sábado, 14 de novembro de 2009

A CMA está imune!! Que alívio!!


As e os munícipes almadenses podem, finalmente, respirar de alívio e congratular-se com a notícia: a sua câmara municipal está imune (uffa!), e nem sequer precisou de ser vacinada, garantiu ontem a Sr.ª Presidente durante a reunião da Assembleia Municipal, perante uma plateia ansiosa por ver a dúvida atroz esclarecida, composta por dezenas de autarcas e algum público.

Mas, colhida a certeza, mesmo que sem quaisquer provas (a palavra da "grande lider" basta para garantir a veracidade de tudo o que for entendido como conveniente pelo seu partido), há que... Acreditar!!

A "fé move montanhas", diz o povo, e, em Almada, serve também para justificar atitudes (mesmo quando as afirmações proferidas sejam demagógicas, tendenciosamente manipuladoras e carecendo de sustentação formal) ou condenar, com sobranceria e muita hipocrisia à mistura, quem tem a ousadia de enfrentar a prepotência de quem está no poder e se julga dono da verdade absoluta, mesmo que as suas palavras careçam de sustentação.

Mas o que a Sr.ª Presidente diz é sagrado e só temos de Acreditar: a CMA está imune ao grande flagelo que grassa por aí a esmo noutras localidades e tem vindo a atacar, impiedosamente, tantas autarquias do nosso país...

Falo-vos... não, não é da Gripe A e do vírus H1N1. Desenganem-se... dessa nem a Presidente da CMA nos safa. Então? Não imaginam do que se trata? Vá lá, façam um esforço...

Trata-se, evidentemente, da Corrupção, o grande mal que não afecta ninguém na CMA, desde políticos a funcionários... só os outros sofrem desse mal. Ai, os outros...

Ah! Bom! Fiquemos pois felizes. Temos uma autarquia 100% honesta, credível e competente. Com políticos que sabem o que fazem e dirigentes competentíssimos. Onde ninguém comete falhas. Onde nunca se enganam e nunca têm dúvidas (mas onde é que eu já ouvi isto?)...

Bom fim-de-semana...
=====
Esclarecimento:
Hoje, domingo, acabei por substituir a imagem inicial que ilustrava este texto (a caricatura de um "porco humanizado", de óculos de sol, fumando charuto, numa redoma de vidro numa cidade) por algumas pessoas a considerarem excessiva, permitindo a uns quantos interpretarem a ironia deste texto em sentido inverso àquele que é o seu objectivo: o de levar a que se reflicta sobre a forma prepotente como o poder autárquico é exercido em Almada.

12 comentários:

Belzebu disse...

Se eu fosse Muçulmano diria: Alá é Grande.
Mas como não sou, digo: a Dona Maria Emília é Grande, para não dizer: é Enorme!
(Grande e Enorme de espírito, não de estatura)
Oremos, pois.

Anónimo disse...

Oh, minda,
você se não existisse tinha que ser inventada,por acaso já se viu ao espelho ? é que as pessoas que muitas vezes você retrata não tem nada haver consigo, são pessoas serias e de respeito honrando causa PUBLICA,onde os cidadãos estão sempre em 1ºlugar, deixe-se de insinuações baratas e coloque-se no seu lugar que é o ultimo assim decidiu o povo.V.P

Anónimo disse...

Sérias...caro anónimo? Só se for naqueles instantes curtinhos em que tiram as fotografias para os cartazes, fotografias essas que depois depois vão directamente para o photoshop...
Tenha dó!
Almadense de gema

Anónimo disse...

Ermelinda
chego a ter pena de que o Bloco não tenha mais elementos na AM para lhe darem mais tempo no plenário.
Isso que escreveu aqui, devia ter sido dito de rajada na bochecha da "grande Emília".
Tanto convencimento de estar acima de qualquer suspeita, levanta muita suspeita!
E aquele caso que foi para os tribunais por causa de uma denuncia feita por um construtor sobre as massas e os apartamentos que lhe exigiram para lhe passarem a autorização de habitabilidade do prédio que construiu?
Isso apareceu no Expresso no mandato anterior e nunca se soube mais nada...
Valeria a pena perguntar?
E da nomeação da sobrinhita para altos cargos?! Como está isso?

Anónimo disse...

Ah! Ah! AH............sérias?
Só quando não se riem.
Ela para mostrar que é séria nem quis o seu rosto nos cartazes para as autárquias, não fosse alguém reconhecê-la.

Houve quem dizesse que em Almada concorria uma tal de Felgueiras tais eram as semelhanças na foto.

Caparicano Revoltado disse...

A Assembleia Municipal é mais uma das provas provadas, de outro tipo de corrupção. Então a CDU já vinha com a lista para a presidência da Assembleia cozinhada com o PS? Com tantos democratas eleitos, foram buscar um novo camafeu para 2ª Secretária? Só mesmo nesta cidade. Andam às guerrinhas cá fora, odeiam-se, mas quando se trata de distribuir os tachinhos, eis que voltam os interesses últimos da nação e cá estamos para tomar lugar. Uma vergonha mesmo.

Minda disse...

Belzebu:

Exactamente... coloquemo-nos de joelhos, baixemos os olhos e, fiquemos "em meditação" à espera de orientação Superior... é assim que muitos fazem e, depois, porque não viram e não ouviram tudo lhe spassa "ao lado".

Enquanto convém, está tudo ok.

Contudo, quando acabam por ser prejudicados acordam. Só que às vezes já é tarde!

Abram os olhos!

Minda disse...

Anónimo (das 23:32, de dia 14-11):

Quem não se vê ao espelho parece-me ser a CDU. Está tão embevecida com a sua própria imagem (uma ilusão daquilo que afirma ser) que nem sequer se apercebe da incompetência que grassa nas suas hostes.

Não nego que sejam pessoas honestas, mas já da sua competência tenho sérias dúvidas (dos dirigentes dos recursos humanos, em particular) tantas são as irregularidades cometidas (com algumas ilegalidades à mistura) e das quais existem provas evidentes.

Para honrar a causa pública é necessário começar pelo desempenho rigoroso das nossas funções. E o que dizer, por exemplo, de uma convocatória que notifica os deputados municipais que contém três erros de palmatória?
Invoca-se o articulado das reuniões ordinárias quando a reunião a realizar é extraordinária;
Troca-se o posicionamento dos pontos agendados colocando o período aberto ao público em 2.º lugar quando é em primeiro;
Acerta-se apenas na data do diploma ao abrigo do qual se deve proceder à eleição do membro da AMA para a Assembleia Distrital de Setúbal – alínea, artigo e acto legal são de uma qualquer outra disposição regulamentar que não o regime jurídico daquelas entidades?

Quer saber mais? Por exemplo, sobre os artigos do regimento que não são respeitados? Ou sobre as deliberações assumidas em plenário que o executivo não respeita com a conivência da bancada da CDU? Ou, até, da ilegalidade regimentar que foi aprovada sem ninguém dar por isso?

Insinuações? Informe-se e, depois, venha aqui falar de dignidade no desempenho da causa pública. Coloque-se você no seu lugar que esse, sim, é mesmo o último. Porque o meu, ao contrário do que afirmou, está muito acima, muito mesmo.

Minda disse...

Anónimo (das 12:59, de dia 15-11)

Não precisa lamentar que a bancada do Bloco na AMA tenha pouco tempo disponível. Saberemos fazer bom uso dele. Dentro e fora daquele órgão deliberativo.

E apesar de o que acabei de ser dito não ter sido afirmado na AM, não se preocupe… já chegou aos ouvidos dos respectivos interessados, e até acaba por ter mais impacto do que se fosse dito no plenário…. Lá, até poderia acontecer que estas palavras nem sequer ficassem registadas em acta (o mais provável era acontecer uma oportuna mudança de cassete para inviabilizar a transcrição) e, aqui, ficam disponíveis para quem as quiser ler.

E muito obrigada pelo apoio que sinto neste seu pequeno comentário.

Quanto às situações que refere… bem, alguma vez a verdade virá ao de cima e, aí, verão quem tem razão.

Minda disse...

Anónimo (das 15:09, de dia 15-11):

Pois é, até dá vontade de rir quando algumas pessoas falam de seriedade.

E agora que fala nisso, não é que a fotografia desses cartazes é mesmo dúbia? É que se fica mesmo na dúvida…

Minda disse...

Caro Caparicano Revoltado:

Com o seu comentário, o senhor mostra bem que não sabe mesmo do que está a falar...
E vergonhoso é o seu discurso.
CDU e PS acordaram apresentar uma proposta para constituição da Mesa da Assembleia que foi a votos. Que ela tinha sido elaborada em conversas fora do plenário é legítimo. Outras listas poderiam ter aparecido e sujeitar-se, também, a sufrágio… mas assim não aconteceu.
Por isso, o senhor fala ignorando o que é o funcionamento democrático das instituições e deveria ter um pouco mais de cuidado com a linguagem que utiliza.
A 2.ª Secretária é uma pessoa que conheço há vários anos e que respeito muito. Aliás, não tenho qualquer problema em assumir, publicamente, que é minha amiga. Irá dar um contributo bastante válido no desempenho do cargo para o qual foi eleita.
Lembro-lhe que a Mesa da AMA não obteve um único voto contra e apenas três abstenções. Isso diz tudo. Ou acha que não?
Tachos para desempenhar o cargo de secretária na Mesa? Mas o senhor sabe mesmo do que fala? Deve estar a brincar…

Minda disse...

Almadense de gema:

Ia-me esquecendo de lhe responder. Peço desculpa.
Pois é, mas se calhar nem nesses instantes a seriedade é 100% genuína. É que mesmo antes dos retoques do Photoshop a maquilhagem mascara muita coisa…

Related Posts with Thumbnails