segunda-feira, 28 de março de 2016

Sindicalizar-nos vale a pena?


Acredito que os sindicatos desempenham um papel muito importante na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Tenho de confessar, todavia, que a minha experiência sindical deixou-me bastante desiludida com a atuação destas associações.
Fui delegada sindical durante vários anos. Verificada a continuada inação face aos problemas vividos pelos trabalhadores das Assembleias Distritais, em Lisboa acabámos todos por nos desvincular do sindicato.
Por acordo unânime, voltámos a nos inscrever num outro sindicato no qual cheguei até ao secretariado da delegação regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Mas também aqui, e mesmo com o agravar da situação dos trabalhadores da Assembleia Distrital de Lisboa, da existência de salários em atraso durante meses consecutivos, o comportamento do sindicato foi de indiferença, por inépcia ou desinteresse não cheguei a perceber.
Ou seja, pela segunda vez acabei por sair do sindicato. Apenas com uma diferença: não voltei a sindicalizar-me.
Enquanto o funcionamento destas estruturas se mantiver inalterável, questiono-me se vale a pena pertencer a um sindicato quando, na prática, o que os parece mover são interesses políticos mediáticos (de luta contra o Governo) e o empenho colocado na defesa das causas específicas dos associados é feito não em termos da justiça e do direito mas em função de critérios partidários.


Alguns artigos onde abordei a questão do sindicalismo:
17-09-2009: Estou indignada!
03-03-2007: Sindicalismo.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails