
Francamente... se a política é isto, a cedência a interesses escusos em atropelo às mais elementares regras do direito, cada vez me convenço mais que não fui fadada para estar nestas andanças.
Porque infinita é a vontade de sonhar e chegar sempre mais além… Espaço de convívio e reflexão onde as palavras são sementes que crescem livres de amarras.
Voltarei em Setembro a esta maravilhosa praia, para gozar o resto das férias... Até lá ficarei por Cacilhas, onde resido, e terra à qual regresso hoje mesmo, ao fim do dia.
Para recordar, deixo-vos um pequeno video com o som das ondas e do vento, só falta mesmo o odor a maresia para ser perfeito. Apesar das imagens serem fraquitas, sempre dá para espicaçar a imaginação.
A terminar deixo as fotos da família, que provam não ser apenas eu que sofro deste mal... entre os três, acreditem, pouco falta para terem viajado connosco quse meia centena de livros. Felizmente que o carro tem uma bagageira grande...
Connosco o índice de leitura sobe exponencialmente.
É sede de freguesia do concelho de Silves e fica a cerca de uma dezena e meia de Kms da Praia de Armação de Pêra. O seu mercado mensal já foi o mais importante da região, a onde acorriam os agricultores dos concelhos limítrofes.
Hoje é uma terra de património degradado, resquícios do fausto de outrora. Mas é, também, uma vila pacata, de gente simpática e outros valores culturais que importa descobrir e preservar, por exemplo, no domínio da etnografia (usos e costumes) e da história local.
É sede de freguesia do concelho de Lagoa e uma das mais bonitas deste município algarvio. Nos seus limites geográficos estão duas das mais aprazíveis praias que eu conheço: da Cova Redonda e da Senhora da Rocha, nos Alporchinhos, onde se localiza a respectiva capela num promontório sobranceiro ao mar e onde se pode observar uma das mais belas paisagens que eu já vi.
Os empreendimentos turísticos ocupam muito do seu território (dos mais simples aos mais sofisticados) mas o "povo" (como por aqui se diz) mantém as suas características rústicas e tradicionais, como se pode observar pelas fotografias.
Fica na estrada que liga Armação de Pêra (já no concelho de Silves) a Lagoa... e merece uma visita atenta pois um passeio pelas suas ruas calmas e limpas é muito agradável. E podem sempre fazer uma pausa para lanchar no "café do Vasco" mesmo em frente ao Centro Cultural D. Dinis... têm lá umas torradas em pão caseiro acompanhadas com doce regional que são um espanto (além disso, a simpatia dos donos é, também, outro atrativo além de que dispõem de jornais e revistas para quem gosta de ir actualizando as notícias do dia).