sábado, 19 de março de 2011

A "Poesia Vadia" foi à Escola

Foram três sessões de "Poesia Vadia", na Escola Secundária do Monte de Caparica. No total, participaram quinze pessoas que disseram poesia, declamando-a ou até cantando.
Da primeira à última sessão todas foram diferentes mas cada uma especial. A diversidades de estilos, a música a acompanhar e a qualidade dos poemas escolhidos (uns mais sérios outros que fizeram a assistência dar boas gargalhadas) fez destes três acontecimentos momentos únicos que todos apreciaram tendo sido muito gratificante para todos nós.
A nossa mensagem foi percebida e isso era o fundamental: que a poesia além de ser a forma mais livre de nos expressarmos por escrito, ela ajuda-nos a crescer e, sobretudo, fortalece os laços que unem quem através dela se gosta de exprimir. A poesia é vida e solidariedade. Mas também pode ser uma forma de intervenção social e política. De tudo um pouco se conseguiu falar, sempre através da poesia.
Obrigada às professoras que nos endereçaram o convite e trataram de toda a logística e divulgação. E um agradecimento, também, para os alunos que durante as cerca de duas horas que durou cada sessão estiveram presentes.
Foi uma experiência altamente enriquecedora e que repetiremos sempre que houver oportunidade.
Para já ficam as foto-reportagens. Parte dos videos da 1.ª sessão já estão no youtube. Os restante lá estarão em breve.

SESSÃO DE DIA 17, ÀS 10H


SESSÃO DE DIA 17, ÀS 20H



SESSÃO DE DIA 18, ÀS 10H

2 comentários:

Anónimo disse...

Ermelinda,
Escrevo em nome de um grupo de cidadãos anónimos mas que muito a admiram. Sobretudo pela sua coragem em termos políticos. E, em paralelo, pela sua inesgotável capacidade de intervenção: consegue ser uma boa profissional, uma activista pelas causas da cidadania e liderar um projecto cultural tão importante como este dos Poetas Almadenses que já fez mais pela divulgação da poesia, em geral, e dos autores locais, em particular, do que muitos pseudo apoios institucionais.
Só numa simples pesquisa no Google temos milhares de entradas com o nome Poetas Almadenses: seja na blogosfera, no Facebook ou no Youtube.
Obrigada Ermelinda pelo seu excelente trabalho. E por favor, não deixe que outros interesses alguma vez a façam abandonar este projecto, que até do ponto de vista social já se tornou imprescindível a muitos dos membros deste grupo de amigos.

Minda disse...

Fiquei muito sensibilizada com estas palavras.
Embora desconheça quem se me dirige, fico feliz por saber que há quem aprecie o trabalho desenvolvido pelos Poetas Almadenses.
Muito obrigada a todos vocês.
Desde 2003 que este grupo existe e os laços que unem quem dele faz parte são cada vez mais fortes. Portanto, dificilmente este será um projecto descartável ou com fim à vista.
Um resto de bom domingo.

Related Posts with Thumbnails