encanto o olhar
pertencia
por uma palavra
só mesmo por uma
palavra
o que eu daria
tudo aqui faz sentido
como da água fazer-se
rio
ou de um surpreendente olhar
navio
enquanto
ao doce silêncio da pedra
se emprestava agora o abrigo.

Para quem estiver interessado, informa-se que pode adquirir este caderno (de doze poemas, claro), pela módica quantia de 1 €... à venda no Café «Sabor & Art», Rua Cândido dos Reis, n.º 88, em Cacilhas.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails