terça-feira, 24 de março de 2015

Finalmente, assunto encerrado!




Depois de me ter sido imputada uma dívida de quase 30.000€ (fora os juros de mora), supostamente por pagar desde 1994 até ao presente, de me terem ameaçado com penhora da casa e do ordenado (embora só de conversa, ao balcão dos Serviços da Segurança Social, já que durante estas mais de duas décadas nunca fora notificada de coisa nenhuma), parece que o assunto sempre acabou por ser clarificado e lá consegui a "bendita" declaração (com data de 4 de março de 2015) que atesta que tenho a situação contributiva com a Segurança Social regularizada (pois que sou contribuinte regular da Caixa Geral de Aposentações desde 1985 e não exerço qualquer atividade como trabalhadora independente desde 2008 altura em que cancelei a inscrição nas Finanças).


Ainda assim, só agora (23 de março de 2015) é que desapareceu do sistema a referência às dívidas mensais do último ano (as dos anos anteriores não apareciam e só delas tomei conhecimento na SS do Areiro onde marquei consulta presencial para esclarecimento do assunto). Porque no meu caso, como expliquei, não se tratava de haver ou não prescrição... era mesmo o não haver qualquer dívida pois que sempre fora contribuinte da Caixa Geral de Aposentações e tinha direito à isenção dos pagamentos à Segurança Social por conta da atividade de prestação de serviços que exerci em paralelo com o trabalho por conta de outrem.


E só descansei quando, finalmente, fui considerada como nem sequer tendo acesso ao sistema como trabalhadora independente pois, de facto, o não sou.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails