terça-feira, 5 de agosto de 2008

O "off shore" da Av.ª 25 de Abril

Há os “paraísos fiscais” e, agora, na freguesia de Cacilhas, temos o “paraíso viário”… Estranho nome, dirão. De que se trata? Tão simples quanto isto que vos passo a contar:

É um inusitado local, que corresponde à Av.ª 25 de Abril, onde, qual off shore financeiro, os condutores estão isentos, não de pagar impostos mas de cumprir com as regras do Código da Estrada…

Não só porque a ECALMA apenas actua aos úteis (segundo parece) entre as 9h e as 17h (descontado o período para almoço, obviamente) mas, também, porque as falhas na fiscalização são demasiadas, seja por inexperiência, desleixo ou indiferença dos fiscais às muitas infracções que por aquelas bandas são cometidas, ou, quem sabe, resultem de um qualquer acordo no sentido de conferir à freguesia de Cacilhas o estatuto de off shore rodoviário… o local ideal para os condutores menos escrupulosos virem testar as suas capacidades em escapar ao cumprimento do Código da Estrada.

Atentemos nas fotografias. No domingo passado, no espaço de dez minutos, podemos observar quase uma dezena de infracções:
Duas inversões de marcha sobre uma passadeira de peões que atravessa o espaço canal do MST;
Uma entrada em via de sentido proibido;
Vários estacionamentos em local indevido.

Todavia isto não acaba aqui. Em Julho passado, tendo eu observado um destes condutores espertos que resolvem inverter a marcha em cima da passadeira de peões em frente aos CTT resolvi questionar o agente da PSP que ali estava a observar a cena, serenamente…
– Isto agora é possível?
– Não, minha senhora. Esta é uma infracção considerada, até, muito grave.
- E, então, não se faz nada?
(encolher de ombros).

Vale a pena o comum cidadão fazer alguma coisa? Se calhar só quando assistirmos a um acidente…






Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails